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A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRALDA REDE ESTADUAL DE TERESINA-PI

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dc.contributor.author SOARES, Reijane Maria de Freitas
dc.date.accessioned 2015-02-11T12:34:39Z
dc.date.available 2015-02-11T12:34:39Z
dc.date.issued 2015-02-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/47
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral. 1ª Examinadora: Profª. Drª. Ana Maria Iório Dias. 2ª Examinadora: Profª. Drª. Cláudia Cristina da Silva Fontineles. 3ª Examinadora: Profª. Drª. Antonia Edna Brito. 4ª Examinadora Profª. Drª. Josânia Lima Portela Carvalhêdo. 1° Suplente: Profª. Drª. Bárbara Maria Macêdo Mendes. 2° Suplente: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo que aborda a prática educativa do professor na escola de tempo integral da rede estadual de Teresina-PI centra-se no seguinte problema: Como se desenvolve a prática educativa do professor na escola de tempo integral da rede pública estadual de Teresina –PI? A partir deste questionamento tem-se como objetivo geral: Analisar a prática educativa dos professores que atuam na escola de tempo integral da rede pública estadual de Teresina-Pi e específicos: caracterizar a educação integral e a escola de tempo integral a partir das diferentes concepções e experiências desenvolvidas no contexto brasileiro e piauiense; compreender os fatores que dificultam ou viabilizam a prática educativa dos professores da escola de tempo integral; descrever as vivências cotidianas na prática educativa do professor no CETI e por fim, verificar os investimentos formativos vivenciados pelo professor dos CETI,s na perspectiva de favorecer uma educação integral em tempo integral. Utilizou-se a pesquisa narrativa apoiada pelo método autobiográfico, desenvolvida em dois CETIs, um que trabalha com os anos iniciais aos finais do ensino fundamental e outro do ensino médio e a SEDUC, vinculados à rede de ensino pública estadual de Teresina Piauí. Este estudo envolve a participação de cinco (05) professores que atuam no CETI “A” e “B” e uma (01) gestora da SEDUC/PI. Para desenvolver este estudo buscou-se o apoio dos autores Benjamin (1985); Bardin (2011) e Bauer (2002); Lüdke e campo teórico Cambi (1999); Comenius (2011); Paro (2009); Teixeira (1959, 1967, 1999); dentre outros. A partir das narrativas tecidas evidenciase que os professores dos CETIs da rede estadual de Teresina-PI vivenciam precárias condições de trabalho, exaustiva jornada de trabalho, falta de investimento formativo que favoreça o redimensionamento dos conhecimentos necessários do professor no cotidiano de sua prátic, dificuldades para articular a prática educativa com educativa, os princípios definidos na proposta curricular não se operacionalizam na perspectiva de uma prática interdisciplinar consistente e eficaz, que permita ao aluno se apropriar de conteúdos significativos para sua formação integral. Por fim, concluí-se que a prática educativa destes professores se desenvolve numa vertente paradigmática tradicional em contraposição aos princípios que caracterizam a educação integral, considerando o modo de planejamento, metodologias, avaliação da aprendizagem que se encaminham por ações mecanicistas, conservadoras e a abordagem das atividades desarticuladas com os princípios educativos definidos nos PPPs dos CETIs. Esta realidade exige mudanças políticas, estruturais e pedagógicas para ressignificar a proposta curricular e a prática educativa dos professores. Por fim, almeja-se que este trabalho se constitua como um instrumento de reflexão e intervenção política dos gestores da SEDUC, escola e comunidade local sobre a escola de tempo integral e sobremaneira a prática educativa dos professores que atuam nos CETIs, com vistas a efetivação da proposta curricular que se predispõem a formar crianças, Jovens, e adolescentes. Almeja-se ainda, que a abordagem deste conteúdo investigativo possa despertar o interesse de educadores e outros sujeitos para a realização de novas pesquisas relacionadas a escola de tempo integral, educação e a prática educativa do professor que atua nestes contextos de ensino. ABSTRACT: This study ad dresses the educational practice of the teacher in full-time state school of Teresina-PI focuses on the following problem: How is the educational practice of the teacher developed in full-time public schools in Teresina-PI? From this question it has as main objective: To analyze the educational practice of teachers who work in full-time state public schools education and full-time school from in Teresina-Pi and specific: to characterize the full different conceptions and experiences developed in the Brazilian and Piauiense context; to understand the factors that hinder or enable the educational practice of the teachers of fulltime school; to describe the daily experiences in the educational practice of the teacher in the CETI and finally, to check the training investment experienced by the teacher of the CETIs in order to favor an integral education in full time. We used the narrative research supported by the autobiographical method, developed in two CETIs, one which works with the early years to the end of elementary school and one of high school and SEDUC, linked to the state public school system of Teresina Piauí. This study involves the participation of five (05) teachers who work in the CETI"A" and "B" and (01) manager of SEDUC/IP. To develop this study we sought the support of authors like Benjamin (1985); Bardin (2011) and Bauer (2002); Lüdk e and the or etical field Cambi (1999); Comenius (2011); Paro (2009); Teixeira(1959, 1967, 1999); among others. The narratives show that teachers of CETIs from the state system of Teresina, PI experience poor working conditions, tiring working hours, lack of training investment that encourages resizing the necessary knowledge of the teacher in their daily practice, difficult to articulate the educational practice with education, the principles set out in the curriculum proposal do not operationalize in the perspective of a consistent and effective interdisciplinary practice, which allows the student to take ownership of meaningful content for their integral training. Finally, it is concluded that the educational practice of these teachers is developed in a traditional paradigm in opposition to the principles that characterize the full education, taking into account the way of planning, methodologies, assessment of learning done by mechanistic actions, conservative and the approach of the activities disjointed with the educational principles set out in the PPPs of the CETIs. This reality requires political, structural and pedagogical changes to reframe the proposed curriculum and the educational practice of teachers. Finally, it is aimed that this work constitutes as an instrument of reflection and political intervention of the managers of SEDUC, school and local community about full-time school and especially the educational practice of teachers who work in the CETIs, searching to effect the curriculum proposal that predispose to train children, young, and adolescents. It is also hoped that the approach of this investigative content can arouse the interest of educators and other persons to carry out new research related to full-time school, education and the educational practice of the teacher who acts in these learning environments. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Escola de tempo integral pt_BR
dc.subject Narrativas de professores pt_BR
dc.subject Educational practice pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Integral education pt_BR
dc.subject Full-time school pt_BR
dc.subject Narratives of teachers pt_BR
dc.title A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRALDA REDE ESTADUAL DE TERESINA-PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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