Abstract:
RESUMO: O presente estudo analisa criticamente os discursos e as práticas institucionais de Educação
Ambiental (EA) no Instituto Federal do Piauí (IFPI), à luz da Política Nacional de Educação
Ambiental (PNEA) e da Análise de Discurso Crítica (ADC). Em um contexto de crise socio-
ambiental, a pesquisa busca compreender a EA não apenas como exigência normativa, mas
como eixo transversal para a formação de uma cidadania crítica e transformadora. A investiga-
ção configura-se como estudo de caso exploratório, de natureza aplicada, com abordagem quali-
quantitativa e delineamento de métodos mistos. Foram utilizadas revisão de literatura, análise
documental (PDI e PPCs), pesquisa de campo e aplicação integrada da ADC e da Análise de
Conteúdo. O objetivo geral foi desvelar tensões, contradições e potenciais de reorientação crí-
tica da EA no IFPI. Especificamente, buscou-se articular a ADC à compreensão da EA e da
cidadania ambiental frente às tensões entre sustentabilidade e lógicas neoliberais; analisar a
representação da EA nos documentos institucionais em confronto com a PNEA; interpretar as
percepções de diretores, docentes e discentes, considerando o silêncio como gesto discursivo;
e propor diretrizes para a consolidação de uma EA crítica e transformadora. Os resultados re-
velam um campo marcado por tensão discursiva. De um lado, documentos institucionais valo-
rizam formalmente a EA; de outro, práticas fragmentadas e insuficientes comprometem sua
efetivação. Os Diretores de Ensino reconhecem avanços, mas apontam lacunas de clareza e
avaliação das políticas. Já os docentes demonstram disposição para integrar a temática, embora
indiquem carências formativas, ausência de capacitação e limitações estruturais. E os discentes
associam cidadania ambiental à prática profissional e à sustentabilidade coletiva, mas percebem
superficialidade curricular e invisibilidade das ações institucionais. O silêncio e o não-posicio-
namento emergem como gestos discursivos reveladores dessas lacunas. Conclui-se que a con-
solidação da EA no IFPI enfrenta barreiras curriculares, estruturais e discursivas, mas também
apresenta potencialidades latentes. Assim, o estudo oferece diagnóstico crítico que subsidia de-
bates e orienta políticas, contribuindo para o fortalecimento da cidadania ambiental e para prá-
ticas educativas transformadoras no ensino superior.
ABSTRACT: This study critically analyzes the discourses and institutional practices of Environmental Edu-
cation (EE) at the Federal Institute of Piauí (IFPI), in light of the National Environmental Edu-
cation Policy (PNEA) and Critical Discourse Analysis (CDA). In the context of the contempo-
rary socio-environmental crisis, the research seeks to understand EE not merely as a normative
requirement, but as a transversal axis for fostering critical and transformative citizenship.The
investigation is configured as an exploratory case study, applied in nature, with a qualitative-
quantitative approach and a mixed-methods design. The methodology combined literature re-
view, documentary analysis (Institutional Development Plan – PDI and Pedagogical Course
Projects – PPCs), field research, and the integrated application of CDA and Content Analysis.
The general objective was to unveil the tensions, contradictions, and potential pathways for the
critical reorientation of EE at IFPI. Specifically, the study aimed to: articulate CDA with the
understanding of EE and environmental citizenship in the context of tensions between sustai-
nability discourse and neoliberal logics; analyze the representation of EE in institutional docu-
ments in relation to the PNEA; interpret the perceptions of directors, faculty, and students, con-
sidering silence as a discursive gesture; and propose guidelines for consolidating a critical and
transformative EE in higher education. The results reveal a field marked by discursive tension.
On the one hand, institutional documents formally value EE; on the other, fragmented and in-
sufficient practices hinder its effective implementation. Directors of Education acknowledge
progress but highlight gaps in clarity and policy evaluation. Faculty members show willingness
to integrate the theme, yet point to training deficiencies, lack of institutional support, and struc-
tural limitations. Students, in turn, associate environmental citizenship with both professional
practice and collective sustainability, but perceive curricular superficiality and the invisibility
of institutional actions. Silence and non-positioning emerge as discursive gestures that expose
these institutional gaps.In conclusion, the consolidation of EE at IFPI faces curricular, structu-
ral, and discursive barriers, but also presents latent potentialities. Thus, the study provides a
critical diagnosis that supports debate and guides policies, contributing to the strengthening of
environmental citizenship and the promotion of transformative educational practices in higher
education.