Repositório Institucional da UFPI

EXPLORANDO O POTENCIAL DE LARGE LANGUAGE MODELS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CASTELO BRANCO, Bruno Mendes de Carvalho
dc.date.accessioned 2025-09-24T12:50:35Z
dc.date.available 2025-09-24T12:50:35Z
dc.date.issued 2025-09-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4067
dc.description Orientador: Prof. Dr. Guilherme Amaral Avelino Coorientador: Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado Examinador interno: Prof. Dr. Pedro de Alcantara dos Santos Neto Examinador externo: Prof. Dr. Davi Viana dos Santos pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O uso de ferramentas baseadas em modelos de linguagem de grande escala (LLMs), como o ChatGPT, tem crescido rapidamente em diversos domínios, inclusive na educação. No entanto, ainda são escassas as investigações empíricas sobre como essas ferramentas impactam o processo de aprendizagem em disciplinas como Engenharia de Software. Este trabalho tem como objetivo investigar como essas ferramentas podem ser utilizadas de forma eficaz em um ambiente real de ensino, durante as atividades de Levantamento de Requisitos e Testes. Para isso, foi conduzido um experimento com estudantes da disciplina Engenharia de Software II do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí, disponibilizando uma ferramenta de chat que utiliza com o modelo GPT-4o. Participaram 16 alunos, cujas 126 interações com a ferramenta foram analisadas com o uso de testes estatísticos, processamento de linguagem natural e questionários. Os resultados indicam que, embora o tamanho dos prompts tenha influência na satisfação dos alunos, o conteúdo dos prompts e a extensão das respostas geradas tiveram impacto mais relevante na avaliação positiva das interações. Além disso, estudantes com experiência profissional apresentaram uma abordagem mais técnica, com maior uso de trechos de código. A tarefa de Testes foi percebida como mais adequada ao uso da IA em comparação com a de Levantamento de Requisitos, devido à menor dificuldade ao adequar o conteúdo produzido pelo modelo nas suas aplicações. Este estudo contribui com evidências sobre o uso pedagógico de LLMs, propondo diretrizes para sua adoção em atividades práticas no ensino de Engenharia de Software e para avaliar o que foi produzido pelos alunos. ABSTRACT: The use of tools based on large language models (LLMs), such as ChatGPT, has been rapidly expanding across various domains, including education. However, empirical investigations into how these tools impact the learning process in disciplines like Software Engineering remain scarce. This study aims to investigate how such tools can be effectively used in a real educational setting, specifically during Requirements Elicitation and Testing activities. To this end, an experiment was conducted with students enrolled in the Software Engineering II course in the Computer Science program at the Federal University of Piauí, using a custom chat tool powered by the GPT-4o model. Sixteen students participated, and a total of 126 interactions with the tool were analyzed through statistical testing, natural language processing, and questionnaires. The results indicate that while the length of the prompts influences student satisfaction, the content of the prompts and the length of the responses had a more significant impact on the likelihood of a positive evaluation. Additionally, students with professional experience demonstrated a more technical approach, with greater inclusion of code snippets in their prompts. The Testing activity was perceived as more suitable for using the AI tool compared to Requirements Elicitation, due to fewer difficulties in adapting the model’s output to their project context. This study contributes empirical evidence on the pedagogical use of LLMs and proposes guidelines for their adoption in practical learning activities in Software Engineering, as well as for evaluating the content produced by students. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial Generativa pt_BR
dc.subject Engenharia de Software pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Estatística pt_BR
dc.subject Processamento de Linguagem Natural pt_BR
dc.subject Generative Artificial Intelligence pt_BR
dc.subject Software Engineering pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Statistics pt_BR
dc.subject Natural Language Processing pt_BR
dc.title EXPLORANDO O POTENCIAL DE LARGE LANGUAGE MODELS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account