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RESUMO: Os aumentos dos congestionamentos de trânsito em grandes cidades causam impactos
negativos em diversas áreas, como na saúde e economia. Os Sistemas Inteligentes de
Transporte, que utilizam tecnologias como laços indutivos, Sistema de Posicionamento
Global (Global Positioning System - GPS), câmeras de vídeos, sensores e comunicação sem
fio, são vistos como uma das principais alternativas para diminuir estes congestionamentos
(ajuste dinâmico nos temporizadores de semáforos, monitoramento de tráfego, etc.). Com
isso, diversas soluções para o controle de congestionamentos baseadas na comunicação
entre veículos vêm sendo propostas. Uma das tecnologias utilizadas para a comunicação no
ambiente veicular são as redes veiculares. A comunicação nas redes veiculares pode ocorrer
de Veículo para Veículo (V2V) ou de Veículo para Infraestrutura (V2I). A instalação e
manutenção de infraestruturas necessárias para cobrir completamente as áreas urbanas
podem apresentar altos custos. Com isso, este trabalho apresenta um novo protocolo de
sinalização de congestionamento para redes veiculares com baixo overhead de comunicação.
O protocolo utiliza apenas a comunicação V2V, em outras palavras, é independente de
infraestruturas externas. O objetivo do protocolo é reduzir o tempo médio de viagem dos
veículos garantindo um baixo overhead de comunicação na rede veicular. Foi realizado
um estudo de avaliação de desempenho com o objetivo de comparar a solução proposta
com os trabalhos relacionados. O protocolo proposto apresentou o melhor desempenho
em termos de overhead de sinalização. Nos cenários com maior demanda de tráfego, a
quantidade de mensagens geradas pelo protocolo proposto foi aproximadamente 43%
menor que o segundo melhor resultado e 80% menor que o protocolo que apresentou o
pior desempenho. Por meio do mesmo estudo verificou-se a eficiência do protocolo em
reduzir os congestionamentos nos cenários avaliados. Foi obtida uma redução de até 22%
no tempo médio de viagem dos veículos.________ABSTRACT: The increase in traffic congestion in big cities causes negative impacts on several areas,
such as health and economy. The Intelligent Transportation Systems that use technologies
such as inductive loops, Global Positioning System (GPS), cameras, videos, sensors and
wireless communication are seen as one of the main alternatives to reduce these traffic
jams (dynamic adjustment of traffic light timers, traffic monitoring, etc). Thus, several
solutions for traffic monitoring based on vehicular communications have been proposed.
One of the technologies used for communication in the vehicular environment are the
vehicular networks. The communication on vehicular networks may occur from Vehicle to
Vehicle (V2V) or from Vehicle to Infrastructure (V2I). The installation and maintenance
of the infrastructures necessary to completely cover the urban areas may have high costs.
Therefore, this work presents a new congestion signaling protocol for vehicular networks
with low communication overhead. The protocol uses only V2V communications, in other
words, is independent of external infraestructures. The aim of the protocol is to reduce
the average travel time of vehicles ensuring low overhead communication in a vehicular
network. A performance evaluation study was conducted in order to compare the new
solution with the related work. The proposed solution was the most efficient in terms of
signaling overhead. In the scenarios with higher traffic demand, the amount of messages
generated by the proposed protocol was about 43% less than the second best result and
80% less than the protocol that presented the worst performance. At the same study, it
was found the protocol efficiency in reducing congestion in the evaluation scenarios. A
reduction of up to 22% in average travel time of the vehicles was obtained. |
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