dc.description.abstract |
RESUMO: Introdução: O diabetes mellitus é uma disfunção metabólica crônica de origem múltipla, que
acarreta diversas alterações no metabolismo da glicose. Devido sua cronicidade, o descontrole
do perfil glicêmico torna suscetível ao aparecimento de diversas complicações, como o
desenvolvimento do pé diabético. Diante de inconsistências na educação continuada, faz-se
necessário a intervenção educativa para a capacitação adequada dos enfermeiros, visto que o
conhecimento insuficiente desses profissionais pode afetar a qualidade da assistência e
ocasionar lacunas na prestação dos cuidados. Objetivo: Avaliar o efeito de intervenção
educativa em Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre pé diabético no conhecimento de
enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental,
de grupo único, do tipo antes e depois, realizado com 114 enfermeiros da Atenção Primária à
Saúde de Teresina, Piauí entre agosto a dezembro de 2023. A amostra foi não probabilística por
cotas. Os dados foram coletados a partir do questionário sociodemográfico e profissional e
Questionário de Investigação do Conhecimento de Enfermeiros sobre Pé Diabético (QICEPeD).
A intervenção educativa foi realizada a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem
pediabetico.net, o qual foi estruturado em aulas teóricas e práticas e abordou a prevenção e o
tratamento do pé diabético. Os dados coletados foram tabulados no Microsoft Excel 2016 e
analisados no Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 22. Foi aplicada estatística
descritiva, medida de posição média, frequência absoluta e percentual. Para análise inferencial
foi aplicado o teste de McNemar e o tamanho do efeito calculado pela estimativa d de Cohen.
O nível de significância adotado foi de 5%, valor de p<0,05, com intervalos de confiança de
95%. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal
do Piauí sob parecer de número 5.179.989. Resultados: Houve um aumento de 31,9% no
conhecimento depois da intervenção educativa, média geral de acertos depois da intervenção
foi de 98,8 (87,2%), com efeito grande (d = 1.820) para intervenção educativa. Depois da
intervenção o número de acertos aumentou em todas as questões do QICEPeD, com acréscimo
significativo (p<0,05) de 29,8% para aos sinais de sintomas da neuropatia autonômica; 17,1%
para neuropatia motora; locais de aplicação do teste com monofilamento 10 g para 39,3%
(Hálux); 43,9% (primeiro metatarso); 43,8% (terceiro metatarso) e 48,6 (quinto metatarso),
67,4% do número recomendado de aplicações dos testes, 40,4% para periodicidade de
avaliação dos pés de acordo com a classificação de risco, 21,9% para diminuição da
sensibilidade nos pés, 11,4% em relação a ulcera nos pés; 12,2% para amputação; 8,7% para
desconhecimento sobre medidas de autocuidado aumentou, 9,7% para uso de calçados
inadequados; 19,3% para falta de capacitação/treinamento e 24,6% para falta de instrumentos
em relação ao pré-teste. Conclusão: A intervenção educativa em Ambiente Virtual de
Aprendizagem, antes e depois, aumentou o conhecimento teórico-prático dos enfermeiros da
Atenção Primária à Saúde acerca da assistência às pessoas com diabetes mellitus, evidenciada
pelo aumento significativo da média de acertos, especialmente nas questões relacionadas à
avaliação clínica do pé em risco.
ABSTRACT: Introduction: Diabetes mellitus is a chronic metabolic dysfunction of multiple origins, which
causes several changes in glucose metabolism. Due to its chronicity, uncontrolled glycemic
profile makes it susceptible to the emergence of various complications, such as the development
of diabetic foot. Faced with inconsistencies in continuing education, educational intervention is
necessary for the adequate training of nurses, as the insufficient knowledge of these
professionals can affect the quality of care and lead to lack of assistance in the provision of
care. Objective: To evaluate the effect of an educational intervention in a Virtual Learning
Environment on diabetic foot on the knowledge of Primary Health Care nurses. Method: This
is a quasi-experimental, single-group, before-and-after study, carried out with 114 nurses from
Primary Health Care in Teresina, Piauí between August and December 2023. The sample was
non-probabilistic by quotas. Data were collected from the sociodemographic and professional
questionnaire and the Nurses' Knowledge Investigation Questionnaire on Diabetic Foot
(QICEPeD). The educational intervention was carried out using the pediabetico.net Virtual
Learning Environment, which was structured into theoretical and practical classes and
addressed the prevention and treatment of diabetic foot. The collected data were tabulated in
Microsoft Excel 2016 and analyzed using the Statistical Package for Social Science (SPSS)
version 22. Descriptive statistics, average position measurement, absolute frequency and
percentage were applied. For inferential analysis, the McNemar test was applied and the effect
size was calculated using Cohen's d estimate. The significance level adopted was 5%, with 95%
confidence intervals. The research received approval from the Research Ethics Committee of
the Federal University of Piauí under opinion number 5,179,989. Results: There was an
increase of 31.9 in knowledge after the educational intervention, the overall average number of
correct answers after the intervention was 98.8 (87.2%), with a large effect (d = 1,820) for the
educational intervention. After the intervention, the number of correct answers increased in all
QICEPeD questions. With a significant (p<0,05) increase of 29.8% for signs of symptoms of
autonomic neuropathy; 17.1% for motor neuropathy; test application sites with 10 g
monofilament for 39.3% (Halux); 43.9% (first metatarsal); 43.8% (third metatarsal) and 48.6
(fifth metatarsal), 67.4% of the recommended number of test applications, 40.4% for frequency
of foot assessment according to risk classification, 21.9 % for decreased sensitivity in the feet,
11.4% in relation to foot ulcers; 12.2% for amputation; 8.7% for lack of knowledge about self-
care measures increased, 9.7% for wearing inappropriate footwear; 19.3% for lack of
qualification/training and 24.6% for lack of instruments in relation to the pre-test. Conclusion:
The educational intervention in a Virtual Learning Environment, before and after, increased the
theoretical-practical knowledge of Primary Health Care nurses regarding assistance to people
with diabetes mellitus, evidenced by the significant increase in the average number of correct
answers, especially in the questions related to the clinical assessment of the foot at risk. |
pt_BR |