Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: significações autobiográficas e possibilidades de mudança da/na prática educativa

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOARES, Francisco Marcos Pereira
dc.date.accessioned 2025-10-30T19:29:33Z
dc.date.available 2025-10-30T19:29:33Z
dc.date.issued 2025-10-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4086
dc.description Orientador: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Prof. Dra. Josânia Lima Portel Carvalhedo Examinadora interna: Prof. Dra. Neide Cavalcante Guedes Examinadora externa: Prof. Dra. Maria Teresa Ribeiro Pessoa - Universidade de Coimbra Examinador externo: Prof. Dr. Altino José Martins Filho - UDESC pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo tem como objeto a formação contínua de professores da Educação Infantil, compreendida como processo que ocorre após a formação inicial e com potencial para afetar significativamente as práticas educativas com crianças, desde que esteja ancorada na unidade teoria-prática, em processos de reflexão crítica sobre a ação docente, em uma dialogicidade genuína entre os sujeitos formadores e formandos, e em atividades situadas que considerem os contextos reais de atuação profissional. A pesquisa partiu da seguinte questão: Como diferentes modelos de formação contínua afetam professores da Educação Infantil na partir da perspectiva de mudança em suas práticas educativas de infância? O objetivo geral consiste em analisar diferentes modelos de formação contínua e suas repercussões sobre professores da Educação Infantil, na perspectiva de mudança nas práticas educativas de infância. Os objetivos específicos são: a) descrever modelos de formação contínua de professores da Educação Infantil no Brasil e em Portugal; b) identificar como professoras da Educação Infantil compreendem sua participação nesses processos formativos; c) compreender como esses modelos ampliam os conhecimentos docentes sobre pedagogias e práticas educativas da infância; e d) Entender as relações entre formação contínua e mudança nas práticas educativas. Em consonância com os objetivos da investigação, o estudo propõe a seguinte tese: a formação contínua de professores da Educação Infantil tem potencial para afetar significativamente as práticas educativas com crianças, desde que esteja ancorada na unidade teoria-prática, em processos de reflexão crítica sobre a ação docente, em uma dialogicidade genuína entre os sujeitos formadores e formandos, e em atividades situadas que considerem os contextos reais de atuação profissional. A pesquisa tem como fundamento a teoria dialógica (Bakthin, 1997; 2010), o método autobiográfico, conforme Nóvoa e Finger (2014), Souza (2006), Passeggi, Souza e Vicentini (2011), entre outros e a metodologia adotada foi a pesquisa autobiográfica. Os dispositivos de produção das narrativas foram os memoriais autobiográficos, fundamentados em Brito (2010) e os círculos dialógicos autobiográficos, inspirados em Freire (1996). O campo empírico contemplou cinco instituições de Educação infantil: Uma em Coimbra (Portugal) e quatro no município de Buriti dos Montes (Piauí, Brasil). Participaram do estudo sete professoras da Educação Infantil. A pesquisa evidenciou que os modelos de formação contínua, na realidade das colaboradoras brasileiras, contribuem para reprodução de práticas educativas e para a fragilização dos conhecimentos sobre a profissão. Evidenciou também que a formação contínua deve partir da escuta das professoras e da análise das suas experiências, porque formações dialógicas pautadas nas singularidades da Educação Infantil e na unidade teoria-prática, podem provocar mudanças nas práticas educativas. Enquanto no Brasil predomina uma formação contínua tecnicista, em Portugal os processos formativos valorizam a unidade teoria-prática, a realidade educativa e promovem o desenvolvimento profissional docente a partir das experiências e escolhas das próprias professoras. ABSTRACT: This study focuses on the continuing education of early childhood teachers, understood as a process that takes place after initial training and holds the potential to significantly impact educational practices with children—provided it is grounded in the theory-practice unity, critical reflection on teaching practices, genuine dialogue between educators and trainees, and context-based activities that consider the real conditions of professional practice. The research was guided by the following question: How do different models of continuing education affect early childhood teachers from the perspective of changes in their educational practices with children? The general objective is to analyze different models of continuing education and their impact on early childhood teachers, considering the potential for changes in educational practices. The specific objectives are: a) to describe models of continuing education for early childhood teachers in Brazil and Portugal; b) to identify how early childhood teachers understand their participation in these training processes; c) to understand how these models expand teachers' knowledge about childhood pedagogies and educational practices; and d) to explore the relationship between continuing education and changes in educational practices. In line with the research objectives, the study proposes the following thesis: continuing education for early childhood teachers has the potential to significantly affect educational practices with children, as long as it is anchored in theory-practice unity, critical reflection on teaching, genuine dialogue between educators and trainees, and activities that are situated in real professional contexts. The research is grounded in dialogical theory (Bakhtin, 1997; 2010) and the autobiographical method as discussed by Nóvoa and Finger (2014), Souza (2006), Passeggi, Souza, and Vicentini (2011), among others. The adopted methodology was autobiographical research. Narrative data were produced through autobiographical memoirs, based on Brito (2010), and autobiographical dialogical circles, inspired by Freire (1996). The empirical field included five early childhood education institutions: one in Coimbra (Portugal) and four in the municipality of Buriti dos Montes (Piauí, Brazil). Seven early childhood teachers participated in the study. The research showed that the continuing education models experienced by the Brazilian participants tend to reinforce traditional educational practices and weaken the professional knowledge base. It also revealed that continuing education should begin with listening to teachers and analyzing their lived experiences, as dialogical training, grounded in the specificities of early childhood education and theory-practice integration, can foster changes in educational practices. While a technicist approach predominates in Brazil, in Portugal, training processes emphasize theory-practice unity, educational realities, and support professional development based on teachers’ experiences and choices. pt_BR
dc.description.sponsorship COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação contínua pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Método autobiográfico pt_BR
dc.subject Teoria dialógica pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Educational practice pt_BR
dc.subject Autobiographical method pt_BR
dc.subject Dialogical theory pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: significações autobiográficas e possibilidades de mudança da/na prática educativa pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account