Repositório Institucional da UFPI

PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PEDAGOGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE JOSÉ DE FREITAS-PI: construção e mobilização de saberes docentes

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SARAIVA, Maria do Socorro Gomes
dc.date.accessioned 2025-10-09T19:44:07Z
dc.date.available 2025-10-09T19:44:07Z
dc.date.issued 2025-10-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4078
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Examinador externo: Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos - UNIFESP/PPGE Examinadora interna: Profa. Dra. Josânia Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A prática pedagógica é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, pois é intencional e sistemática, envolvendo conhecimentos e saberes docentes advindos da vivência, da formação e da troca de experiências com os pares. Esses saberes são construídos e mobilizados na prática docente dos(as) pedagogos(as) professores(as), no dia a dia. Com esse pressuposto, o objeto de estudo da pesquisa foi a mobilização e a construção dos saberes docentes na prática pedagógica de pedagogas professoras no ensino de Ciências Naturais, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa foi assim formulado: como são construídos e mobilizados os saberes docentes nas práticas pedagógicas de pedagogos(as) professores(as) no ensino de Ciências, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI? O objetivo geral foi analisar como são construídos e mobilizados os saberes docentes nas práticas pedagógicas de pedagogos(as) professores(as) no ensino de Ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI. Os objetivos específicos foram: a) caracterizar as práticas pedagógicas de pedagogos(as) professores(as) no ensino de Ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na construção e mobilização dos saberes docentes; b) identificar os saberes mobilizados na prática pedagógica de pedagogos(as) professores(as) no ensino de Ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) descrever como pedagogos(as) professores(as) constroem e mobilizam os saberes docentes na prática pedagógica no ensino de Ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As orientações teóricas seguem as contribuições de Franco (2015), Behrens (2010) e Souza (2006) sobre as práticas pedagógicas; de Tardif (2002, 2014, 2017), Gauthier (2013) e Pimenta (2012) sobre os saberes docentes; e de Trivelato e Silva (2011), Porto, Ramos e Goulart (2009), Krasilchik (1987, 2000), Krasilchik e Maradino (2007) e Delizoicov (2011) sobre o ensino de Ciências. A investigação teve como fundamentos metodológicos a pesquisa narrativa com a utilização dos seguintes instrumentos: questionário misto, para o levantamento do perfil das professoras colaboradoras, e “diário narrativo”, como dispositivo de produção de narrativas. O diário narrativo, escrito por oito professoras pedagogas colaboradoras, pertencentes a três escolas da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI, situadas na zona urbana da cidade, que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados revelaram uma variedade de saberes das pedagogas professoras, saberes esses que são construídos no exercício da prática pedagógica e mobilizados à medida que as pedagogas professoras necessitam resolver algum desafio ou atividade inerentes ao fazer pedagógico, ao desenvolvimento de situações relacionadas ao preparo das atividades docentes, buscando desenvolvê-las de forma dinâmica, relacionando teoria e prática, e nas relações professoras alunos(as), dentre outras situações. A promoção de ações que fomentem o diálogo, na escola, sobre a importância da reflexão sobre os saberes docentes no ensino de Ciências no Ensino Fundamental, contribuindo para a conscientização desses saberes, e o desenvolvimento de práticas voltadas ao letramento científico são apontadas como necessárias para a melhoria do ensino. ABSTRACT: The pedagogical practice is an integral part of the teaching and learning process, because it is intentional and systematical, encompassing knowledge and lecturer know how from experience, from education, and from exchanging experiences in pairs. This know how is constructed and mobilized in teachers’ educators’ lecturer practice, day to day. With this assumption, the object of study of the research was the mobilization and the construction of the lecturer know how in pedagogical practice of the teachers educators in the teaching of Natural Sciences in the first years of High School. The issue in research was thus formulated: how were the lecturer know how in pedagogical practice of the teachers educators in the teaching of sciences constructed and mobilized, in the schools of the municipal teaching system of José de Freitas-PI? The general goal was to analyze as to how the lecturer know how in the pedagogical practice of the teachers educators in the teaching of Sciences was constructed and mobilized, in the first years of High School, in the schools of the municipal teaching system of José de Freitas-PI. The specific goals were: a) to characterize the pedagogical practice of the teachers educators in the teaching of Sciences, in the first years of High School, in the construction and mobilization of the lecturer know how; b) to identify the know how mobilized in the pedagogical practice of teachers educators in the teaching of Sciences, in the first years of High School; c) to describe as to how the teachers educators construct and mobilize the lecturer know how in the pedagogical practice in the teaching of Sciences, in the first years of High School. The theoretical orientation follow along the contributions of Franco (2015), Behrens (2010) and Souza (2006) about the pedagogical practice; from Tardif (2002, 2014, 2017), Gauthier (2013) and Pimenta (2012) about the lecturer know how; and from Trivelato and Silva (2011), Porto, Ramos and Goulart (2009), Krasilchik (1987, 2000), Krasilchik and Maradino (2007) and Delizoicov (2011) about the teaching of sciences. The research had, as methodological grounds, the narrative research, with the utilisation of the following tools: mixed questionnaire, for the collection of the profile of the teachers collaborators, and “narrative diary”, as mechanism for the production of narratives. The narrative diary, written by eight teachers educators collaborators, belonging to three schools of the municipal teaching system of José de Freitas- PI, situated in the urban zone of the city, which offer the first Years of High School. The data revealed a variety of know how from the teachers educators, know how there that is constructed in the exercise of the pedagogical practice and mobilized as long as, to the teachers educators, solving any hurdle or activity is needed, inherent to the pedagogical do, to the development of occurrences related to the preparation of lecturer activities, seeking to devevelop them in a dynamic way, relating theory and practice, in the teachers’ and students’ relations, among other occurrences. The promotion of action that foster the dialog, at school, about the importance of reflection on the lecturer know how in the teaching of Sciences in High School, contributing to the awareness of this know how, and the development of practices directed towards scientific literacy are pointed to as necessary to the melioration of teaching. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Saberes Docentes pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências Anos Iniciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice pt_BR
dc.subject Lecturer Know How pt_BR
dc.subject Teaching of Sciences First Years of High School pt_BR
dc.title PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PEDAGOGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE JOSÉ DE FREITAS-PI: construção e mobilização de saberes docentes pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account