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A DINÂMICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM TERESINA

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dc.contributor.author RODRIGUES, Luís Carlos Batista
dc.date.accessioned 2017-04-18T13:11:41Z
dc.date.available 2017-04-18T13:11:41Z
dc.date.issued 2017-04-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/465
dc.description Orientador: Prof. Dr. Antonio Cardoso Façanha. Membro Interno: Carlos Sait Pereira de Andrade. 1º Membro Externo: Profª. Drª. Irlane Gonçalves de Abreu (UESPI). 2º Membro Externo: Prof. Dr. Ivan da Silva Queiroz (URCA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A partir da segunda metade do século XX, as atividades produtivas assumem uma nova dinâmica voltada para a reprodução do capital baseada nas atividades terciárias, que vai requerer a renovação da materialidade do território, num processo que leva à reprodução do espaço urbano. Nesse contexto, o ensino superior constitui uma atividade de suma importância, pois promove o aperfeiçoamento dos recursos humanos bem como das bases materiais do território, ao mesmo tempo em que, no caso do ensino superior privado, também funciona como atividade lucrativa. A cidade de Teresina é um importante campo para se perceber o impacto das atividades terciárias na produção do espaço, pois esta cidade, desde sua fundação, tem sua economia fortemente voltada para este setor. Teresina tem seu processo de fundação e sua expansão urbana profundamente ligados ao setor terciário, e uma das atividades que se destacam nessa dinâmica econômica e socioespacial corresponde aos serviços de educação, especialmente a de nível superior. Atualmente, a capital do Piauí conta com um número considerável de instituições de ensino superior (IES), em sua maioria privadas, e esta cidade constitui atualmente um centro de atração com alcance regional no que se refere ao serviço de ensino superior, o que desperta para os impactos desse serviço na (re)produção do espaço urbano teresinense, por conta das importantes dinâmicas que essas instituições engendram. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar a produção do espaço urbano de Teresina a partir da dinâmica dos serviços de ensino superior, situando a discussão da evolução urbana desta cidade no contexto das escalas regional e nacional, com foco nos agentes envolvidos nesses processos, em seus níveis de atuação e nas suas práticas territoriais. Toma-se por base para este estudo instituições públicas e privadas, buscando entender sua lógica de atuação, sua dinâmica territorial e seus impactos na (re)produção do espaço urbano teresinense. O trabalho é baseado na abordagem dialética e conta com as contribuições teóricas de Lefebvre (2006; 2008), Santos (1985; 1993; 1994; 2012), Façanha (1998), Carlos (2008; 2013), Corrêa (1989b; 2011), Harvey (1980, 1996), Sassen (1998), Haesbaert (2002), Santos e Silveira (2000; 2001), Kon (2004), Amorim (2010), Baumgartner (2015), dentre outros. Além dessa base bibliográfica, o trabalho também foi desenvolvido a partir de pesquisa documental, consulta a jornais e portais de notícias, aplicação de entrevistas com gestores e de questionários com estudantes das instituições de ensino superior, e entrevistas com moradores antigos do entorno dessas instituições. A pesquisa permite afirmar que as instituições de ensino superior em Teresina imprimem uma importante dinâmica no sentido de reproduzir o espaço urbano, pois, além da dinâmica que desenvolvem internamente, estimulam outras atividades econômicas, como comércio e prestação de serviços, produção imobiliária, além de favorecer a modernização do território e das atividades produtivas e de compor um quadro de afirmação da cidade de Teresina como centro de serviços de ensino superior de atração regional. ABSTRACT: From the second half of the twentieth century, the production activities took on a new strength directly to reproduce of capital based on tertiary activities, which will require the renewal of the materiality of the territory, in a process that leads to the reproduction of urban space. In this context, higher education is an extremely important activite, as it promotes the development of human resources as well as the materials the territory basis, while that in the private higher education, also works as a lucrative activity. Teresina is an important field for understanding the impact of tertiary activities in the production of space, as this city, since its founding, has its strongly directed economy for this sector. Teresina has its foundation process and its urban sprawl deeply attached to the tertiary sector, and one of the activities that stand out in this economic and socio-spatial dynamics corresponds to education services, especially the higher level. Currently, the capital of Piauí has a considerable number of higher education institutions (IES) mostly private, and this city currently is a center of attraction with regional scope with regard to the higher education service, which arouses to the impact of this service on the (re) production of Teresina urban space, because of the important dynamics that these institutions engender. In this sense, the goal of this is to analyze the production of urban space Teresina from the dynamics of higher education services, placing the discussion of urban development of the city in the context of regional and national scales, focusing on the actors involved in these processes, in their levels of activity and its territorial practices. This study was based on public and private institutions, trying to understand the logic of its operations, its territorial dynamics and their impact on (re) production of urban space of Teresina. The work is based on dialectical approach and has the theoretical contributions of Lefebvre (2006; 2008), Santos (1985; 1993; 1994; 2012), Façanha (1998), Carlos (2008; 2013), Corrêa (1989b; 2011), Harvey (1980, 1996), Sassen (1998), Haesbaert (2002), Santos and Silveira (2000; 2001), Kon (2004), Amorim (2010), Baumgartner (2015), among others. Besides this bibliographic database, the work was also developed from document surch aplication, consulting newspapers and news portals, application interviews with school’s principals managers and questionnaires to students of higher education institutions, and interviews with former residents surrounding these institutions. The research allows us to say that higher education institutions in Teresina impress a dynamic important in order to reproduce the urban space, because besides the dynamics that develop internally, stimulate other economic activities such as trade and services, housing production, and promote the modernization of the territory and of productive activities and compose a Teresina city statement above as a center of higher regional attraction education services. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Produção do espaço urbano pt_BR
dc.subject Serviços pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior pt_BR
dc.subject Teresina-PI pt_BR
dc.subject Production of urban space pt_BR
dc.subject Services pt_BR
dc.subject Higher education institutions pt_BR
dc.title A DINÂMICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM TERESINA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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