Abstract:
Resumo: A regionalização midiática tem sido um caminho buscado por empresas do setor de
comunicação para se adaptar às preferências e necessidades locais do público, estabelecer
uma conexão mais próxima e envolvente com essa audiência, além de ser uma estratégia
mercadológica para atraiar anunciantes e verbas publicitárias. Portanto, o objetivo desta
dissertação é compreender como as temáticas e personagens retratados nos vídeos do
Instagram da TV Cidade Verde são utilizados como estratégias de regionalização midiática
por parte da referida emissora televisiva. A metodologia adotada baseia-se em revisão
bibliográfica para compreender o contexto teórico sobre as temáticas abordadas e
fundamentar a pesquisa em bases teóricas sólidas, estudo de caso para oferecer uma
perspecti1va concreta e contextualizada acerca das iniciativas em formato vídeo do Instagram
da Tv Cidade Verde, assim como análise de conteúdo para interpretar o conteúdo das mídias
e identificar padrões, temas e tendências. Como objetivos específicos tem-se: (1) estabelecer
relação entre os conteúdos dos vídeos veículos no Instagram da TV Cidade Verde e processo
de regionalização midiática da referida emissora televisiva; (2) identificar os critérios de
noticiabilidade dos vídeos em formato de Reels no Instagram da TV Cidade Verde; (3)
descrever aspectos como temáticas, fontes e atores sociais enfocados, nos vídeos do
Instagram da TV Cidade Verde e (4) destacar características que fazem do Reels importante
conteúdo de engajamento nas RDS (Redes Sociais Digitiais) da TV Cidade Verde. Para
concretização dos objetivos, opta-se por um estudo quanto-qualitativo, com pesquisa
exploratória e descritiva. Centrando-se em um estudo de caso, utiliza-se a análise de
conteúdo postado no perfil jornalístico da TV Cidade Verde para a investigar os vídeos
Reels, no período de agosto de 2022 a agosto de 2023. Com a presente pesquisa, busca-se
contribuir para uma visão mais completa das influências exercidas por essas novas
plataformas na vida cotidiana das pessoas, permitindo insights significativos sobre a evolução
da comunicação, sua regionalização midiática e seus efeitos na sociedade contemporânea.
Abstract: Media regionalization has been a path pursued by communication companies to adapt to the
local audience’s preferences and needs, establish a closer and more engaging connection with
this audience, and serve as a marketing strategy to attract advertisers and advertising revenue.
Therefore, this dissertation aims to understand how the themes and characters portrayed in
TV Cidade Verde's Instagram videos are used as media regionalization strategies by the
mentioned broadcaster. The methodology adopted is based on a literature review to
understand the theoretical context of the themes addressed and to ground the research on
solid theoretical foundations; a case study to offer a concrete and contextualized perspective
on TV Cidade Verde’s Instagram video initiatives; and content analysis to interpret the media
content and identify patterns, themes, and trends. The specific objectives are: (1) to establish
a relationship between the content of the videos posted on TV Cidade Verde’s Instagram and
the media regionalization process of the broadcaster; (2) to identify the newsworthiness
criteria of the Reels videos on TV Cidade Verde’s Instagram; (3) to describe aspects such as
themes, sources, and social actors highlighted in TV Cidade Verde’s Instagram videos; and
(4) to highlight the characteristics that make Reels an important engagement tool on the
broadcaster’s digital social networks. To achieve these objectives, a quantitative-qualitative
approach is adopted, with exploratory and descriptive research. Focusing on a case study, the
research employs content analysis of posts from TV Cidade Verde’s journalistic Instagram
profile, examining Reels videos published between August 2022 and August 2023. This
research seeks to contribute to a more comprehensive understanding of the influence exerted
by these new platforms on people’s daily lives, providing meaningful insights into the
evolution of communication, its media regionalization, and its effects on contemporary
society.