Repositório Institucional da UFPI

TIRINHAS: uma ferramenta mediadora para aprender leis de Newton

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Lucas de Macêdo e
dc.date.accessioned 2025-12-22T17:50:37Z
dc.date.available 2025-12-22T17:50:37Z
dc.date.issued 2025-12-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4163
dc.description Orientador: Prof. Dr. Micaías Andrade Rodrigues Examinador interno: Prof. Dr. Vinícius Jacques Examinador interno: Prof. Dr. Boniek Venceslau da Cruz Silva pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A Física é uma disciplina que, embora exista para explicar fenômenos que ocorrem ao nosso redor, na maioria das vezes não é compreendida pelos alunos da Educação Básica. Isso ocorre devido à abordagem puramente matemática dada pelos professores. Os fenômenos estudados aparentam estar distantes do cotidiano dos alunos. Nesse sentido, a construção de um saber colaborativo e que ultrapasse as instâncias sistematizadas da sala de aula é essencial para uma aprendizagem significativa. A teoria social da aprendizagem de Wenger traz a abordagem de uma aprendizagem ligada diretamente ao contexto de ação, a qual se configura como um aspecto da prática social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo de estudo analisar as contribuições da utilização dos quadrinhos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, com o interesse de relacionar com a Teoria social da aprendizagem de Wenger com o ensino de Física, possibilitando uma aproximação entre os conceitos estudados e as práticas diárias do indivíduo, através da produção do gênero textual tirinhas com temáticas sobre as Leis de Newton. Esta pesquisa é de cunho qualitativa, cuja abordagem metodológica tem como características fundamentais a ênfase na subjetividade e na complexidade dos fenômenos estudados. Desse modo, o trabalho aqui desenvolvido utilizou-se de métodos como entrevistas, grupos focais e observação participante, os pesquisadores buscaram compreender as perspectivas, significados, experiências dos participantes, permitindo uma análise mais rica e contextualizada dos temas investigados. A utilização do recurso didático aqui apresentado foi de grande valia para que os alunos adquirissem um melhor aprendizado a respeito das Leis de Newton, e isso ficou evidente através dos resultados mencionados nessa pesquisa, uma vez que das três Leis de Newton, apenas a segunda Lei foi a que mais apresentou distância da compreensão completa, tendo o professor que intervir com aulas mais teóricas e apresentação de exemplos práticos aos alunos, tornando as dificuldades apresentadas em menor potencial. A primeira e a terceira Lei obtiveram maior evidência nas produções realizadas pelos estudantes, dado o grau de complexidade ser menor. Além disso este trabalho serve de contribuição para o ensino de Física, tornando disponível um recurso didático interativo, lúdico e que aborda um conteúdo de importância no cotidiano das pessoas e que por vezes é de difícil entendimento. ABSTRACT: Physics is a discipline that, although it exists to explain phenomena that occur around us, is most often not understood by Basic Education students. This is due to the purely mathematical approach given by teachers. The phenomena studied appear to be distant from the students' daily lives. In this sense, the construction of collaborative knowledge that goes beyond the systematized instances of the classroom is essential for meaningful learning. Wenger's social theory of learning brings the approach of learning directly linked to the context of action, which is configured as an aspect of social practice. Therefore, this work aims to analyze the contributions of the use of comics in teaching and learning the subject of Physics, with the interest of relating Wenger's Social Theory of Learning with the teaching of Physics, enabling an approximation between the concepts studied and the individual's daily practices, through the production of the textual genre of comic strips with themes about Newton's Laws. This research is qualitative in nature, whose methodological approach has as its fundamental characteristics the emphasis on the subjectivity and complexity of the phenomena studied. Through methods such as in-depth interviews, focus groups and participant observation, researchers seek to understand the perspectives and meanings of participants' experiences, allowing a richer and more contextualized analysis of the topics investigated. Our material was of great value for students to acquire better learning about Newton's laws, and this was evident through the results mentioned in this research. Furthermore, this work serves as a contribution to the teaching of Physics, making available an interactive, playful teaching resource that addresses important content in people's daily lives and which is sometimes difficult to understand. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Tirinhas pt_BR
dc.subject Comunidades de práticas pt_BR
dc.subject Leis de Newton pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Comic strips pt_BR
dc.subject Communities of practice pt_BR
dc.subject Newton's laws pt_BR
dc.title TIRINHAS: uma ferramenta mediadora para aprender leis de Newton pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account