dc.description.abstract |
RESUMO: Introdução: A gestação é considerada de alto risco quando existe a probabilidade de um
resultado adverso para a mulher ou para o filho, estando relacionada à presença de fatores
de risco. A assistência pré-natal contribui para a melhoria dos resultados maternos e
neonatais. No âmbito das tecnologias em saúde, os manuais contribuem para a prática de
enfermeiros e são capazes de nortear ações de cuidados em diferentes cenários. Objetivo:
Adaptar um manual para orientar a prática de enfermeiros no pré-natal de alto risco.
Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em um Instituto de Perinatologia
Social, vinculado a uma maternidade de referência para o estado do Piauí, localizado em
Teresina. Para a condução do estudo foram realizadas duas etapas: 1. Concepção inicial
do manual, com base na literatura, por profissionais da instituição e membros da
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Conselho Regional de Enfermagem do Piauí e
Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica; 2. Oficinas temáticas com seis
enfermeiras que realizam assistência ao pré-natal de alto risco, organizadas nos seguintes
momentos: diagnóstico situacional, aprimoramento do conteúdo e análise da percepção
das enfermeiras sobre o manual. As oficinas temáticas foram realizadas no período de
maio a junho de 2023, as quais seguiram o Processo Quatro Erres (4Rs): Reconhecimento,
Revelação, Repartir e Repensar. Para a organização e interpretação da percepção das
enfermeiras sobre o manual utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: A partir da análise de conteúdo, emergiram as seguintes categorias
temáticas: (1) Reconhecimento e revelação da prática de enfermeiras no pré-natal de alto
risco: o que as oficinas temáticas revelam. (2) Repartir: das oficinas a construção do
manual. (3) Repensar: Exequibilidade do manual e feedback sobre as oficinas.
Considerou-se as potencialidades e fragilidades do serviço, com destaque para atividades
educativas, registro de doenças de notificação compulsória, supervisão da assistência e
cardiotocografia. Emergiram novas perspectivas pautadas em um modelo que visa a
organização e qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada. Considerações
finais: A adaptação compartilhada do manual possibilitou identificar e compreender a
prática, as potencialidades, as fragilidades no processo assistencial, adaptar o manual e a
discussão das possibilidades para nortear a prática dos enfermeiros.
ABSTRACT: Introduction: Pregnancy is considered high risk when there is a probability of an adverse
outcome for the woman or child, being related to the presence of risk factors. Prenatal
care contributes to improving maternal and neonatal outcomes. In the context of health
technologies, manuals contribute to the practice of nurses and are capable of guiding care
actions in different scenarios Objective: Adapt a manual to guide the practice of nurses
in high-risk prenatal care. Method: This is qualitative research, carried out at an Institute
of Social Perinatology, linked to a reference maternity hospital for the state of Piauí,
located in Teresina. To conduct the study, two stages were carried out: 1. Initial
conception of the manual, based on the literature, by professionals from the institution
and members of the State Department of Health of Piauí (SESAPI), Regional Nursing
Council of Piauí (COREN-PI ) and Brazilian Association of Obstetric Nursing
(ABENFO); 2. Thematic workshops with six nurses who provide high-risk prenatal care,
organized in the following moments: situational diagnosis, content improvement and
analysis of the nurses' perception of the manual. The thematic workshops were held from
May to June 2023, which followed the Four Wrongs Process (4Rs): Recognition,
Revelation, Sharing and Rethinking. To organize and interpret the nurses' perception of
the manual, Bardin's content analysis technique was used. Results: From the content
analysis, the following thematic categories emerged: (1) Recognition and revelation of
nurses' practice in high-risk prenatal care: what the thematic workshops reveal. (2) Share:
the construction of the manual from the workshops. (3) Rethink: Feasibility of the manual
and feedback on the workshops. The strengths and weaknesses of the service were
considered, with emphasis on educational activities, registration of notifiable diseases,
supervision of care and cardiotocography. New perspectives emerged based on a model
that aims to organize and qualify Specialized Outpatient Care. Final considerations: The
shared adaptation of the manual made it possible to identify and understand the practice,
potentialities, weaknesses in the care process, adapt the manual and discuss possibilities
to guide nurses' practice.
RESUMEN: Introducción: Se considera embarazo de alto riesgo cuando existe probabilidad de un
desenlace adverso para la mujer o el niño, estando relacionado con la presencia de factores
de riesgo. La atención prenatal contribuye a mejorar los resultados maternos y neonatales.
En el contexto de las tecnologías en salud, los manuales contribuyen a la práctica del
enfermero y son capaces de orientar acciones de cuidado en diferentes escenarios
Objectivo: Adaptar el manual para guiar la práctica del enfermero en el cuidado prenatal
de alto riesgo. Método: Se trata de una investigación cualitativa, realizada en un Instituto
de Perinatología Social, vinculado a una maternidad de referencia para el estado de Piauí,
ubicada en Teresina. Para la realización del estudio, se realizaron dos etapas: 1.
Concepción inicial del manual, con base en la literatura, por profesionales de la institución
y miembros de la Secretaría de Salud del Estado de Piauí (SESAPI), Consejo Regional
de Enfermería de Piauí (COREN -PI ) y Asociación Brasileña de Enfermería Obstétrica
(ABENFO); 2. Talleres temáticos con seis enfermeras que brindan atención prenatal de
alto riesgo, organizados en los siguientes momentos: diagnóstico situacional, mejora de
contenidos y análisis de la percepción de las enfermeras sobre el manual. Los talleres
temáticos se realizaron de mayo a junio de 2023, los cuales siguieron el Proceso de los
Cuatro Errores (4R): Reconocimiento, Revelación, Compartir y Repensar. Para organizar
e interpretar la percepción de los enfermeros sobre el manual se utilizó la técnica de
análisis de contenido de Bardin. Resultados: Del análisis de contenido surgieron las
siguientes categorías temáticas: (1) Reconocimiento y revelación de la práctica del
enfermero en el cuidado prenatal de alto riesgo: lo que revelan los talleres temáticos. (2)
Compartir: la construcción del manual desde los talleres. (3) Repensar: Viabilidad del
manual y retroalimentación de los talleres. Se consideraron las fortalezas y debilidades
del servicio, con énfasis en actividades educativas, registro de enfermedades de
declaración obligatoria, supervisión de la atención y cardiotocografía. Surgieron nuevas
perspectivas a partir de un modelo que pretende organizar y calificar la Atención
Ambulatoria Especializada. Consideraciones finales: La adaptación compartida del
manual permitió identificar y comprender la práctica, potencialidades, debilidades en el
proceso de cuidar, adaptar el manual y discutir posibilidades para orientar la práctica del
enfermero. |
pt_BR |