Repositório Institucional da UFPI

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE PREVENÇÃO E MANEJO DO PÉ DIABÉTICO PARA ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIRA, Jefferson Abraão Caetano
dc.date.accessioned 2025-07-30T18:04:24Z
dc.date.available 2025-07-30T18:04:24Z
dc.date.issued 2025-07-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3993
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Lídya Tolstenko Nogueira Examinadora interna: Profa. Dra. Paula Cristina Nogueira Examinadora externa: Profa. Dra. Sandra Marina Gonçalves Bezerra - UESPI Examinadora interna: Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos Examinadora Interna Suplente: Profa. Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo Examinadora Interna Suplente: Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: o pé diabético é uma síndrome caracterizada pela presença de infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados às anormalidades neurológicas e à doença vascular periférica em pessoas acometidas pelo diabetes mellitus. A falta de capacitação e de educação continuada, atreladas à indisponibilidade de instrumentos para avaliação adequada dos pés, são alguns dos entraves que dificultam a qualidade da assistência de enfermagem às pessoas com diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde. Assim, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é um recurso da Educação a Distância importante para a educação continuada de profissionais. Objetivo: construir e validar intervenção educativa em Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre prevenção e manejo do pé diabético para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Método: estudo realizado em duas etapas: revisão sistemática e metanálise e estudo metodológico. A revisão sistemática e metanálise foi elaborada segundo as recomendações da colaboração Cochrane e das diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados MEDLINE via PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, Embase, Central Cochrane, BDENF, índice bibliográfico LILACS, biblioteca eletrônica Scielo e na literatura cinzenta. A amostra foi constituída de 11 ensaios clínicos controlados randomizados. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta Revised Cochrane risk-of-bias tool for randomized trials e a certeza da evidência pelo Grading of Recommendations Assessment, Development and Evalution. A síntese dos resultados foi realizada de forma descritiva e pela metanálise. O estudo metodológico para construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem seguiu as sete etapas recomendadas pelas Diretrizes Práticas para o Desenvolvimento de Intervenções Baseadas na World Wide Web: Etapa 1) Significado e eficácia da intervenção baseada na web; Etapa 2) Seleção do público-alvo; Etapa 3) Seleção de teoria para construção da intervenção baseada na web; Etapa 4) Determinação dos objetivos geral e específicos da intervenção baseada na web; Etapa 5) Decisão do conteúdo da intervenção baseada na web; Etapa 6) Escolha dos aspectos tecnológicos da intervenção baseada na web; e Etapa 7) Estratégias usadas para evitar desistências da intervenção baseada na web. A validação abordou os aspectos pedagógicos e a usabilidade, com peritos de Enfermagem em Estomaterapia e Informática, sendo selecionados 29 peritos de Enfermagem em Estomaterapia e cinco de Informática. A amostra foi por conveniência e obedeceu aos critérios de Fehring. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e profissional e dos instrumentos Learning Object Review Instrument e do Guia para Análise do Design e Interface. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e inferencial. A concordância dos peritos foi definida por meio do percentual de concordância e do teste binomial. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com parecer n° 5.179.989, de 2021. Resultados: na revisão sistemática e metanálise, as tecnologias educativas predominantes foram os treinamentos e as orientações verbais, destacando-se as tecnologias leve-duras. Na comparação com o cuidado usual, as tecnologias educativas apresentaram fator de proteção para prevenção da incidência de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) e a avaliação de certeza da evidência foi baixa. As tecnologias educativas também tiveram fator de proteção para prevenção da incidência de amputação em membros inferiores (RR=0,53; IC 95%=0,31-0,90; p=0,02) e a certeza da evidência foi muito baixa. O estudo metodológico foi realizado após a revisão sistemática e metanálise, sendo construído o Ambiente Virtual de 8 Aprendizagem Pé diabético.net, que foi elaborado em cinco módulos, com videoaulas expositivas e práticas, box saiba mais, fórum e quiz. Na validação pedagógica, a média total do percentual de concordância foi de 97,4%. A qualidade do conteúdo, o alinhamento de objetivos de aprendizagem, a motivação, utilização de interação e conformidade padrão apresentaram percentual de concordância de 100% pelos peritos (p<0,001). Na validação da usabilidade, 95,1% dos itens tiveram percentual de concordância de 100%. As recomendações dos peritos foram acatadas quase em totalidade. Conclusão: as tecnologias educativas leve-duras, como as orientações verbais estruturadas, jogos educativos, aula expositiva, treinamentos teórico- práticos, vídeo educativo, folder, álbum seriado e desenhos lúdicos, e as tecnologias duras, a exemplo do calçado terapêutico, palmilhas, termômetro digital de infravermelho, kits de cuidados com os pés, aplicativo de telemedicina e telefone móvel, foram efetivas para prevenção e tratamento da úlcera diabética, porém, estudos mais robustos são necessários. O Ambiente Virtual de Aprendizagem Pé diabético.net foi considerado válido com elevado percentual de concordância entre os peritos e poderá ser uma ferramenta útil para a educação continuada de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. ABSTRACT: Introduction: the diabetic foot is a syndrome characterized by the presence of infection, ulceration and/or destruction of deep tissues associated with neurological abnormalities and peripheral vascular disease in people affected by diabetes mellitus. The lack of training and continuing education, linked to the unavailability of instruments for proper assessment of the feet, are some of the obstacles that hinder the quality of nursing care for people with diabetes mellitus in Primary Health Care. Thus, the Virtual Learning Environment is an important Distance Education resource for the continuing education of professionals. Objective: to build and validate an educational intervention in a Virtual Learning Environment on the prevention and management of diabetic foot for Primary Health Care nurses. Method: study carried out in two stages: systematic review and meta-analysis and methodological study. The systematic review and meta-analysis was carried out following the recommendations of the Cochrane collaboration and the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols guidelines. The bibliographical survey was carried out in the MEDLINE databases via PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, Embase, Central Cochrane, BDENF, LILACS bibliographic index, Scielo electronic library and in the gray literature. The sample consisted of 11 randomized controlled clinical trials. The risk of bias was assessed using the Revised Cochrane risk-of-bias tool for randomized trials and the certainty of evidence using the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. The synthesis of results was carried out descriptively and through meta-analysis. The methodological study for the construction of the Virtual Learning Environment followed the seven steps recommended by the Practical Guidelines for the Development of Interventions Based on the World Wide Web: Step 1) Meaning and effectiveness of the web-based intervention; Step 2) Selection of the target audience; Step 3) Selection of theory for building the web-based intervention; Step 4) Determining the general and specific objectives of the web-based intervention; Step 5) Decide on the content of the web-based intervention; Step 6) Choice of technological aspects of the web-based intervention; and Step 7) Strategies used to avoid dropouts from the web-based intervention. The validation addressed the pedagogical aspects and usability, with Nursing experts in Stomatherapy and Informatics, being selected 29 Nursing experts in Stomatherapy and five in Informatics. The sample was for convenience and followed Fehring's criteria. Data were collected through a socio-demographic and professional questionnaire and the Learning Object Review Instrument and the Guide for Design and Interface Analysis. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. Experts' agreement was defined using the percentage of agreement and the binomial test. This research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, with opinion no . 5,179,989, of 2021. Results: in the systematic review and meta-analysis, the predominant educational technologies were training and verbal guidance, highlighting the light-hard technologies. In comparison with usual care, educational technologies showed a protective factor for preventing the incidence of diabetic ulcers (RR=0.40; CI 95%=0.18-0.90; p=0.03) and the evaluation of certainty of the evidence was low. The educational technologies also had a protective factor to prevent the incidence of lower limb amputation (RR=0.53; CI 95%=0.31-0.90; p=0.02) and the certainty of the evidence was very low. The methodological study was carried out after a systematic review and meta-analysis, and the Virtual Learning Environment Pé diabetic.net was built, which was elaborated in five modules, with expository and practical video classes, learn more 10 box, forum and quiz. In the pedagogical validation, the total mean percentage of agreement was 97,4%. Content quality, alignment of learning objectives, motivation, use of interaction and standard compliance showed a percentage of agreement of 100% by the experts (p<0.001). In the usability validation, 95,1% of the items had a percentage of agreement of 100%. The experts' recommendations were adopted almost entirely. Conclusion: soft-hard educational technologies, such as structured verbal guidelines, educational games, lectures, theoretical- practical training, educational video, folder, serial album and playful drawings, and hard technologies, such as therapeutic footwear, insoles, digital infrared thermometer, foot care kits, telemedicine application and mobile phone were effective for the prevention and treatment of diabetic ulcers, however, more robust studies are needed. The Virtual Learning Environment Pé diabetic.net was considered valid with a high percentage of agreement among the experts and could be a useful tool for the continuing education of Primary Health Care nurses. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Diabetes Mellitus pt_BR
dc.subject Pé Diabético pt_BR
dc.subject Tecnologia Educacional pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Atenção Primária à Saúde pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.title CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE PREVENÇÃO E MANEJO DO PÉ DIABÉTICO PARA ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account