Repositório Institucional da UFPI

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO LOCUS FORMATIVO: diálogo entre professor experiente e professor em formação

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author REIS, Ana D’arc Lopes dos
dc.date.accessioned 2017-03-22T14:27:44Z
dc.date.available 2017-03-22T14:27:44Z
dc.date.issued 2017-03-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/417
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Maria Macêdo Mendes. 1º Membro Interno: Profa. Dra. Maria da Glória Soares Barbosa Lima. 2º Membro Interno: Profa. Dra. Antonia Edna Brito. Membro Externo: Profa. Dra. Maria Socorro Lucena Lima. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O desafio de formar professores na sociedade contemporânea emerge, entre outras coisas, das novas tarefas atribuídas ao professor e à escola na dinâmica do momento sócio-histórico, cultural e educacional. Entre outras coisas a tecnologia e a informação considerando também a complexidade desse momento histórico da sociedade, do ato de ensinar, da ação de ser professor. O presente estudo investigativo tem o propósito de compreender como se dá o processo de participação/formação do professor efetivo da Escola Campo de Estágio que recebe alunos estagiários em sua sala de aula. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a atuação de professores da Escola Campo de Estágio na formação inicial de futuros professores. Para seu desenvolvimento delineia os seguintes objetivos específicos: Identificar como professores da Escola Campo de Estágio lidam com os estagiários; Caracterizar a relação entre professores da Escola Campo de Estágio e os estagiários; Identificar as contribuições de professores das Escolas Campo de Estágio enquanto coformadores de professores; Verificar como se dá o processo de intercâmbio entre IES e escolas de Ensino Fundamental no sentido de torná-las parceiras na formação de professores; Analisar o Estágio Supervisionado como elemento formador tanto do estagiário, quanto do professor da Escola Campo de Estágio. O estudo fundamentou-se teoricamente em Tardif (2008), Gómez (1998), Pimenta e Lima (2004), Formosinho (2009), dentre outros pesquisadores da temática formação de professores. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (1977) para interpretação das comunicações das narrativas apresentadas pelos interlocutores da pesquisa. Na produção dos dados utilizamos o questionário, a entrevista narrativa e a roda de conversa como momento de reflexão, autoformação e/ou complementação de dados. Os resultados do estudo indicam que o professor experiente na Escola Campo de Estágio representa um diálogo entre a realidade da escola e a formação do futuro professor. O professor em referência ao receber o estagiário tem a função de orientador/formador, pois planeja, orienta e acompanha de forma orientadora/formadora as atividades de regência de classe dos estagiários que recebe em sua sala de aula. ABSTRACT: The challenge of forming teachers in contemporary society emerges, among any factors, the new tasks assigned to the titular teacher and the school in the dynamics of the socio-historical moment, cultural and educational. Among other factors, the technology and information, considering also the time complexity of this historical society, the act of teaching, the action of being a teacher. This investigative study aims to understand how is the participation / formation for titular teacher in School Field Traineeship who receives trainee students in their classroom. In this perspective, the research aimed to investigate the performance of titular teachers from School Field Traineeship on the initial training of future teachers. For its development outlines the following specific objectives: to identify how teachers School Field Traineeship dealing with trainees; characterize the relationship between teachers School Field Traineeship and trainees; identify the contributions of teachers from School Field Traineeship while co-training teachers; to check how is the process of exchange of experiences between high and primary schools in order to make them partners in Teacher Education; analyze supervision as a formative element to the student and teacher at the School Field Traineeship. The study was based on theoretically Tardif (2008), Gómez (1998), Lima (2004), Formosinho (2009), among other researchers of the subject teacher training. Data were analyzed with the technique of content analysis based on Bardin (1977) for interpreting communications narratives presented by the research partners. Data used in the production of the questionnaire, the narrative interview and conversation-wheel as a moment of reflection, self-reflections and/or complementation data. The results of the study indicate that the experienced teacher at the School Field Traineeship is a dialogue between the reality of the school and the forming of future teachers. The teacher in reference to receiving the trainee becomes mentor/trainer as plans, guides and accompanies so guiding/forming activities by conduce the class of trainees who comes in his/her classroom. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Professor experiente pt_BR
dc.subject Teacher Education pt_BR
dc.subject Supervised Practice pt_BR
dc.subject Experienced teacher pt_BR
dc.title O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO LOCUS FORMATIVO: diálogo entre professor experiente e professor em formação pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account