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RESUMOO: governo federal publicou o Decreto n° 11.072, de 17 de maio de 2022 que normatizou oPrograma de Gestão e Desempenho (PGD) no âmbito da Administração Pública federal direta,autárquica e fundacional, o qual contempla o teletrabalho dentre suas modalidades.Considerando a recente implementação do teletrabalho nas entidades públicas e ante o exposto,destaca-se que a UFPI instituiu o PGD, adotando o teletrabalho, em seu âmbito visando maioreficiência e produtividade dos serviços prestados, uma vez que tem como missão promover aeducação superior de qualidade, com vista à formação de sujeitos comprometidos com a éticae capacitados para atuarem em prol do desenvolvimento regional, nacional e internacional, poiso propósito interno da organização deve colaborar para o bem primordial da comunidade.Assim, o estudo tem como objetivo principal analisar o teletrabalho no âmbito do PGD daUniversidade Federal do Piauí (UFPI), e como influencia a produtividade e a eficiência dostécnicos administrativos, na percepção de servidores e gestores. A abordagem metodológicaempregada no trabalho foi quantitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo comaplicação de questionários estruturados. Participaram da pesquisa 81 servidores técnico-administrativos da UFPI, cinco gestores intermediários e representantes da gestão superior. Oobjetivo foi verificar a percepção desses diferentes grupos sobre aspectos relacionados àprodutividade e à eficiência no âmbito do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Para otratamento e análise dos dados coletados, foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas, como apoio de software de planilhas eletrônicas (como o Excel) para cálculo de frequênciasabsolutas e relativas, médias e percentuais, permitindo uma leitura sistemática dos resultadosobtidos. A escolha pela análise descritiva visou identificar padrões, tendências e divergênciasnas percepções dos respondentes, possibilitando uma compreensão mais precisa dos impactosdo PGD na rotina administrativa da universidade. Os resultados que foram obtidos com a gestãosuperior, gestores e servidores da UFPI trazem percepções majoritariamente positivas no quese refere ao teletrabalho, contudo, nuances distintas são percebidas entre estes grupos. GestãoSuperior e Gestores reconheceram ganhos de produtividade e eficiência institucional, concebemo teletrabalho como uma ferramenta estratégica capaz de modernizar a gestão pública. Apesardisso, enfatizaram em suas respostas a necessidade de que seja feito um monitoramento maisrigoroso, assim como uma definição clara de metas e a preocupação com a culturaorganizacional. Ainda se destacou a importância do engajamento das equipes, para a perda devínculo entre os servidores e a instituição não seja perdida, uma questão que é muito desafianteno âmbito do trabalho remoto.
ABSTRACT: The federal government published Decree No. 11,072, of May 17, 2022, which regulated theManagement and Performance Program (PGD) within the scope of the direct, autarchic andfoundational federal Public Administration, which includes telework among its modalities.Considering the recent implementation of telework in public entities and in view of the above,it is noteworthy that UFPI instituted the PGD, adopting telework, within its scope aiming atgreater efficiency and productivity of the services provided, since its mission is to promotequality higher education, with a view to the formation of subjects committed to ethics andtrained to act in favor of regional development, national and international, because the internalpurpose of the organization must collaborate for the primary good of the community. Thus, themain objective of the study is to analyze telework within the scope of the PGD of the FederalUniversity of Piauí (UFPI), and how it influences the productivity and efficiency ofadministrative technicians, in the perception of servers and managers. The methodologicalapproach used in the work was quantitative, carried out through a field research with theapplication of structured questionnaires. 81 technical-administrative employees of UFPI, fiveintermediate managers and representatives of higher management participated in the research.The objective was to verify the perception of these different groups on aspects related toproductivity and efficiency within the scope of the Management and Performance Program(PGD). For the treatment and analysis of the collected data, descriptive statistical techniqueswere used, with the support of electronic spreadsheet software (such as Excel) to calculateabsolute and relative frequencies, means and percentages, allowing a systematic reading of theresults obtained. The choice for descriptive analysis aimed to identify patterns, trends anddivergences in the perceptions of the respondents, enabling a more accurate understanding ofthe impacts of the PGD on the administrative routine of the university. The results that wereobtained with the upper management, managers and employees of UFPI bring mostly positiveperceptions regarding telework, however, different nuances are perceived between thesegroups. Senior Management and Managers recognized gains in productivity and institutionalefficiency, conceiving telework as a strategic tool capable of modernizing public management.Despite this, they emphasized in their answers the need for more rigorous monitoring, as wellas a clear definition of goals and concern for organizational culture. The importance of teamengagement was also highlighted, so that the loss of bond between servers and the institution isnot lost, an issue that is very challenging in the context of remote work. |
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