Repositório Institucional da UFPI

EFEITO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE PÉ DIABÉTICO NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Kauan Gustavo de
dc.date.accessioned 2025-08-15T18:53:26Z
dc.date.available 2025-08-15T18:53:26Z
dc.date.issued 2025-08-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4027
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Lídya Tolstenko Nogueira Examinadora externa: Profa. Dra. Sandra Marina Gonçalves Bezerra Examinadora interno: Prof Dr. Jefferson Abraão Cateano Lira Examinadora interna suplente: Profa. Dra Rosilane de Lima Brito Magalhães pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: O diabetes mellitus é uma disfunção metabólica crônica de origem múltipla, que acarreta diversas alterações no metabolismo da glicose. Devido sua cronicidade, o descontrole do perfil glicêmico torna suscetível ao aparecimento de diversas complicações, como o desenvolvimento do pé diabético. Diante de inconsistências na educação continuada, faz-se necessário a intervenção educativa para a capacitação adequada dos enfermeiros, visto que o conhecimento insuficiente desses profissionais pode afetar a qualidade da assistência e ocasionar lacunas na prestação dos cuidados. Objetivo: Avaliar o efeito de intervenção educativa em Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre pé diabético no conhecimento de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental, de grupo único, do tipo antes e depois, realizado com 114 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Teresina, Piauí entre agosto a dezembro de 2023. A amostra foi não probabilística por cotas. Os dados foram coletados a partir do questionário sociodemográfico e profissional e Questionário de Investigação do Conhecimento de Enfermeiros sobre Pé Diabético (QICEPeD). A intervenção educativa foi realizada a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem pediabetico.net, o qual foi estruturado em aulas teóricas e práticas e abordou a prevenção e o tratamento do pé diabético. Os dados coletados foram tabulados no Microsoft Excel 2016 e analisados no Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 22. Foi aplicada estatística descritiva, medida de posição média, frequência absoluta e percentual. Para análise inferencial foi aplicado o teste de McNemar e o tamanho do efeito calculado pela estimativa d de Cohen. O nível de significância adotado foi de 5%, valor de p<0,05, com intervalos de confiança de 95%. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob parecer de número 5.179.989. Resultados: Houve um aumento de 31,9% no conhecimento depois da intervenção educativa, média geral de acertos depois da intervenção foi de 98,8 (87,2%), com efeito grande (d = 1.820) para intervenção educativa. Depois da intervenção o número de acertos aumentou em todas as questões do QICEPeD, com acréscimo significativo (p<0,05) de 29,8% para aos sinais de sintomas da neuropatia autonômica; 17,1% para neuropatia motora; locais de aplicação do teste com monofilamento 10 g para 39,3% (Hálux); 43,9% (primeiro metatarso); 43,8% (terceiro metatarso) e 48,6 (quinto metatarso), 67,4% do número recomendado de aplicações dos testes, 40,4% para periodicidade de avaliação dos pés de acordo com a classificação de risco, 21,9% para diminuição da sensibilidade nos pés, 11,4% em relação a ulcera nos pés; 12,2% para amputação; 8,7% para desconhecimento sobre medidas de autocuidado aumentou, 9,7% para uso de calçados inadequados; 19,3% para falta de capacitação/treinamento e 24,6% para falta de instrumentos em relação ao pré-teste. Conclusão: A intervenção educativa em Ambiente Virtual de Aprendizagem, antes e depois, aumentou o conhecimento teórico-prático dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde acerca da assistência às pessoas com diabetes mellitus, evidenciada pelo aumento significativo da média de acertos, especialmente nas questões relacionadas à avaliação clínica do pé em risco. ABSTRACT: Introduction: Diabetes mellitus is a chronic metabolic dysfunction of multiple origins, which causes several changes in glucose metabolism. Due to its chronicity, uncontrolled glycemic profile makes it susceptible to the emergence of various complications, such as the development of diabetic foot. Faced with inconsistencies in continuing education, educational intervention is necessary for the adequate training of nurses, as the insufficient knowledge of these professionals can affect the quality of care and lead to lack of assistance in the provision of care. Objective: To evaluate the effect of an educational intervention in a Virtual Learning Environment on diabetic foot on the knowledge of Primary Health Care nurses. Method: This is a quasi-experimental, single-group, before-and-after study, carried out with 114 nurses from Primary Health Care in Teresina, Piauí between August and December 2023. The sample was non-probabilistic by quotas. Data were collected from the sociodemographic and professional questionnaire and the Nurses' Knowledge Investigation Questionnaire on Diabetic Foot (QICEPeD). The educational intervention was carried out using the pediabetico.net Virtual Learning Environment, which was structured into theoretical and practical classes and addressed the prevention and treatment of diabetic foot. The collected data were tabulated in Microsoft Excel 2016 and analyzed using the Statistical Package for Social Science (SPSS) version 22. Descriptive statistics, average position measurement, absolute frequency and percentage were applied. For inferential analysis, the McNemar test was applied and the effect size was calculated using Cohen's d estimate. The significance level adopted was 5%, with 95% confidence intervals. The research received approval from the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí under opinion number 5,179,989. Results: There was an increase of 31.9 in knowledge after the educational intervention, the overall average number of correct answers after the intervention was 98.8 (87.2%), with a large effect (d = 1,820) for the educational intervention. After the intervention, the number of correct answers increased in all QICEPeD questions. With a significant (p<0,05) increase of 29.8% for signs of symptoms of autonomic neuropathy; 17.1% for motor neuropathy; test application sites with 10 g monofilament for 39.3% (Halux); 43.9% (first metatarsal); 43.8% (third metatarsal) and 48.6 (fifth metatarsal), 67.4% of the recommended number of test applications, 40.4% for frequency of foot assessment according to risk classification, 21.9 % for decreased sensitivity in the feet, 11.4% in relation to foot ulcers; 12.2% for amputation; 8.7% for lack of knowledge about self- care measures increased, 9.7% for wearing inappropriate footwear; 19.3% for lack of qualification/training and 24.6% for lack of instruments in relation to the pre-test. Conclusion: The educational intervention in a Virtual Learning Environment, before and after, increased the theoretical-practical knowledge of Primary Health Care nurses regarding assistance to people with diabetes mellitus, evidenced by the significant increase in the average number of correct answers, especially in the questions related to the clinical assessment of the foot at risk. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Diabetes Mellitus pt_BR
dc.subject Pé Diabético pt_BR
dc.subject Tecnologia Educacional pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Atenção Primária à Saúde pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Diabetes Mellitus pt_BR
dc.subject Diabetic Foot pt_BR
dc.subject Educational Technology pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.subject Primary Health Care pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.title EFEITO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE PÉ DIABÉTICO NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account