Abstract:
RESUMO: A presente pesquisa propõe a tese segundo a qual a estética kantiana e o conceito de
belo e de sublime, nos aproximam das ideias morais, pois ambas nos direcionam à ideia
de um sentimento de respeito e a um sentimento moral, em distinção de qualquer
sentimento meramente patológico (interesses baseados em inclinações egoístas). A
partir de uma abordagem da moral e da estética de Kant utilizaremos como fio condutor
as seguintes obras principais: Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785),
Observações sobre o sentimento do belo e do sublime (1764) e a Crítica da Faculdade
do Juízo (1790), cuja proposta é investigar de que modo o desinteresse pelo empírico
pode despertar em nós uma propedêutica moral. Como obras secundárias, utilizaremos
também os seguintes escritos kantianos: Crítica da Razão Pura (1781) (Estética
Transcendental), Crítica da Razão Prática (1788), Metafísica dos Costumes (1797) e a
Antropologia de um ponto de vista pragmático (1798), para aprofundar os conceitos que
se relacionam com a problemática da estética e da moralidade. Inicialmente, faremos
uma abordagem da moralidade kantiana presente na Fundamentação, com o intuito de
observar quais são os critérios para um agir moral e livre, para posteriormente, entender
a relação entre a estética e a moralidade na filosofia kantiana. Em segundo lugar,
trataremos dos principais filósofos que serviram como ponto-chave para o
desenvolvimento da teoria estética de Kant, a saber, Hume, Baumgarten e Burke.
Assim, estabeleceremos as principais relações e divergências entre Kant e os estetas
modernos, a fim de demonstrar que a estética kantiana nos conduz aos princípios de um
agir moral. Sendo assim, realizaremos uma investigação filosófica dos principais
conceitos kantianos que nos conduzem às reflexões estéticas e morais: o belo, o
sublime, o interesse prático, o interesse patológico, o sentimento moral, o sentimento
de respeito e o interesse intelectual pelo belo natural. A presente pesquisa se ampara
nos estudos de relevantes pesquisadores (as) da filosofia kantiana, como por exemplo,
Gérard Lebrun, Maria de Lourdes Borges, Jane Kneller, Eva Schaper etc., os quais
ressaltam, brevemente, uma aproximação entre a estética kantiana e a moralidade.
Lebrun em seu livro Sobre Kant dedica o seu último capítulo intitulado “A Razão
Prática na Crítica do Juízo” a uma analogia entre o juízo de gosto e o juízo moral.
Segundo Lebrun (2012), o que torna possível esta aproximação é que o juízo estético do
belo e o juízo moral nos direcionam a ideia de um “sentimento de finalidade”. Este
sentimento deriva de um prazer desinteressado ao contemplarmos aquilo que é belo.
Adiante, Maria de Lourdes Borges nos convida, também, a uma convergência do
domínio estético ao moral. Borges (2001) enfatiza que a analogia entre a moralidade e a
estética não está ligada a uma semelhança de conteúdo, mas a uma “semelhança nas
regras de reflexão.” Isto implica dizer que tanto o belo natural quanto a moralidade são
universais, pois aprazem de modo imediato e desinteressado. Jane Kneller nos apresenta
um capítulo intitulado de “Os interesses do desinteresse”, cujo livro é Kant e o poder da
imaginação, o qual defende uma postura de que os juízos de gosto, assim como os
juízos morais, buscam um consentimento de todos, isto é, uma exigência moral. Eva
Schaper (2009) reconhece uma certa autonomia do juízo estético com relação ao juízo
moral. Esta aproximação entre a estética e a moralidade se apoia na Crítica do Juízo, a
qual mostra que o belo e o sublime conduzem à moralidade, porque eles suscitam em
nós um estado de ânimo análogo aos juízos morais. Com isso, concluiremos que a os
juízos estéticos do belo e do sublime são imprescindíveis para refletirmos sobre as
questões morais, na medida em que a experiência estética nos proporciona uma
propedêutica moral, isto é, não apenas o cultivo da liberdade, mas também, de nossa
sensibilidade moral, ou seja, da capacidade de sermos afetados de maneira estética,
justamente porque a experiência do belo e do sublime têm a possibilidade direcionar os
indivíduos a uma convivência ética em sociedade.
ABSTRACT: This research proposes the thesis according to which Kantian aesthetics and the concept
of beauty and the sublime bring us closer to moral ideas, as both direct us to the idea of
a feeling of respect and a moral feeling, in distinction from any feeling merely
pathological (interests based on selfish inclinations). From an approach to Kant's morals
and aesthetics, we will use the following main works as a guiding thread: Groundwork
of the Metaphysics of Morals (1785), Observations on the Feeling of the Beautiful and
Sublime (1764) and the Critique of Judgment (1790), whose purpose is to investigate
how aesthetic disinterestedness can awaken in us a moral propaedeutic. As secondary
writings, we will also use the following Kantian writings: Critique of Pure Reason
(1781) (Transcendental Aesthetics), Critique of Practical Reason (1788), Metaphysics
of Morals (1797) and Anthropology from a pragmatic point of view (1798), to deepen
the concepts that relate to the issues of aesthetics and morality. Initially, we will
approach the Kantian morality present in the Groundwork, with the aim of observing
what the criteria are for moral and free action, and later, understand the relationship
between aesthetics and morality in Kantian philosophy. Secondly, we will deal with the
main philosophers who served as key points for the development of Kant's aesthetic
theory, namely Hume, Baumgarten and Burke. Thus, we will establish the main
relationships and divergences between Kant and modern aesthetes, in order to
demonstrate that Kantian aesthetics leads us to the principles of moral action. Therefore,
we will carry out a philosophical investigation of the main Kantian concepts that lead us
to aesthetic and moral reflections: the beautiful, the sublime, the practical interest, the
pathological interest, the moral feeling, the feeling of respect and intellectual interest in
natural beauty. This research is based on the studies of relevant researchers of Kantian
philosophy, such as Gérard Lebrun, Maria de Lourdes Borges, Jane Kneller, Eva
Schaper etc., who briefly highlight an approximation between Kantian aesthetics and
morality. Lebrun in his book On Kant dedicates his last chapter entitled “Practical
Reason in the Critique of Judgment” to an analogy between the judgment of taste and
moral judgment. In accordance with Lebrun (2012), what makes this approach possible
is that the aesthetic judgment of beauty and the moral judgment direct us to the idea of a
“sense of purpose”. This feeling derives from a disinterested pleasure when
contemplating what is beautiful. Next, Maria de Lourdes Borges also invites us to a
convergence of the aesthetic and ethical domains. Borges (2001) emphasizes that the
analogy between morality and aesthetics is not linked to a similarity in content, but to a
“similarity in the rules of reflection.”. This implies saying that aesthetic judgments of
the beautiful and the sublime, as well as judgments are universal, as they please in an
immediate and disinterested way. Jane Kneller presents us with a chapter entitled “The
interests of disinterest”, whose book is Kant and the power of imagination, which
defends a position that judgments of taste, as well as like moral judgments, they seek
everyone's consent, that is, a moral requirement. Eva Schaper (2009) recognizes a
certain autonomy of aesthetic judgment in relation to moral judgment. Our research
aims to demonstrate that complacency for natural beauty brings us closer to a feeling
that directs us to moral ideas. This rapprochement between aesthetics and morality is
based on the Critique of Judgment, which shows that the beauty and the sublime lead to
morality, because they arouses in us a state of mind analogous to moral judgments.
With this, we will conclude that aesthetic judgments of the beautiful and the sublime are
essential for us to reflect on moral issues, insofar as the aesthetic experience provides us
with a moral propaedeutic, that is, not only the cultivation of freedom, but also of our
moral sensitivity, that is, the ability to be affected in an aesthetic way, precisely because
the experience of the beautiful and the sublime has the possibility of directing
individuals to an ethical coexistence in society.