Abstract:
RESUMO: Introdução: o pé diabético é uma síndrome caracterizada pela presença de infecção, ulceração
e/ou destruição de tecidos profundos associados às anormalidades neurológicas e à doença
vascular periférica em pessoas acometidas pelo diabetes mellitus. A falta de capacitação e de
educação continuada, atreladas à indisponibilidade de instrumentos para avaliação adequada
dos pés, são alguns dos entraves que dificultam a qualidade da assistência de enfermagem às
pessoas com diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde. Assim, o Ambiente Virtual de
Aprendizagem é um recurso da Educação a Distância importante para a educação continuada
de profissionais. Objetivo: construir e validar intervenção educativa em Ambiente Virtual de
Aprendizagem sobre prevenção e manejo do pé diabético para enfermeiros da Atenção Primária
à Saúde. Método: estudo realizado em duas etapas: revisão sistemática e metanálise e estudo
metodológico. A revisão sistemática e metanálise foi elaborada segundo as recomendações da
colaboração Cochrane e das diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Review and
Meta-Analysis Protocols. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados
MEDLINE via PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, Embase, Central Cochrane,
BDENF, índice bibliográfico LILACS, biblioteca eletrônica Scielo e na literatura cinzenta. A
amostra foi constituída de 11 ensaios clínicos controlados randomizados. O risco de viés foi
avaliado pela ferramenta Revised Cochrane risk-of-bias tool for randomized trials e a certeza
da evidência pelo Grading of Recommendations Assessment, Development and Evalution. A
síntese dos resultados foi realizada de forma descritiva e pela metanálise. O estudo
metodológico para construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem seguiu as sete etapas
recomendadas pelas Diretrizes Práticas para o Desenvolvimento de Intervenções Baseadas na
World Wide Web: Etapa 1) Significado e eficácia da intervenção baseada na web; Etapa 2)
Seleção do público-alvo; Etapa 3) Seleção de teoria para construção da intervenção baseada na
web; Etapa 4) Determinação dos objetivos geral e específicos da intervenção baseada na web;
Etapa 5) Decisão do conteúdo da intervenção baseada na web; Etapa 6) Escolha dos aspectos
tecnológicos da intervenção baseada na web; e Etapa 7) Estratégias usadas para evitar
desistências da intervenção baseada na web. A validação abordou os aspectos pedagógicos e a
usabilidade, com peritos de Enfermagem em Estomaterapia e Informática, sendo selecionados
29 peritos de Enfermagem em Estomaterapia e cinco de Informática. A amostra foi por
conveniência e obedeceu aos critérios de Fehring. Os dados foram coletados por meio de
questionário sociodemográfico e profissional e dos instrumentos Learning Object Review
Instrument e do Guia para Análise do Design e Interface. Os dados foram analisados mediante
estatística descritiva e inferencial. A concordância dos peritos foi definida por meio do
percentual de concordância e do teste binomial. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de
Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com parecer n° 5.179.989, de 2021.
Resultados: na revisão sistemática e metanálise, as tecnologias educativas predominantes
foram os treinamentos e as orientações verbais, destacando-se as tecnologias leve-duras. Na
comparação com o cuidado usual, as tecnologias educativas apresentaram fator de proteção
para prevenção da incidência de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) e a
avaliação de certeza da evidência foi baixa. As tecnologias educativas também tiveram fator de
proteção para prevenção da incidência de amputação em membros inferiores (RR=0,53; IC
95%=0,31-0,90; p=0,02) e a certeza da evidência foi muito baixa. O estudo metodológico foi
realizado após a revisão sistemática e metanálise, sendo construído o Ambiente Virtual de
8
Aprendizagem Pé diabético.net, que foi elaborado em cinco módulos, com videoaulas
expositivas e práticas, box saiba mais, fórum e quiz. Na validação pedagógica, a média total do
percentual de concordância foi de 97,4%. A qualidade do conteúdo, o alinhamento de objetivos
de aprendizagem, a motivação, utilização de interação e conformidade padrão apresentaram
percentual de concordância de 100% pelos peritos (p<0,001). Na validação da usabilidade,
95,1% dos itens tiveram percentual de concordância de 100%. As recomendações dos peritos
foram acatadas quase em totalidade. Conclusão: as tecnologias educativas leve-duras, como as
orientações verbais estruturadas, jogos educativos, aula expositiva, treinamentos teórico-
práticos, vídeo educativo, folder, álbum seriado e desenhos lúdicos, e as tecnologias duras, a
exemplo do calçado terapêutico, palmilhas, termômetro digital de infravermelho, kits de
cuidados com os pés, aplicativo de telemedicina e telefone móvel, foram efetivas para
prevenção e tratamento da úlcera diabética, porém, estudos mais robustos são necessários. O
Ambiente Virtual de Aprendizagem Pé diabético.net foi considerado válido com elevado
percentual de concordância entre os peritos e poderá ser uma ferramenta útil para a educação
continuada de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde.
ABSTRACT: Introduction: the diabetic foot is a syndrome characterized by the presence of infection,
ulceration and/or destruction of deep tissues associated with neurological abnormalities and
peripheral vascular disease in people affected by diabetes mellitus. The lack of training and
continuing education, linked to the unavailability of instruments for proper assessment of the
feet, are some of the obstacles that hinder the quality of nursing care for people with diabetes
mellitus in Primary Health Care. Thus, the Virtual Learning Environment is an important
Distance Education resource for the continuing education of professionals. Objective: to build
and validate an educational intervention in a Virtual Learning Environment on the prevention
and management of diabetic foot for Primary Health Care nurses. Method: study carried out in
two stages: systematic review and meta-analysis and methodological study. The systematic
review and meta-analysis was carried out following the recommendations of the Cochrane
collaboration and the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis
Protocols guidelines. The bibliographical survey was carried out in the MEDLINE databases
via PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, Embase, Central Cochrane, BDENF, LILACS
bibliographic index, Scielo electronic library and in the gray literature. The sample consisted
of 11 randomized controlled clinical trials. The risk of bias was assessed using the Revised
Cochrane risk-of-bias tool for randomized trials and the certainty of evidence using the Grading
of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. The synthesis of results was
carried out descriptively and through meta-analysis. The methodological study for the
construction of the Virtual Learning Environment followed the seven steps recommended by
the Practical Guidelines for the Development of Interventions Based on the World Wide Web:
Step 1) Meaning and effectiveness of the web-based intervention; Step 2) Selection of the target
audience; Step 3) Selection of theory for building the web-based intervention; Step 4)
Determining the general and specific objectives of the web-based intervention; Step 5) Decide
on the content of the web-based intervention; Step 6) Choice of technological aspects of the
web-based intervention; and Step 7) Strategies used to avoid dropouts from the web-based
intervention. The validation addressed the pedagogical aspects and usability, with Nursing
experts in Stomatherapy and Informatics, being selected 29 Nursing experts in Stomatherapy
and five in Informatics. The sample was for convenience and followed Fehring's criteria. Data
were collected through a socio-demographic and professional questionnaire and the Learning
Object Review Instrument and the Guide for Design and Interface Analysis. Data were analyzed
using descriptive and inferential statistics. Experts' agreement was defined using the percentage
of agreement and the binomial test. This research was approved by the Research Ethics
Committee of the Federal University of Piauí, with opinion no
. 5,179,989, of 2021. Results: in
the systematic review and meta-analysis, the predominant educational technologies were
training and verbal guidance, highlighting the light-hard technologies. In comparison with usual
care, educational technologies showed a protective factor for preventing the incidence of
diabetic ulcers (RR=0.40; CI 95%=0.18-0.90; p=0.03) and the evaluation of certainty of the
evidence was low. The educational technologies also had a protective factor to prevent the
incidence of lower limb amputation (RR=0.53; CI 95%=0.31-0.90; p=0.02) and the certainty
of the evidence was very low. The methodological study was carried out after a systematic
review and meta-analysis, and the Virtual Learning Environment Pé diabetic.net was built,
which was elaborated in five modules, with expository and practical video classes, learn more
10
box, forum and quiz. In the pedagogical validation, the total mean percentage of agreement was
97,4%. Content quality, alignment of learning objectives, motivation, use of interaction and
standard compliance showed a percentage of agreement of 100% by the experts (p<0.001). In
the usability validation, 95,1% of the items had a percentage of agreement of 100%. The
experts' recommendations were adopted almost entirely. Conclusion: soft-hard educational
technologies, such as structured verbal guidelines, educational games, lectures, theoretical-
practical training, educational video, folder, serial album and playful drawings, and hard
technologies, such as therapeutic footwear, insoles, digital infrared thermometer, foot care kits,
telemedicine application and mobile phone were effective for the prevention and treatment of
diabetic ulcers, however, more robust studies are needed. The Virtual Learning Environment
Pé diabetic.net was considered valid with a high percentage of agreement among the experts
and could be a useful tool for the continuing education of Primary Health Care nurses.