Repositório Institucional da UFPI

A INFINDÁVEL BUSCA PELA MELHOR VERSÃO DE SI MESMO: análise de práticas narcísicas a partir dos perfis das influenciadoras Flávia Pavanelli e Sthe Matos no Instagram

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Anna Karollina Oliveira
dc.date.accessioned 2025-08-08T19:55:26Z
dc.date.available 2025-08-08T19:55:26Z
dc.date.issued 2025-08-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4006
dc.description Orientador: Prof. Dr. Gustavo Fortes Said Examinadora interna: Profª. Dra. Issaaf Santos Karhawi Examinadora interna: Profª Dra. Monalisa Pontes Xavier pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo tem como objetivo geral compreender como o comportamento narcísico aparece para o indivíduo da geração Z no Instagram, para obter êxito articulamos três objetivos específicos em nossa pesquisa: 1) identificar a partir das discussões sobre narcisismo quais características as redes sociais apresentam desse fenômeno na contemporaneidade; assim 2) descrever de que modo o narcisismo contemporâneo contribui para a subjetividade de si para com o outro; com o propósito de 3) discutir a construção imagética a partir do uso de filtros embelezadores no Instagram. Para tanto, tivemos como observáveis da pesquisa, influenciadoras digitais de renome nacional que se encaixam nos recortes desta pesquisa. Dentro do marco teórico discutimos o narcisismo a partir dos conceitos freudianos e lacanianos, além destes, também usamos o Lasch para contextualizar a cultura do narcisismo em nossa sociedade contemporânea. Na construção metodológica, propomos uma construção teórico- metodológica com a Análise de Conteúdo, a partir de Bardin (2013). Como referenciais, destaca-se autores como: Freud (1914) – Narcisismo; Lacan (1998) - Narcisismo, corpo e imagem; Lasch (1983) - Cultura do narcisismo; Hall (2014; 2016; 2020) e Castells (2018; 2020) – identidades, Fausto (2005) - Midiatização, entre outros. Após realização de uma pesquisa aprofundada sobre os conceitos citados acima, foi constatado que o comportamento narcísico é um sintoma presente em nossa sociedade contemporânea e que o Instagram é um dos responsáveis por influenciar esse tipo de comportamento entre seus usuários já que estão constantemente expostos sob uma cultura narcísica e da imagem. ABSTRACT: The present study has the general objective of understanding how narcissistic behavior appears towards the individual of generation Z on Instagram, in order to be able to articulate three specific objectives in our research: 1) to identify, from discussions on narcissism, characteristics that social networks present of this phenomenon in contemporaneity; thus 2) describe how contemporary narcissism contributes to the subjectivity of oneself towards the other; with the purpose of 3) discussing imagery construction from the use of beautifying filters on Instagram. For that, we were as observable and research, nationally renowned digital influencers that fit the clippings of this research. Within the theoretical framework we discuss narcissism from Freudian and Lacanian concepts, in addition to these, we also use Lasch to contextualize the culture of narcissism in our contemporary society. In the methodological construction, we propose a theoretical-methodological construction with Content Analysis, based on Bardin (2013). As references, authors such as: Freud (1914) – Narcissism; Lacan (1998) - Narcissism, body and image; Lasch (1983) - Culture of narcissism; Hall (2014; 2016; 2020) and Castells (2018; 2020) – identities, Fausto (2005) – Mediatization, among others. It was found that narcissistic behavior is a symptom present in our contemporary society and that Instagram is one of those responsible for influencing this type of behavior among its users since they are constantly exposed under a narcissistic and image culture. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Narcisismo pt_BR
dc.subject Redes Sociais pt_BR
dc.subject Midiatização pt_BR
dc.subject Subjetividade pt_BR
dc.subject Narcissism pt_BR
dc.subject Social Media pt_BR
dc.subject Mediatization pt_BR
dc.subject Subjectivity pt_BR
dc.title A INFINDÁVEL BUSCA PELA MELHOR VERSÃO DE SI MESMO: análise de práticas narcísicas a partir dos perfis das influenciadoras Flávia Pavanelli e Sthe Matos no Instagram pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account