| dc.contributor.author | SANTOS, Pedro Vitor Mendes | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-10T18:53:58Z | |
| dc.date.available | 2025-09-10T18:53:58Z | |
| dc.date.issued | 2025-09-10 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4055 | |
| dc.description | Orientadora: Prof.ª Dra. Herla Maria Furtado Jorge Presidente da banca: Profª. Dra. Rosilene de Lima Brito Magalhães Avaliadora externa: Profª. Dra. Priscila de Sousa Aquino - UFC Avaliadora interna: Profª. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade Avaliador interno suplente: Profa. Dra. Livia Carvalho Pereira | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO: INTRODUÇÃO: O uso dos métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto e parto promove o o conforto da parturiente. É uma tecnologia de cuidado baseada em conhecimentos estruturados, mas que não necessitam de equipamentos sofisticados para sua utilização. OBJETIVO: Desenvolver um instrumento para identificação das necessidades de aprendizagem de academicos de enfermagem sobre os métodos não farmacológicos utilizados no trabalho de parto e parto. MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: revisão de escopo (1) seguida do desenvolvimento do instrumento para a identificação das necessidades de aprendizagem dos graduandos acerca dos métodos não farmacológicos no trabalho de parto e parto; (2) e a validação do referido instrumento para a identificação das necessidades de aprendizagem dos graduandos acerca dos métodos não farmacológicos no trabalho de parto e parto (3). RESULTADOS: Os resultados foram apresentados em dois artigos científicos, sendo respectivamente: Educational technologies on non-pharmacological methods in labor: a scoping review (artigo 1) e Construção e validade de conteúdo de um instrumento para avaliação das necessidades de aprendizagem sobre os métodos não farmacológicos utilizados no trabalho de parto e parto (artigo 2). CONCLUSÃO: Foi possível mapear as evidências acerca das tecnologias educacionais sobre os métodos não farmacológicos utilizados no Trabalho de parto e parto, bem como desenvolver e validar com os experts o conteúdo do instrumento: "Necessidades de aprendizagem sobre métodos não farmacológicos empregados durante o trabalho de parto e parto”. ABSTRACT: INTRODUCTION: The use of non-pharmacological methods to relieve pain during labor and delivery promotes the comfort of the parturient woman. It is a care technology based on structured knowledge, but does not require sophisticated equipment to use. OBJECTIVE: To develop an instrument to identify the learning needs of nursing students about non- pharmacological methods used in labor and delivery. METHOD: This is a methodological study, developed in three stages: scope review (1) followed by the development of the instrument to identify the learning needs of undergraduates about non-pharmacological methods in labor and delivery; (2) and the validation of the aforementioned instrument to identify the learning needs of undergraduates about non-pharmacological methods in labor and delivery (3). RESULTS: The results were presented in two scientific articles, respectively: Educational technologies on non-pharmacological methods in labor: a scoping review (article 1) and Construction and content validity of an instrument for assessing learning needs on non- pharmacological methods pharmacological drugs used in labor and delivery (article 2). CONCLUSION: It was possible to map the evidence about educational technologies on non- pharmacological methods used in labor and delivery, as well as develop and validate with experts the content of the instrument: "Learning needs about non-pharmacological methods used during labor labor and birth.” RESUMEN: INTRODUCCIÓN: El uso de métodos no farmacológicos para aliviar el dolor durante el trabajo de parto y el parto promueve el confort de la parturienta. Es una tecnología asistencial basada en conocimientos estructurados, pero que no requiere de equipos sofisticados para su uso. OBJETIVO: Desarrollar un instrumento para identificar las necesidades de aprendizaje de estudiantes de enfermería sobre métodos no farmacológicos utilizados en el trabajo de parto y parto. MÉTODO: Se trata de un estudio metodológico, desarrollado en tres etapas: revisión de alcance (1) seguida del desarrollo del instrumento para identificar las necesidades de aprendizaje de los estudiantes sobre métodos no farmacológicos en el trabajo de parto y parto; (2) y la validación del citado instrumento para identificar las necesidades de aprendizaje de estudiantes universitarios sobre métodos no farmacológicos en el trabajo de parto y parto (3). RESULTADOS: Los resultados fueron presentados en dos artículos científicos, respectivamente: Tecnologías educativas sobre métodos no farmacológicos en el trabajo de parto: una revisión del alcance (artículo 1) y Construcción y validez de contenido de un instrumento para evaluar las necesidades de aprendizaje sobre métodos no farmacológicos, medicamentos farmacológicos utilizados. en el trabajo de parto y el alumbramiento (artículo 2). CONCLUSIÓN: Fue posible mapear la evidencia sobre tecnologías educativas sobre métodos no farmacológicos utilizados durante el parto, así como desarrollar y validar con expertos el contenido del instrumento: "Necesidades de aprendizaje sobre métodos no farmacológicos utilizados durante el parto y nacimiento." | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPESP | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
| dc.subject | Terapias Complementares | pt_BR |
| dc.subject | Dor de Parto | pt_BR |
| dc.subject | Enfermagem Obstétrica | pt_BR |
| dc.subject | Learning | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Nursing | pt_BR |
| dc.subject | Complementary Therapies | pt_BR |
| dc.subject | Labor Pain | pt_BR |
| dc.subject | Obstetric Nursing | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizaje | pt_BR |
| dc.subject | Educación en Enfermería | pt_BR |
| dc.subject | Terapias Complementarias | pt_BR |
| dc.subject | Dolor de Parto | pt_BR |
| dc.subject | Enfermería Obstétrica | pt_BR |
| dc.title | NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE OS MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS UTILIZADOS NO TRABALHO DE PARTO E PARTO: DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO | pt_BR |
| dc.type | Preprint | pt_BR |