| dc.description.abstract | 
RESUMO: Este estudo tem como objeto a formação contínua de professores da Educação Infantil,
compreendida como processo que ocorre após a formação inicial e com potencial para afetar
significativamente as práticas educativas com crianças, desde que esteja ancorada na unidade
teoria-prática, em processos de reflexão crítica sobre a ação docente, em uma dialogicidade
genuína entre os sujeitos formadores e formandos, e em atividades situadas que considerem os
contextos reais de atuação profissional. A pesquisa partiu da seguinte questão: Como diferentes
modelos de formação contínua afetam professores da Educação Infantil na partir da perspectiva
de mudança em suas práticas educativas de infância? O objetivo geral consiste em analisar
diferentes modelos de formação contínua e suas repercussões sobre professores da Educação
Infantil, na perspectiva de mudança nas práticas educativas de infância. Os objetivos específicos
são: a) descrever modelos de formação contínua de professores da Educação Infantil no Brasil
e em Portugal; b) identificar como professoras da Educação Infantil compreendem sua
participação nesses processos formativos; c) compreender como esses modelos ampliam os
conhecimentos docentes sobre pedagogias e práticas educativas da infância; e d) Entender as
relações entre formação contínua e mudança nas práticas educativas. Em consonância com os
objetivos da investigação, o estudo propõe a seguinte tese: a formação contínua de professores
da Educação Infantil tem potencial para afetar significativamente as práticas educativas com
crianças, desde que esteja ancorada na unidade teoria-prática, em processos de reflexão crítica
sobre a ação docente, em uma dialogicidade genuína entre os sujeitos formadores e formandos,
e em atividades situadas que considerem os contextos reais de atuação profissional. A pesquisa
tem como fundamento a teoria dialógica (Bakthin, 1997; 2010), o método autobiográfico,
conforme Nóvoa e Finger (2014), Souza (2006), Passeggi, Souza e Vicentini (2011), entre
outros e a metodologia adotada foi a pesquisa autobiográfica. Os dispositivos de produção das
narrativas foram os memoriais autobiográficos, fundamentados em Brito (2010) e os círculos
dialógicos autobiográficos, inspirados em Freire (1996). O campo empírico contemplou cinco
instituições de Educação infantil: Uma em Coimbra (Portugal) e quatro no município de Buriti
dos Montes (Piauí, Brasil). Participaram do estudo sete professoras da Educação Infantil. A
pesquisa evidenciou que os modelos de formação contínua, na realidade das colaboradoras
brasileiras, contribuem para reprodução de práticas educativas e para a fragilização dos
conhecimentos sobre a profissão. Evidenciou também que a formação contínua deve partir da
escuta das professoras e da análise das suas experiências, porque formações dialógicas pautadas
nas singularidades da Educação Infantil e na unidade teoria-prática, podem provocar mudanças
nas práticas educativas. Enquanto no Brasil predomina uma formação contínua tecnicista, em
Portugal os processos formativos valorizam a unidade teoria-prática, a realidade educativa e
promovem o desenvolvimento profissional docente a partir das experiências e escolhas das
próprias professoras.
ABSTRACT: This study focuses on the continuing education of early childhood teachers, understood as a
process that takes place after initial training and holds the potential to significantly impact
educational practices with children—provided it is grounded in the theory-practice unity,
critical reflection on teaching practices, genuine dialogue between educators and trainees, and
context-based activities that consider the real conditions of professional practice. The research
was guided by the following question: How do different models of continuing education affect
early childhood teachers from the perspective of changes in their educational practices with
children? The general objective is to analyze different models of continuing education and their
impact on early childhood teachers, considering the potential for changes in educational
practices. The specific objectives are: a) to describe models of continuing education for early
childhood teachers in Brazil and Portugal; b) to identify how early childhood teachers
understand their participation in these training processes; c) to understand how these models
expand teachers' knowledge about childhood pedagogies and educational practices; and d) to
explore the relationship between continuing education and changes in educational practices. In
line with the research objectives, the study proposes the following thesis: continuing education
for early childhood teachers has the potential to significantly affect educational practices with
children, as long as it is anchored in theory-practice unity, critical reflection on teaching,
genuine dialogue between educators and trainees, and activities that are situated in real
professional contexts. The research is grounded in dialogical theory (Bakhtin, 1997; 2010) and
the autobiographical method as discussed by Nóvoa and Finger (2014), Souza (2006), Passeggi,
Souza, and Vicentini (2011), among others. The adopted methodology was autobiographical
research. Narrative data were produced through autobiographical memoirs, based on Brito
(2010), and autobiographical dialogical circles, inspired by Freire (1996). The empirical field
included five early childhood education institutions: one in Coimbra (Portugal) and four in the
municipality of Buriti dos Montes (Piauí, Brazil). Seven early childhood teachers participated
in the study. The research showed that the continuing education models experienced by the
Brazilian participants tend to reinforce traditional educational practices and weaken the
professional knowledge base. It also revealed that continuing education should begin with
listening to teachers and analyzing their lived experiences, as dialogical training, grounded in
the specificities of early childhood education and theory-practice integration, can foster changes
in educational practices. While a technicist approach predominates in Brazil, in Portugal,
training processes emphasize theory-practice unity, educational realities, and support
professional development based on teachers’ experiences and choices. | 
pt_BR |