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RESUMO
A presente pesquisa propõe a tese segundo a qual a estética kantiana e o conceito de 
belo e de sublime, nos aproximam das ideias morais, pois ambas nos direcionam à ideia 
de um sentimento de respeito e a um sentimento moral, em distinção de qualquer 
sentimento meramente patológico (interesses baseados em inclinações egoístas). A 
partir de uma abordagem da moral e da estética de Kant utilizaremos como fio condutor 
as seguintes obras principais: Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785),
Observações sobre o sentimento do belo e do sublime (1764) e a Crítica da Faculdade 
do Juízo (1790), cuja proposta é investigar de que modo o desinteresse pelo empírico
pode despertar em nós uma propedêutica moral. Como obras secundárias, utilizaremos 
também os seguintes escritos kantianos: Crítica da Razão Pura (1781) (Estética 
Transcendental), Crítica da Razão Prática (1788), Metafísica dos Costumes (1797) e a 
Antropologia de um ponto de vista pragmático (1798), para aprofundar os conceitos que 
se relacionam com a problemática da estética e da moralidade. Inicialmente, faremos 
uma abordagem da moralidade kantiana presente na Fundamentação, com o intuito de 
observar quais são os critérios para um agir moral e livre, para posteriormente, entender 
a relação entre a estética e a moralidade na filosofia kantiana. Em segundo lugar, 
trataremos dos principais filósofos que serviram como ponto-chave para o 
desenvolvimento da teoria estética de Kant, a saber, Hume, Baumgarten e Burke. 
Assim, estabeleceremos as principais relações e divergências entre Kant e os estetas 
modernos, a fim de demonstrar que a estética kantiana nos conduz aos princípios de um 
agir moral. Sendo assim, realizaremos uma investigação filosófica dos principais 
conceitos kantianos que nos conduzem às reflexões estéticas e morais: o belo, o 
sublime, o interesse prático, o interesse patológico, o sentimento moral, o sentimento 
de respeito e o interesse intelectual pelo belo natural. A presente pesquisa se ampara 
nos estudos de relevantes pesquisadores (as) da filosofia kantiana, como por exemplo, 
Gérard Lebrun, Maria de Lourdes Borges, Jane Kneller, Eva Schaper etc., os quais 
ressaltam, brevemente, uma aproximação entre a estética kantiana e a moralidade. 
Lebrun em seu livro Sobre Kant dedica o seu último capítulo intitulado “A Razão 
Prática na Crítica do Juízo” a uma analogia entre o juízo de gosto e o juízo moral. 
Segundo Lebrun (2012), o que torna possível esta aproximação é que o juízo estético do 
belo e o juízo moral nos direcionam a ideia de um “sentimento de finalidade”. Este 
sentimento deriva de um prazer desinteressado ao contemplarmos aquilo que é belo. 
Adiante, Maria de Lourdes Borges nos convida, também, a uma convergência do 
domínio estético ao moral. Borges (2001) enfatiza que a analogia entre a moralidade e a 
estética não está ligada a uma semelhança de conteúdo, mas a uma “semelhança nas 
regras de reflexão.” Isto implica dizer que tanto o belo natural quanto a moralidade são 
universais, pois aprazem de modo imediato e desinteressado. Jane Kneller nos apresenta 
um capítulo intitulado de “Os interesses do desinteresse”, cujo livro é Kant e o poder da 
imaginação, o qual defende uma postura de que os juízos de gosto, assim como os 
juízos morais, buscam um consentimento de todos, isto é, uma exigência moral. Eva 
Schaper (2009) reconhece uma certa autonomia do juízo estético com relação ao juízo 
moral. Esta aproximação entre a estética e a moralidade se apoia na Crítica do Juízo, a 
qual mostra que o belo e o sublime conduzem à moralidade, porque eles suscitam em 
nós um estado de ânimo análogo aos juízos morais. Com isso, concluiremos que a os 
juízos estéticos do belo e do sublime são imprescindíveis para refletirmos sobre as 
questões morais, na medida em que a experiência estética nos proporciona uma 
propedêutica moral, isto é, não apenas o cultivo da liberdade, mas também, de nossa 
sensibilidade moral, ou seja, da capacidade de sermos afetados de maneira estética, 
justamente porque a experiência do belo e do sublime têm a possibilidade direcionar os 
indivíduos a uma convivência ética em sociedade. 
Palavras-chave: Kant. Moralidade. Estética. Belo. Sublime.
ABSTRACT
This research proposes the thesis according to which Kantian aesthetics and the concept 
of beauty and the sublime bring us closer to moral ideas, as both direct us to the idea of 
a feeling of respect and a moral feeling, in distinction from any feeling merely 
pathological (interests based on selfish inclinations). From an approach to Kant's morals 
and aesthetics, we will use the following main works as a guiding thread: Groundwork
of the Metaphysics of Morals (1785), Observations on the Feeling of the Beautiful and 
Sublime (1764) and the Critique of Judgment (1790), whose purpose is to investigate 
how aesthetic disinterestedness can awaken in us a moral propaedeutic. As secondary 
writings, we will also use the following Kantian writings: Critique of Pure Reason
(1781) (Transcendental Aesthetics), Critique of Practical Reason (1788), Metaphysics 
of Morals (1797) and Anthropology from a pragmatic point of view (1798), to deepen 
the concepts that relate to the issues of aesthetics and morality. Initially, we will 
approach the Kantian morality present in the Groundwork, with the aim of observing 
what the criteria are for moral and free action, and later, understand the relationship 
between aesthetics and morality in Kantian philosophy. Secondly, we will deal with the 
main philosophers who served as key points for the development of Kant's aesthetic 
theory, namely Hume, Baumgarten and Burke. Thus, we will establish the main 
relationships and divergences between Kant and modern aesthetes, in order to 
demonstrate that Kantian aesthetics leads us to the principles of moral action. Therefore, 
we will carry out a philosophical investigation of the main Kantian concepts that lead us 
to aesthetic and moral reflections: the beautiful, the sublime, the practical interest, the 
pathological interest, the moral feeling, the feeling of respect and intellectual interest in 
natural beauty. This research is based on the studies of relevant researchers of Kantian 
philosophy, such as Gérard Lebrun, Maria de Lourdes Borges, Jane Kneller, Eva 
Schaper etc., who briefly highlight an approximation between Kantian aesthetics and 
morality. Lebrun in his book On Kant dedicates his last chapter entitled “Practical 
Reason in the Critique of Judgment” to an analogy between the judgment of taste and 
moral judgment. In accordance with Lebrun (2012), what makes this approach possible 
is that the aesthetic judgment of beauty and the moral judgment direct us to the idea of a 
“sense of purpose”. This feeling derives from a disinterested pleasure when 
contemplating what is beautiful. Next, Maria de Lourdes Borges also invites us to a 
convergence of the aesthetic and ethical domains. Borges (2001) emphasizes that the 
analogy between morality and aesthetics is not linked to a similarity in content, but to a 
“similarity in the rules of reflection.”. This implies saying that aesthetic judgments of 
the beautiful and the sublime, as well as judgments are universal, as they please in an 
immediate and disinterested way. Jane Kneller presents us with a chapter entitled “The 
interests of disinterest”, whose book is Kant and the power of imagination, which 
defends a position that judgments of taste, as well as like moral judgments, they seek 
everyone's consent, that is, a moral requirement. Eva Schaper (2009) recognizes a 
certain autonomy of aesthetic judgment in relation to moral judgment. Our research 
aims to demonstrate that complacency for natural beauty brings us closer to a feeling 
that directs us to moral ideas. This rapprochement between aesthetics and morality is 
based on the Critique of Judgment, which shows that the beauty and the sublime lead to 
morality, because they arouses in us a state of mind analogous to moral judgments.
With this, we will conclude that aesthetic judgments of the beautiful and the sublime are 
essential for us to reflect on moral issues, insofar as the aesthetic experience provides us 
with a moral propaedeutic, that is, not only the cultivation of freedom, but also of our 
moral sensitivity, that is, the ability to be affected in an aesthetic way, precisely because 
the experience of the beautiful and the sublime has the possibility of directing 
individuals to an ethical coexistence in society.
Keywords: Kant. Morality. Aesthetics. Beauty. Sublime. | 
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