Abstract:
RESUMO: Introdução: A resistência antimicrobiana é considerada um problema global de saúde
pública que afeta a utilização dos antibióticos, além de ser responsável por consequências
na segurança do paciente em todo o mundo. Esse problema vem ganhando grande
destaque no âmbito da Atenção Primária à Saúde, uma vez que há um reconhecimento
frente ao maior número de prescrição de antibióticos e o seu uso com base em
conhecimentos empíricos da população. Diante disso é necessário a expansão do
conhecimento em saúde, principalmente quando promovido por meios atrativos e de fácil
acesso como as tecnologias educacionais. Objetivo: Analisar a efetividade das
tecnologias educacionais na prescrição de antimicrobianos por profissionais da Atenção
Primária à Saúde. Método: Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura de estudos
do tipo Ensaio Clínico Controlado Randomizado submetida a publicação do protocolo na
plataforma International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) da
York University, com número de registro CRD42024504630. Para guiar a elaboração da
pergunta de pesquisa foi utilizado o acrônimo PICOS, e delineado o problema de
pesquisa: Qual a efetividade de tecnologias educacionais em comparação com nenhuma
intervenção ou com intervenções baseadas em metodologias de ensino tradicionais
utilizadas por profissionais na Atenção Primária à Saúde no uso de antimicrobianos?
Adotou-se como critérios de inclusão: Profissionais de saúde, ensaio clínico com grupo
intervenção com uso de tecnologias educacionais e grupo controle com prevenção padrão
de saúde. Não serão adotadas restrições quanto ao idioma e ano de publicação. A pesquisa
teve início em outubro de 2023. A coleta de dados aconteceu nas bases de dados:
PubMed/MEDLINE, CINAHL (Cummulative Index to Nursing and Allied Health
Literature), Embase, LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da
Saúde), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCOPUS, Cochrane Library (The Cochrane
Central Register of Controlled Trials - CENTRAL), Web of Science e ERIC (Educational
Resources Information Center), Google Scholar, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses & Dissertações – Capes e Open Grey e
ProQuest Dissertations and Theses (PQDT). Os dados dos estudos foram extraídos em
ficha padronizada e a avaliação do risco de viés foi realizada pelo instrumento RoB 2.
Resultados: Foram identificados 763 estudos, desses sete artigos foram selecionados
para extração de dados e síntese qualitativa. Obteve-se um valor de κ=0,823 para o
coeficiente Kappa na análise de concordância entre os avaliadores. As tecnologias
educacionais encontradas estiveram relacionadas a livretos, seminários interativos,
workshop, programas de treinamentos, cursos online e programas multifacetados. 85.7%
dos estudos apresentaram um alto risco de viés, principalmente quando se referiu a
“desvios das intervenções pretendidas”. Conclusão: Ao fornecer acesso rápido a
informações atualizadas, promover a compreensão de conceitos complexos e facilitar a
colaboração entre profissionais, as tecnologias educacionais se destacam como aliadas
valiosas na busca pela redução do uso inadequado de antimicrobianos, com destaque para
a prescrição adequada e na prevenção da resistência antimicrobiana.
ABSTRACT: Introduction: Antimicrobial resistance is considered a global public health problem that
affects the use of antibiotics, in addition to being responsible for consequences for patient
safety around the world. This problem has gained great prominence in the scope of
Primary Health Care, since there is recognition of the greater number of prescriptions for
antibiotics and their use based on empirical knowledge of the population. Given this, it is
necessary to expand health knowledge, especially when promoted through attractive and
easily accessible means such as educational technologies. Objective: To analyze the
effectiveness of educational technologies in the prescription of antimicrobials by Primary
Health Care professionals. Method: This is a Systematic Literature Review of studies of
the Randomized Controlled Clinical Trial type submitted for publication of the protocol
on the International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) from
York University, registration number CRD42024504630. To guide the elaboration of the
research question, the acronym PICOS was used, and the research problem was outlined:
What is the effectiveness of educational technologies in comparison with no intervention
or with interventions based on traditional teaching methodologies used by professionals
in Primary Health Care in Brazil? use of antimicrobials? The inclusion criteria were:
Health professionals, clinical trial with an intervention group using educational
technologies and a control group with standard health prevention. No restrictions will be
adopted regarding language and year of publication. The research began in October 2023.
Data collection took place in the following databases: PubMed/MEDLINE, CINAHL
(Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature), Embase, LILACS (Latin
American and Caribbean Literature in Health Sciences), Virtual Health Library (VHL) ,
SCOPUS, Cochrane Library (The Cochrane Central Register of Controlled Trials -
CENTRAL), Web of Science and ERIC (Educational Resources Information Center),
Google Scholar, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Catalog
of Theses & Dissertations – Capes and Open Gray and ProQuest Dissertations and Theses
(PQDT). Data from the studies were extracted in a standardized form and the risk of bias
assessment was carried out using the RoB 2 instrument. Results: 763 studies were
identified, of which seven articles were selected for data extraction and qualitative
synthesis. A value of κ=0.823 was obtained for the Kappa coefficient in the analysis of
agreement between evaluators. The educational technologies found were related to
booklets, interactive seminars, workshops, training programs, online courses and
multifaceted programs. 85.7% of studies presented a high risk of bias, especially when
referring to “deviations from intended interventions”. Conclusion: By providing quick
access to up-to-date information, promoting the understanding of complex concepts and
facilitating collaboration between professionals, educational technologies stand out as
valuable allies in the quest to reduce the inappropriate use of antimicrobials, with
emphasis on appropriate prescription and prevention of antimicrobial resistance.