Abstract:
RESUMO: INTRODUÇÃO: O uso dos métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de
parto e parto promove o o conforto da parturiente. É uma tecnologia de cuidado baseada em
conhecimentos estruturados, mas que não necessitam de equipamentos sofisticados para sua
utilização. OBJETIVO: Desenvolver um instrumento para identificação das necessidades de
aprendizagem de academicos de enfermagem sobre os métodos não farmacológicos utilizados
no trabalho de parto e parto. MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido
em três etapas: revisão de escopo (1) seguida do desenvolvimento do instrumento para a
identificação das necessidades de aprendizagem dos graduandos acerca dos métodos não
farmacológicos no trabalho de parto e parto; (2) e a validação do referido instrumento para a
identificação das necessidades de aprendizagem dos graduandos acerca dos métodos não
farmacológicos no trabalho de parto e parto (3). RESULTADOS: Os resultados foram
apresentados em dois artigos científicos, sendo respectivamente: Educational technologies on
non-pharmacological methods in labor: a scoping review (artigo 1) e Construção e validade de
conteúdo de um instrumento para avaliação das necessidades de aprendizagem sobre os
métodos não farmacológicos utilizados no trabalho de parto e parto (artigo 2). CONCLUSÃO:
Foi possível mapear as evidências acerca das tecnologias educacionais sobre os métodos não
farmacológicos utilizados no Trabalho de parto e parto, bem como desenvolver e validar com
os experts o conteúdo do instrumento: "Necessidades de aprendizagem sobre métodos não
farmacológicos empregados durante o trabalho de parto e parto”.
ABSTRACT: INTRODUCTION: The use of non-pharmacological methods to relieve pain during labor and
delivery promotes the comfort of the parturient woman. It is a care technology based on
structured knowledge, but does not require sophisticated equipment to use. OBJECTIVE: To
develop an instrument to identify the learning needs of nursing students about non-
pharmacological methods used in labor and delivery. METHOD: This is a methodological
study, developed in three stages: scope review (1) followed by the development of the
instrument to identify the learning needs of undergraduates about non-pharmacological
methods in labor and delivery; (2) and the validation of the aforementioned instrument to
identify the learning needs of undergraduates about non-pharmacological methods in labor and
delivery (3). RESULTS: The results were presented in two scientific articles, respectively:
Educational technologies on non-pharmacological methods in labor: a scoping review (article
1) and Construction and content validity of an instrument for assessing learning needs on non-
pharmacological methods pharmacological drugs used in labor and delivery (article 2).
CONCLUSION: It was possible to map the evidence about educational technologies on non-
pharmacological methods used in labor and delivery, as well as develop and validate with
experts the content of the instrument: "Learning needs about non-pharmacological methods
used during labor labor and birth.”
RESUMEN: INTRODUCCIÓN: El uso de métodos no farmacológicos para aliviar el dolor durante el
trabajo de parto y el parto promueve el confort de la parturienta. Es una tecnología asistencial
basada en conocimientos estructurados, pero que no requiere de equipos sofisticados para su
uso. OBJETIVO: Desarrollar un instrumento para identificar las necesidades de aprendizaje
de estudiantes de enfermería sobre métodos no farmacológicos utilizados en el trabajo de parto
y parto. MÉTODO: Se trata de un estudio metodológico, desarrollado en tres etapas: revisión
de alcance (1) seguida del desarrollo del instrumento para identificar las necesidades de
aprendizaje de los estudiantes sobre métodos no farmacológicos en el trabajo de parto y parto;
(2) y la validación del citado instrumento para identificar las necesidades de aprendizaje de
estudiantes universitarios sobre métodos no farmacológicos en el trabajo de parto y parto (3).
RESULTADOS: Los resultados fueron presentados en dos artículos científicos,
respectivamente: Tecnologías educativas sobre métodos no farmacológicos en el trabajo de
parto: una revisión del alcance (artículo 1) y Construcción y validez de contenido de un
instrumento para evaluar las necesidades de aprendizaje sobre métodos no farmacológicos,
medicamentos farmacológicos utilizados. en el trabajo de parto y el alumbramiento (artículo 2).
CONCLUSIÓN: Fue posible mapear la evidencia sobre tecnologías educativas sobre métodos
no farmacológicos utilizados durante el parto, así como desarrollar y validar con expertos el
contenido del instrumento: "Necesidades de aprendizaje sobre métodos no farmacológicos
utilizados durante el parto y nacimiento."
Description:
Orientadora: Prof.ª Dra. Herla Maria Furtado Jorge
Presidente da banca: Profª. Dra. Rosilene de Lima Brito Magalhães
Avaliadora externa: Profª. Dra. Priscila de Sousa Aquino - UFC
Avaliadora interna: Profª. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade
Avaliador interno suplente: Profa. Dra. Livia Carvalho Pereira