Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática docente do professor de Física do ensino superior, propondo uma reflexão sobre a prática docente e a concepção e visão do professor acerca do ensino da Física. A pesquisa tem como objetivo geral investigar como o professor de Física desenvolve sua prática docente. Dessa forma, estabeleceram-se os seguintes como objetivos específicos: 1) identificar os papeis assumidos por professores e alunos na prática docente no curso de Física da UFPI; 2) caracterizar a prática docente dos professores de Física, no que se refere a organização, estratégias e avaliação do ensino e analisar como os professores de Física percebem a prática docente que desenvolvem. Além da atenção ao desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que atendam às necessidades do futuro professor, o estudo justifica-se também por favorecer aos professores de Física a possibilidade de refletir sobre sua prática docente por meio das entrevistas semiestruturadas, como instrumentos de reflexividade, bem como de problematizar e investigar o ensino de Física a partir da percepção do professor sobre sua prática. Este estudo teve fundamentação teórica em diversos autores, especialmente os estudos de Azevedo (1994), Bardin (2011), Behrens (1999), Franco (2012), Hengemüher (2008), Libâneo (2013), Lüdke e André (1986), Moreira (2000), Perrenoud (1997), Pimenta e Guedin (2002), Triviños (2012), Veiga (2011), dentre outros. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, envolvendo a participação de seis professores do curso de Física da Universidade Federal do Piauí, atuantes no Centro de Ciências da Natureza, campus universitário Ministro Petrônio Portela, Teresina, Piauí, modalidade ensino presencial. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários para maior conhecimento dos sujeitos, uma entrevista semiestruturada e a observação do exercício docente em sala de aula. Os dados foram analisados e divididos em eixos correspondentes ao objeto de estudo segundo a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011), que se compõe de pré-análise, descrição e, finalmente, a interpretação inferencial. Os eixos centrais do estudo foram a percepção do formador sobre sua prática, a prática docente e o ensino de Física. Os resultados das análises indicam que os professores de Física procuram articular sua prática com os desafios da atualidade e que se preocupam também em desenvolver uma ação docente de qualidade, entretanto admitem necessitar de maior apoio da instituição para desenvolvê-la de forma mais completa e efetiva, sendo sua prática mobilizada principalmente pela experiência adquirida em sala de aula. Por outro lado, a maioria dos professores mostram-se incomodados por sua prática ser caracterizada pela aula expositiva, pela transmissão do conteúdo e uso excessivo do livro didático, além da falta de articulação entre aulas práticas e teóricas, sendo a desmotivação dos alunos nas aulas uma constante em seus discursos.
ABSTRACT: This research aims to study the practice of teaching physics teacher in higher education. Proposing a reflection on teaching practice and the design and vision of the teacher about the teaching of physics. The research has the general objective: to investigate the physics teacher develops their teaching practice. Thus, the following were established the following objectives: 1) identify the roles assumed by teachers and students in teaching practice in the course of Physics UFPI; 2) characterize the teaching practice of Physics Teachers, as regards the organization, strategies and evaluation of teaching and analyze how physics teachers perceive teaching practice they develop. Besides the attention to the development of significant pedagogical practices that meet the necessities of future teachers, the study also finds justification in favor to physics teachers the opportunity to reflect on their teaching practice through semi-structured interviews, as reflexivity of instruments and to problematize and investigate the physics teaching from the teachers perception of your practice. This study had theoretical foundation in diverse authors, especially those studies by Azevedo (1994), Behens (1999), Bardin (2011), Franco (2012), Hengemüher (2008), Libâneo (2013), Lüdke and André (1986), Moreira (2000), Perrenoud (1997), Pimenta e Guedin (2002), Triviños (2012), Veiga (2011), among others. The research is characterized as of a qualitative nature involving the participation of six teachers of the course of the Federal University of Piauí Physics, working in the Natural Sciences Centre, University Campus Minister Petronio Portela, Teresina, Piauí, presential teaching mode. As data collection instrument questionnaires were used for greater knowledge of the subject, one semi-structured interviews and observation of teaching practice in class. Data were analyzed and divided into axis corresponding to the subject matter according to content analysis of in the perspective of Bardin (2011), which is composed of pre-analysis, description, and finally the inferential interpretation. The central axis of the study were: perception of the trainer about their practice, the teaching practice and the teaching of physics. The analysis results indicate that the physics teachers seek to articulate their practice with the challenges of today and is also concerned with developing a teaching action quality, however admit require greater support from the institution to develop it more fully and effectively being mobilized his practice principally by experience gained in class. Furthermore, most teachers were bothered by their practice is characterized by the expositive class, the transfer of content and excessive use of textbooks and the lack of coordination between practical and theoretical classes, and the motivation of students in classes a constant in their discourses.