dc.description.abstract |
RESUMO:
O desafio de formar professores na sociedade contemporânea emerge, entre outras
coisas, das novas tarefas atribuídas ao professor e à escola na dinâmica do
momento sócio-histórico, cultural e educacional. Entre outras coisas a tecnologia e a
informação considerando também a complexidade desse momento histórico da
sociedade, do ato de ensinar, da ação de ser professor. O presente estudo
investigativo tem o propósito de compreender como se dá o processo de
participação/formação do professor efetivo da Escola Campo de Estágio que recebe
alunos estagiários em sua sala de aula. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como
objetivo geral investigar a atuação de professores da Escola Campo de Estágio na
formação inicial de futuros professores. Para seu desenvolvimento delineia os
seguintes objetivos específicos: Identificar como professores da Escola Campo de
Estágio lidam com os estagiários; Caracterizar a relação entre professores da Escola
Campo de Estágio e os estagiários; Identificar as contribuições de professores das
Escolas Campo de Estágio enquanto coformadores de professores; Verificar como
se dá o processo de intercâmbio entre IES e escolas de Ensino Fundamental no
sentido de torná-las parceiras na formação de professores; Analisar o Estágio
Supervisionado como elemento formador tanto do estagiário, quanto do professor da
Escola Campo de Estágio. O estudo fundamentou-se teoricamente em Tardif (2008),
Gómez (1998), Pimenta e Lima (2004), Formosinho (2009), dentre outros
pesquisadores da temática formação de professores. Os dados foram analisados
com a técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (1977) para
interpretação das comunicações das narrativas apresentadas pelos interlocutores da
pesquisa. Na produção dos dados utilizamos o questionário, a entrevista narrativa e
a roda de conversa como momento de reflexão, autoformação e/ou complementação
de dados. Os resultados do estudo indicam que o professor experiente na Escola
Campo de Estágio representa um diálogo entre a realidade da escola e a formação
do futuro professor. O professor em referência ao receber o estagiário tem a função
de orientador/formador, pois planeja, orienta e acompanha de forma
orientadora/formadora as atividades de regência de classe dos estagiários que
recebe em sua sala de aula. ABSTRACT:
The challenge of forming teachers in contemporary society emerges, among any
factors, the new tasks assigned to the titular teacher and the school in the dynamics
of the socio-historical moment, cultural and educational. Among other factors, the
technology and information, considering also the time complexity of this historical
society, the act of teaching, the action of being a teacher. This investigative study
aims to understand how is the participation / formation for titular teacher in School
Field Traineeship who receives trainee students in their classroom. In this
perspective, the research aimed to investigate the performance of titular teachers
from School Field Traineeship on the initial training of future teachers. For its
development outlines the following specific objectives: to identify how teachers
School Field Traineeship dealing with trainees; characterize the relationship between
teachers School Field Traineeship and trainees; identify the contributions of teachers
from School Field Traineeship while co-training teachers; to check how is the process
of exchange of experiences between high and primary schools in order to make them
partners in Teacher Education; analyze supervision as a formative element to the
student and teacher at the School Field Traineeship. The study was based on
theoretically Tardif (2008), Gómez (1998), Lima (2004), Formosinho (2009), among
other researchers of the subject teacher training. Data were analyzed with the
technique of content analysis based on Bardin (1977) for interpreting
communications narratives presented by the research partners. Data used in the
production of the questionnaire, the narrative interview and conversation-wheel as a
moment of reflection, self-reflections and/or complementation data. The results of the
study indicate that the experienced teacher at the School Field Traineeship is a
dialogue between the reality of the school and the forming of future teachers. The
teacher in reference to receiving the trainee becomes mentor/trainer as plans, guides
and accompanies so guiding/forming activities by conduce the class of trainees who
comes in his/her classroom. |
pt_BR |