Repositório Institucional da UFPI

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO GRUPO ESCOLAR FENELON CASTELO BRANCO (1928-1971)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ROCHA, Hortência Almeida Medeiros da
dc.date.accessioned 2025-10-24T18:09:23Z
dc.date.available 2025-10-24T18:09:23Z
dc.date.issued 2025-10-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4083
dc.description Orientadora: Prof. Dra. Jane Bezerra de Sousa Examinador interno: Prof. Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes Examinadora externa: Prof. Dra. Salânia Maria Barbosa Melo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo tem como foco a história e memória do Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco, instituição criada em 1928, na cidade de União-PI, com o intuito de modernizar a instrução primária, aumentar o número de letrados e educar os alunos e a comunidade unionense nos moldes patrióticos e progressistas do período. Como objetivo geral buscou-se analisar o processo de implantação, organização e funcionamento do Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco e sua atuação na consolidação do ensino primário de União (PI) no período de 1928 a 1971.O recorte temporal desta pesquisa corresponde do ano de 1928, ano de criação do grupo, ao ano de 1971, ano em que o primário e ginásio passam a juntos corresponder ao 1° grau, segundo a legislação educacional. Por ser uma pesquisa de cunho histórico, usamos de diferentes fontes para analisar os processos, a história e a memória da instituição escolar alçada como objeto de estudo. Dentre as fontes consultadas para o métier historiográfico, destacamos: as fontes escritas do acervo do grupo escolar; fontes orais extraídas de testemunhos orais coletados por meio de entrevistas; fontes iconográficas; fontes oficiais como portarias, circulares e ofícios; fontes hemerográficas, com destaque para matérias e notícias extraídas de jornais da época e do Diário Oficial do Piauí. Por ser uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo histórica, elegemos como embasamento teórico-metodológico a História Cultural, tendo em vista que, para a melhor análise e interpretação, se fez necessário um suporte que nos permitisse ver as simbologias e representações dos fatos e contextos históricos. Adotamos como suporte teórico: Magalhães (2004), Lopes (2001), Ferro (1996), Costa Filho (2006), Chartier (1990), Certeau (2000), Neves (2017), Souza (2004), Sousa (2009), dentre outros. Foi percebido que a criação do Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco fez parte do processo de expansão dos grupos escolares pelo interior do Piauí, e a sua organização e seu funcionamento refletiram o modo como a educação estava sendo organizada e os ideais e anseios de governantes e educadores do período. As memórias da/e sobre a instituição, interpretadas por meio das fontes, expôs como o Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco representava para a população unionense uma escola popular e moderna. Esta instituição marcou a memória individual e coletiva de gerações de unionenses e modernizou a instrução primária da cidade, tornando-se a mais importante escola da cidade na primeira metade do século XX. Através do estudo do referido grupo escolar, foi possível interpretar como a educação primária do período se desenvolveu na cidade de União, como os alunos e a comunidade foram impactados e como ela era representada e simbolizada em meio aos processos sociais e históricos. ABSTRACT: This study focuses on the history and memory of the Fenelon Castelo Branco School Group, an institution created in 1928, in the city of União-PI, with the aim of modernizing primary education, increasing the number of literate people and educating students and the Union community in the patriotic and progressive molds of the period.The general objective was to analyze the process of implementation, organization and operation of the Fenelon Castelo Branco School Group and its role in consolidating primary education in União (PI) from 1928 to 1971. The time frame of this research corresponds to the year 1928, the year the group was created, to the year 1971, the year in which primary and secondary education together began to correspond to the 1st degree, according to educational legislation. Because this is historical research, we use a variety of sources to analyze the processes, history, and memory of the school we studied. Among the sources consulted for this historiographical métier, we highlight: written sources from the school's archive; oral sources extracted from oral testimonies collected through interviews; iconographic sources; official sources such as ordinances, circulars, and official letters; and newspaper sources, with emphasis on articles and news items extracted from contemporary newspapers and the Official Gazette of Piauí. Because this is a qualitative historical study, we chose Cultural History as our theoretical and methodological basis. This is because a better analysis and interpretation required a framework that would allow us to see the symbology and representations of historical facts and contexts. We adopted as theoretical frameworks: Magalhães (2004), Lopes (2001), Ferro (1996), Costa Filho (2006), Chartier (1990), Certeau (2000), Neves (2017), Souza (2004), Sousa (2009), among others. It was noted that the creation of the Fenelon Castelo Branco School Group was part of the expansion of school groups throughout the interior of Piauí, and its organization and operation reflected the way education was being organized and the ideals and aspirations of government officials and educators of the period. The memories of the institution, interpreted through the sources, revealed how the Fenelon Castelo Branco School Group represented a popular and modern school for the people of Piauí. This institution marked the individual and collective memory of generations of União residents and modernized the city's primary education, becoming the most important school in the city in the first half of the 20th century. Through the study of this school group, it was possible to interpret how primary education during this period developed in União, how students and the community were impacted, and how it was represented and symbolized amid social and historical processes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Grupo Escolar pt_BR
dc.subject Ensino Primário pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Cultura Escolar pt_BR
dc.subject School Group pt_BR
dc.subject Primery Education pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.subject School Culture pt_BR
dc.title HISTÓRIA E MEMÓRIA DO GRUPO ESCOLAR FENELON CASTELO BRANCO (1928-1971) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account