Abstract:
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o registro escrito de professores de educação infantil
como narrativa que possibilita a reflexão na/sobre a prática pedagógica. A pesquisa tem como
objetivo central: investigar o potencial da reflexividade dos/nos registros escritos sobre a
prática pedagógica de professores de educação infantil. Para tanto, elegeu-se como objetivos
específicos: 1) caracterizar a prática pedagógica das professoras da educação infantil à luz de
seus registros escritos; 2) identificar os tipos de registros escritos das professoras de educação
infantil; e 3) identificar se os registros escritos das professoras de educação infantil
constituem ferramentas de reflexão sobre a prática pedagógica. O estudo justifica-se, portanto,
por favorecer aos professores a compreensão sobre suas práticas, por meio de registros
escritos, como ferramentas que propiciam o conhecimento de si, a autoformação e a reflexão
docente, auxiliando a reelaboração do ser professor na educação infantil. A relevância do
estudo, neste sentido, decorre de suas contribuições para o desenvolvimento da narratividade
e da reflexividade sobre a prática pedagógica de professores de educação infantil. Para
concretizar o intento da pesquisa, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, o
estudo fundamentou-se em pesquisas que abordam a prática pedagógica na educação infantil.
Para contextualizar o objeto de estudo, a investigação ancora-se nas contribuições de:
Krammer (1994, 1996, 2011), Oliveira-Formosinho e Azevedo (2002), Del Priore (2000),
Corsino (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Ostetto (2000, 2010), Bassedas, Huguet e Solé (1999),
Paige-Smith e Craft (2010), entre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa,
desenvolvido através da pesquisa narrativa. Em relação ao delineamento do percurso
metodológico, este se consubstancia nas pesquisas de Bauer e Gaskell (2000), Larrosa (2004,
2010), Clandinin e Connelly (2000, 2011), Dominicé (2010), Josso (2010), Souza (2006), por
exemplo. Na produção de dados, a investigação utilizou diários da prática, entrevista narrativa
e observação. O estudo narrativo desenvolveu-se na interlocução com quatro professoras da
educação infantil do SESC - Centro Educacional de Floriano/PI. Analisou-se os dados
narrativos apoiados na técnica de análise de conteúdo, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e
Raybaut (1999). A organização dos dados contempla 03 (três) eixos de análise, assim
denominados: Eixo 01 - Caracterização da prática pedagógica na educação infantil; Eixo 02 -
Os tipos de registro escrito das professoras da educação infantil; Eixo 03 - O registro escrito e
a reflexividade na/sobre a prática pedagógica. A concretização do estudo tem o mérito de
potencializar ao docente a consciência de si, através da reflexividade sobre o agir e sobre o ser
professor, favorecendo a autoformação. A escrita produzida pelos professores ocorre de forma
diversificada: no planejamento, por meio de relatórios individuais e coletivos, em caderno de
registros, em bilhetes, em cartazes, dentre outros. A pesquisa revelou a gradativa adesão de
professoras de educação infantil ao processo de registrar por escrito a prática pedagógica
nesta modalidade, a sua professoralidade, propiciando o desenvolvimento da reflexividade,
tendo a narratividade como ferramenta produtiva e interveniente na reelaboração dos modos
de pensar, de sentir, de criar e de agir no tempo e no espaço da educação infantil. ABSTRACT:
This research has as its thematic study the written record of kindergarten teachers as a
narrative that allows reflection an/on the pedagogical practice. The main objective is: to
investigate the reflexivity potential of / in written records about the pedagogical practice of
preschool teachers. So, we chose as specific objectives: 1) to characterize the pedagogical
practice of early childhood teachers' by their written records, 2) to identify the types of written
records of early childhood education teachers, and 3) to identify if the written records of the
teachers can be considered as tools for reflection on teaching practice. The study is justified,
therefore, for foster teachers understanding about their practices through written records, as
tools that promote self-knowledge, self-education and teacher reflection, helping the
rethinking of being a teacher in early childhood education. The relevance of the study, in this
regard, stems from their contributions to the development of narrative and reflexivity about
the pedagogical practice of preschool teachers. To fulfill the intent of the research, regarding
the theoretical and methodological aspects, the study was based on research addressing about
pedagogical practice in early childhood education. To contextualize the object of study, the
research anchors on the contributions of: Krammer (1994, 1996, 2011), Oliveira-Formosinho
and Azevedo (2002), Del Priore (2000), Corsino (2009), Kuhlmann Jr. (2011 ), Ostetto (2000,
2010), Bassedas, Huguet and Solé (1999), Paige-Smith and Craft (2010), among others. This
is a qualitative study, developed through narrative research. In relation to the methodological
path, this research is based on Bauer and Gaskell (2000), Larrosa (2004, 2010), Clandinin and
Connelly (2000, 2011), Dominicé (2010), Josso (2010), Souza (2006), for example. In data
production, the research used written diaries of practice, narrative interview and observation.
The narrative study developed in dialogue with four kindergarten teachers from SESC -
Educational Center Floriano/PI. We analyzed the narrative data supported by the technique of
content analysis proposed by Poirier, Valladon-Clapier and Raybaut (1999). The data
organization includes three (03) lines of analysis, so-called: Axis 01 - Characterization of
teaching practice in early childhood education; Axis 02 - Types of written record of
kindergarten teachers; Axis 03 - The written record and reflexivity on/about pedagogical
practice. The study completion has the merit of enhancing the teaching self-awareness,
through reflexivity about acting and about being a teacher, promoting self-education. The
writing produced by the teachers is so diverse: in planning, through individual and collective
reporting, in terms notebooks records, posters, among others. The research revealed the
gradual accession of registering a written pedagogical practice by preschool teachers in their
mode, your way to teach, stimulating the development of reflexivity, and the narrative as a
productive and intervening tool in reworking the ways of thinking, feeling, to create and to act
in time and space education.