dc.description.abstract |
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo geral compreender como o comportamento
narcísico aparece para o indivíduo da geração Z no Instagram, para obter êxito
articulamos três objetivos específicos em nossa pesquisa: 1) identificar a partir das
discussões sobre narcisismo quais características as redes sociais apresentam desse
fenômeno na contemporaneidade; assim 2) descrever de que modo o narcisismo
contemporâneo contribui para a subjetividade de si para com o outro; com o propósito de
3) discutir a construção imagética a partir do uso de filtros embelezadores no Instagram.
Para tanto, tivemos como observáveis da pesquisa, influenciadoras digitais de renome
nacional que se encaixam nos recortes desta pesquisa. Dentro do marco teórico
discutimos o narcisismo a partir dos conceitos freudianos e lacanianos, além destes,
também usamos o Lasch para contextualizar a cultura do narcisismo em nossa sociedade
contemporânea. Na construção metodológica, propomos uma construção teórico-
metodológica com a Análise de Conteúdo, a partir de Bardin (2013). Como referenciais,
destaca-se autores como: Freud (1914) – Narcisismo; Lacan (1998) - Narcisismo, corpo e
imagem; Lasch (1983) - Cultura do narcisismo; Hall (2014; 2016; 2020) e Castells (2018;
2020) – identidades, Fausto (2005) - Midiatização, entre outros.
Após realização de uma pesquisa aprofundada sobre os conceitos citados acima, foi
constatado que o comportamento narcísico é um sintoma presente em nossa sociedade
contemporânea e que o Instagram é um dos responsáveis por influenciar esse tipo de
comportamento entre seus usuários já que estão constantemente expostos sob uma
cultura narcísica e da imagem.
ABSTRACT: The present study has the general objective of understanding how narcissistic
behavior appears towards the individual of generation Z on Instagram, in order to be
able to articulate three specific objectives in our research: 1) to identify, from
discussions on narcissism, characteristics that social networks present of this
phenomenon in contemporaneity; thus 2) describe how contemporary narcissism
contributes to the subjectivity of oneself towards the other; with the purpose of 3)
discussing imagery construction from the use of beautifying filters on Instagram. For
that, we were as observable and research, nationally renowned digital influencers that
fit the clippings of this research. Within the theoretical framework we discuss
narcissism from Freudian and Lacanian concepts, in addition to these, we also use
Lasch to contextualize the culture of narcissism in our contemporary society. In the
methodological construction, we propose a theoretical-methodological construction
with Content Analysis, based on Bardin (2013). As references, authors such as: Freud
(1914) – Narcissism; Lacan (1998) - Narcissism, body and image; Lasch (1983) -
Culture of narcissism; Hall (2014; 2016; 2020) and Castells (2018; 2020) – identities,
Fausto (2005) – Mediatization, among others. It was found that narcissistic behavior
is a symptom present in our contemporary society and that Instagram is one of those
responsible for influencing this type of behavior among its users since they are
constantly exposed under a narcissistic and image culture. |
pt_BR |