Abstract:
RESUMO: Este estudo que aborda a prática educativa do professor na escola de tempo integral da rede
estadual de Teresina-PI centra-se no seguinte problema: Como se desenvolve a prática
educativa do professor na escola de tempo integral da rede pública estadual de Teresina –PI?
A partir deste questionamento tem-se como objetivo geral: Analisar a prática educativa dos
professores que atuam na escola de tempo integral da rede pública estadual de Teresina-Pi e
específicos: caracterizar a educação integral e a escola de tempo integral a partir das
diferentes concepções e experiências desenvolvidas no contexto brasileiro e piauiense;
compreender os fatores que dificultam ou viabilizam a prática educativa dos professores da
escola de tempo integral; descrever as vivências cotidianas na prática educativa do professor
no CETI e por fim, verificar os investimentos formativos vivenciados pelo professor dos
CETI,s na perspectiva de favorecer uma educação integral em tempo integral. Utilizou-se a
pesquisa narrativa apoiada pelo método autobiográfico, desenvolvida em dois CETIs, um que
trabalha com os anos iniciais aos finais do ensino fundamental e outro do ensino médio e a
SEDUC, vinculados à rede de ensino pública estadual de Teresina Piauí. Este estudo envolve
a participação de cinco (05) professores que atuam no CETI “A” e “B” e uma (01) gestora da
SEDUC/PI. Para desenvolver este estudo buscou-se o apoio dos autores Benjamin (1985);
Bardin (2011) e Bauer (2002); Lüdke e campo teórico Cambi (1999); Comenius (2011); Paro
(2009); Teixeira (1959, 1967, 1999); dentre outros. A partir das narrativas tecidas evidenciase
que os professores dos CETIs da rede estadual de Teresina-PI vivenciam precárias
condições de trabalho, exaustiva jornada de trabalho, falta de investimento formativo que
favoreça o redimensionamento dos conhecimentos necessários do professor no cotidiano de
sua prátic, dificuldades para articular a prática educativa com educativa, os princípios
definidos na proposta curricular não se operacionalizam na perspectiva de uma prática
interdisciplinar consistente e eficaz, que permita ao aluno se apropriar de conteúdos
significativos para sua formação integral. Por fim, concluí-se que a prática educativa destes
professores se desenvolve numa vertente paradigmática tradicional em contraposição aos
princípios que caracterizam a educação integral, considerando o modo de planejamento,
metodologias, avaliação da aprendizagem que se encaminham por ações mecanicistas,
conservadoras e a abordagem das atividades desarticuladas com os princípios educativos
definidos nos PPPs dos CETIs. Esta realidade exige mudanças políticas, estruturais e
pedagógicas para ressignificar a proposta curricular e a prática educativa dos professores. Por
fim, almeja-se que este trabalho se constitua como um instrumento de reflexão e intervenção
política dos gestores da SEDUC, escola e comunidade local sobre a escola de tempo integral e
sobremaneira a prática educativa dos professores que atuam nos CETIs, com vistas a
efetivação da proposta curricular que se predispõem a formar crianças, Jovens, e adolescentes.
Almeja-se ainda, que a abordagem deste conteúdo investigativo possa despertar o interesse de
educadores e outros sujeitos para a realização de novas pesquisas relacionadas a escola de
tempo integral, educação e a prática educativa do professor que atua nestes contextos de
ensino.
ABSTRACT: This study ad dresses the educational practice of the teacher in full-time state school of
Teresina-PI focuses on the following problem: How is the educational practice of the teacher
developed in full-time public schools in Teresina-PI? From this question it has as main
objective: To analyze the educational practice of teachers who work in full-time state public
schools education and full-time school from in Teresina-Pi and specific: to characterize the
full different conceptions and experiences developed in the Brazilian and Piauiense context;
to understand the factors that hinder or enable the educational practice of the teachers of fulltime
school; to describe the daily experiences in the educational practice of the teacher in the
CETI and finally, to check the training investment experienced by the teacher of the CETIs in
order to favor an integral education in full time. We used the narrative research supported by
the autobiographical method, developed in two CETIs, one which works with the early years
to the end of elementary school and one of high school and SEDUC, linked to the state public
school system of Teresina Piauí. This study involves the participation of five (05) teachers
who work in the CETI"A" and "B" and (01) manager of SEDUC/IP. To develop this study we
sought the support of authors like Benjamin (1985); Bardin (2011) and Bauer (2002); Lüdk e
and the or etical field Cambi (1999); Comenius (2011); Paro (2009); Teixeira(1959, 1967,
1999); among others. The narratives show that teachers of CETIs from the state system of
Teresina, PI experience poor working conditions, tiring working hours, lack of training
investment that encourages resizing the necessary knowledge of the teacher in their daily
practice, difficult to articulate the educational practice with education, the principles set out in
the curriculum proposal do not operationalize in the perspective of a consistent and effective
interdisciplinary practice, which allows the student to take ownership of meaningful content
for their integral training. Finally, it is concluded that the educational practice of these
teachers is developed in a traditional paradigm in opposition to the principles that characterize
the full education, taking into account the way of planning, methodologies, assessment of
learning done by mechanistic actions, conservative and the approach of the activities
disjointed with the educational principles set out in the PPPs of the CETIs. This reality
requires political, structural and pedagogical changes to reframe the proposed curriculum and
the educational practice of teachers. Finally, it is aimed that this work constitutes as an
instrument of reflection and political intervention of the managers of SEDUC, school and
local community about full-time school and especially the educational practice of teachers
who work in the CETIs, searching to effect the curriculum proposal that predispose to train
children, young, and adolescents. It is also hoped that the approach of this investigative
content can arouse the interest of educators and other persons to carry out new research
related to full-time school, education and the educational practice of the teacher who acts in these learning environments.