Repositório Institucional da UFPI

REGIONALIZAÇÃO MIDIÁTICA EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS DIGITAIS: análise do perfil jornalístico da TV Cidade Verde - PI nos vídeos reels do instagram

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Vitória Vivian
dc.date.accessioned 2025-09-15T13:08:36Z
dc.date.available 2025-09-15T13:08:36Z
dc.date.issued 2025-09-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4057
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Samantha Viana Castelo Branco Rocha Carvalho Examinadora interna: Profª. Dra. Adriana Nadja Lelis Coutinho Examinador externo: Profº. Dr. Paulo Fernando de Carvalho Lopes pt_BR
dc.description.abstract Resumo: A regionalização midiática tem sido um caminho buscado por empresas do setor de comunicação para se adaptar às preferências e necessidades locais do público, estabelecer uma conexão mais próxima e envolvente com essa audiência, além de ser uma estratégia mercadológica para atraiar anunciantes e verbas publicitárias. Portanto, o objetivo desta dissertação é compreender como as temáticas e personagens retratados nos vídeos do Instagram da TV Cidade Verde são utilizados como estratégias de regionalização midiática por parte da referida emissora televisiva. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica para compreender o contexto teórico sobre as temáticas abordadas e fundamentar a pesquisa em bases teóricas sólidas, estudo de caso para oferecer uma perspecti1va concreta e contextualizada acerca das iniciativas em formato vídeo do Instagram da Tv Cidade Verde, assim como análise de conteúdo para interpretar o conteúdo das mídias e identificar padrões, temas e tendências. Como objetivos específicos tem-se: (1) estabelecer relação entre os conteúdos dos vídeos veículos no Instagram da TV Cidade Verde e processo de regionalização midiática da referida emissora televisiva; (2) identificar os critérios de noticiabilidade dos vídeos em formato de Reels no Instagram da TV Cidade Verde; (3) descrever aspectos como temáticas, fontes e atores sociais enfocados, nos vídeos do Instagram da TV Cidade Verde e (4) destacar características que fazem do Reels importante conteúdo de engajamento nas RDS (Redes Sociais Digitiais) da TV Cidade Verde. Para concretização dos objetivos, opta-se por um estudo quanto-qualitativo, com pesquisa exploratória e descritiva. Centrando-se em um estudo de caso, utiliza-se a análise de conteúdo postado no perfil jornalístico da TV Cidade Verde para a investigar os vídeos Reels, no período de agosto de 2022 a agosto de 2023. Com a presente pesquisa, busca-se contribuir para uma visão mais completa das influências exercidas por essas novas plataformas na vida cotidiana das pessoas, permitindo insights significativos sobre a evolução da comunicação, sua regionalização midiática e seus efeitos na sociedade contemporânea. Abstract: Media regionalization has been a path pursued by communication companies to adapt to the local audience’s preferences and needs, establish a closer and more engaging connection with this audience, and serve as a marketing strategy to attract advertisers and advertising revenue. Therefore, this dissertation aims to understand how the themes and characters portrayed in TV Cidade Verde's Instagram videos are used as media regionalization strategies by the mentioned broadcaster. The methodology adopted is based on a literature review to understand the theoretical context of the themes addressed and to ground the research on solid theoretical foundations; a case study to offer a concrete and contextualized perspective on TV Cidade Verde’s Instagram video initiatives; and content analysis to interpret the media content and identify patterns, themes, and trends. The specific objectives are: (1) to establish a relationship between the content of the videos posted on TV Cidade Verde’s Instagram and the media regionalization process of the broadcaster; (2) to identify the newsworthiness criteria of the Reels videos on TV Cidade Verde’s Instagram; (3) to describe aspects such as themes, sources, and social actors highlighted in TV Cidade Verde’s Instagram videos; and (4) to highlight the characteristics that make Reels an important engagement tool on the broadcaster’s digital social networks. To achieve these objectives, a quantitative-qualitative approach is adopted, with exploratory and descriptive research. Focusing on a case study, the research employs content analysis of posts from TV Cidade Verde’s journalistic Instagram profile, examining Reels videos published between August 2022 and August 2023. This research seeks to contribute to a more comprehensive understanding of the influence exerted by these new platforms on people’s daily lives, providing meaningful insights into the evolution of communication, its media regionalization, and its effects on contemporary society. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Globalização pt_BR
dc.subject Regionalização pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.subject Reels pt_BR
dc.subject TV Cidade Verde/PI pt_BR
dc.subject Globalization pt_BR
dc.subject Regionalization pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.subject Reels pt_BR
dc.title REGIONALIZAÇÃO MIDIÁTICA EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS DIGITAIS: análise do perfil jornalístico da TV Cidade Verde - PI nos vídeos reels do instagram pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account