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TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE PRESCRIÇÃO DE ANTIMICROBIANOS: revisão sistemática

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dc.contributor.author PEREIRA, Maria Karolayne de Araújo
dc.date.accessioned 2025-08-18T15:05:57Z
dc.date.available 2025-08-18T15:05:57Z
dc.date.issued 2025-08-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4030
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle Examinadora externa: Profa. Dra. Denise de Andrade Examinadora interna: Profa. Dra. Daniela Reis Joaquim de Freitas Examinadora interna: Prof. Dra. Ana Larissa Gomes Machado pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: A resistência antimicrobiana é considerada um problema global de saúde pública que afeta a utilização dos antibióticos, além de ser responsável por consequências na segurança do paciente em todo o mundo. Esse problema vem ganhando grande destaque no âmbito da Atenção Primária à Saúde, uma vez que há um reconhecimento frente ao maior número de prescrição de antibióticos e o seu uso com base em conhecimentos empíricos da população. Diante disso é necessário a expansão do conhecimento em saúde, principalmente quando promovido por meios atrativos e de fácil acesso como as tecnologias educacionais. Objetivo: Analisar a efetividade das tecnologias educacionais na prescrição de antimicrobianos por profissionais da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura de estudos do tipo Ensaio Clínico Controlado Randomizado submetida a publicação do protocolo na plataforma International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) da York University, com número de registro CRD42024504630. Para guiar a elaboração da pergunta de pesquisa foi utilizado o acrônimo PICOS, e delineado o problema de pesquisa: Qual a efetividade de tecnologias educacionais em comparação com nenhuma intervenção ou com intervenções baseadas em metodologias de ensino tradicionais utilizadas por profissionais na Atenção Primária à Saúde no uso de antimicrobianos? Adotou-se como critérios de inclusão: Profissionais de saúde, ensaio clínico com grupo intervenção com uso de tecnologias educacionais e grupo controle com prevenção padrão de saúde. Não serão adotadas restrições quanto ao idioma e ano de publicação. A pesquisa teve início em outubro de 2023. A coleta de dados aconteceu nas bases de dados: PubMed/MEDLINE, CINAHL (Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature), Embase, LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCOPUS, Cochrane Library (The Cochrane Central Register of Controlled Trials - CENTRAL), Web of Science e ERIC (Educational Resources Information Center), Google Scholar, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses & Dissertações – Capes e Open Grey e ProQuest Dissertations and Theses (PQDT). Os dados dos estudos foram extraídos em ficha padronizada e a avaliação do risco de viés foi realizada pelo instrumento RoB 2. Resultados: Foram identificados 763 estudos, desses sete artigos foram selecionados para extração de dados e síntese qualitativa. Obteve-se um valor de κ=0,823 para o coeficiente Kappa na análise de concordância entre os avaliadores. As tecnologias educacionais encontradas estiveram relacionadas a livretos, seminários interativos, workshop, programas de treinamentos, cursos online e programas multifacetados. 85.7% dos estudos apresentaram um alto risco de viés, principalmente quando se referiu a “desvios das intervenções pretendidas”. Conclusão: Ao fornecer acesso rápido a informações atualizadas, promover a compreensão de conceitos complexos e facilitar a colaboração entre profissionais, as tecnologias educacionais se destacam como aliadas valiosas na busca pela redução do uso inadequado de antimicrobianos, com destaque para a prescrição adequada e na prevenção da resistência antimicrobiana. ABSTRACT: Introduction: Antimicrobial resistance is considered a global public health problem that affects the use of antibiotics, in addition to being responsible for consequences for patient safety around the world. This problem has gained great prominence in the scope of Primary Health Care, since there is recognition of the greater number of prescriptions for antibiotics and their use based on empirical knowledge of the population. Given this, it is necessary to expand health knowledge, especially when promoted through attractive and easily accessible means such as educational technologies. Objective: To analyze the effectiveness of educational technologies in the prescription of antimicrobials by Primary Health Care professionals. Method: This is a Systematic Literature Review of studies of the Randomized Controlled Clinical Trial type submitted for publication of the protocol on the International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) from York University, registration number CRD42024504630. To guide the elaboration of the research question, the acronym PICOS was used, and the research problem was outlined: What is the effectiveness of educational technologies in comparison with no intervention or with interventions based on traditional teaching methodologies used by professionals in Primary Health Care in Brazil? use of antimicrobials? The inclusion criteria were: Health professionals, clinical trial with an intervention group using educational technologies and a control group with standard health prevention. No restrictions will be adopted regarding language and year of publication. The research began in October 2023. Data collection took place in the following databases: PubMed/MEDLINE, CINAHL (Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature), Embase, LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), Virtual Health Library (VHL) , SCOPUS, Cochrane Library (The Cochrane Central Register of Controlled Trials - CENTRAL), Web of Science and ERIC (Educational Resources Information Center), Google Scholar, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Catalog of Theses & Dissertations – Capes and Open Gray and ProQuest Dissertations and Theses (PQDT). Data from the studies were extracted in a standardized form and the risk of bias assessment was carried out using the RoB 2 instrument. Results: 763 studies were identified, of which seven articles were selected for data extraction and qualitative synthesis. A value of κ=0.823 was obtained for the Kappa coefficient in the analysis of agreement between evaluators. The educational technologies found were related to booklets, interactive seminars, workshops, training programs, online courses and multifaceted programs. 85.7% of studies presented a high risk of bias, especially when referring to “deviations from intended interventions”. Conclusion: By providing quick access to up-to-date information, promoting the understanding of complex concepts and facilitating collaboration between professionals, educational technologies stand out as valuable allies in the quest to reduce the inappropriate use of antimicrobials, with emphasis on appropriate prescription and prevention of antimicrobial resistance. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resistência Microbiana a Medicamentos pt_BR
dc.subject Tecnologia Educacional pt_BR
dc.subject Atenção Primária à Saúde pt_BR
dc.subject Microbial Drug Resistance pt_BR
dc.subject Educational Technology pt_BR
dc.subject Primary Health Care pt_BR
dc.title TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE PRESCRIÇÃO DE ANTIMICROBIANOS: revisão sistemática pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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