Repositório Institucional da UFPI

AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA DOCÊNCIA E A PRÁTICA FORMATIVA DOS PROFESSORES NAS LICENCIATURAS NO IFPI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BARBOSA, Luzia Áurea Bezerra Albano
dc.date.accessioned 2025-07-25T17:27:07Z
dc.date.available 2025-07-25T17:27:07Z
dc.date.issued 2025-07-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3980
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Examinadora interna: Profª. Dra. Antônia Edna Brito Examinadora interna: Profª. Dra. Josânia Lima Portela Carvalhêdo Examinadora externa: Profª. Dra. Emonoela Moreira Maciel - IFPI Examinadora externa: Prof. Dr. Rosália de Fátima e Silva - UFRN Examinadora interna: Profª. Dra. Neide Cavalcante Guedes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas formativas de professores que atuam nos cursos de licenciatura no IFPI – Campus Teresina Central, partindo do problema: como as bases epistemológicas da docência subjacentes às práticas formativas de professores formadores interferem em sua formação e atuação docente promovendo movimentos de sentidos e significados na docência? Constitui como pressuposto da investigação a tese de que as bases epistemológicas da docência, subjacentes às práticas formativas de professores, implicam sentidos e significados na docência e interferem no processo de formação e atuação docente no contexto dos cursos de licenciatura. Como objetivo geral se propõe a analisar as bases epistemológicas da docência subjacentes às práticas formativas de professores no contexto dos cursos de licenciatura. Considerando a complexidade do objeto de estudo, a pesquisa encontra- se delineada e desenvolvida a partir da constituição de um mosaico teórico-metodológico, de natureza qualitativa em educação com uma abordagem subjetivista na perspectiva fenomenológico-hermenêutica, fundamentado na multirreferencialidade proposta por Ardoino (1998). Na tessitura dos fundamentos teóricos, os estudos de Mizukami (2005-2006), Morosini (2006), Franco (2008), Gatti (2019) ratificam a necessidade de investigações sobre os professores formadores, a partir de suas concepções e como ressignificam suas práticas rompendo com os modelos reducionistas de formação e atuação docente. Utiliza como metodologia a Entrevista Compreensiva proposta por Kaufmann (2013). Os pressupostos da entrevista compreensiva são sistematizados de forma multirreferencial, articulando a escuta sensível (Barbier, 1998), o artesanato intelectual (Mills, 1982, 2009), realizado dados da pesquisa, as entrevistas com 08 professores dos cursos de licenciatura ofertados no IFPI – Campus Teresina Central. Os principais dispositivos metodológicos utilizados foram: roteiro guia da entrevista, entrevistas, gravações das entrevistas, fichas de interpretação e planos evolutivos. A construção teórica fundamenta-se em elementos conceituais referenciados a partir das contribuições de Freire (1996), Houssaye (2004), Franco (2016), García (1999), Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2010) e Vaillant (2003). Sua relevância se apresenta nos sentidos da e na docência constituídos nos processos e práticas formativas do professor formador, em diversos tempo e espaços. O exercício da reflexividade ressignifica os conhecimentos teórico- práticos inerentes à formação e atuação docente em cursos de licenciatura, no contexto institucional em que a docência se configura multifacetada, no qual as bases epistemológicas são continuamente constituídas nas práticas formativas e implicam na formação e atuação docente dos professores formadores. Dentre outras constatações, conclui que a pesquisa contribui para aprofundar as discussões acerca das práticas formativas do professor formador. ABSTRACT: This research has as the object of study the formative practices of professors who work in the teaching degree courses at IFPI – Teresina Central Campus, starting from the following problem: how do the epistemological bases of teaching underlying the formative practices of teacher educators interfere in their teaching education and performance promoting movements of senses and meanings in teaching? The assumption for the investigation is the thesis that the epistemological bases of teaching, underlying the formative practices of professors, imply senses and meanings in teaching and interfere in the teaching education and performance process in the context of teaching degree courses. The overall goal is to analyze the epistemological bases of teaching underlying the formative practices of professors in the context of teaching degree courses. Considering the complexity of the object of study, the research is delineated and developed from the constitution of a theoretical-methodological framework of qualitative nature in education with a subjectivist approach in the phenomenological-hermeneutic perspective, based on the multi-referentiality proposed by Ardoino (1998). In the texture of theoretical fundaments, the studies of Mizukami (2005-2006), Morosini (2006), Franco (2008), Gatti (2019), ratify the need for investigations on teacher educators, as of their conceptions and how they give new meaning to their practices breaking off the reductionist models of teaching education and performance. The method being used in this research is the Comprehensive Interview proposed by Kaufman (2013). The assumptions of the comprehensive interview are systematized in a multi-referential way, articulating sensitive listening (BARBIER, 1998), intellectual craftsmanship (MILLS, 1982, 2009) and research data, the interviews with 08 professors of the teaching degree courses offered at IFPI – Teresina Central Campus. The main methodological devices used were: interview guide script, interviews, interview recordings, interpretation sheets and evolutionary plans. The theoretical construction is based on the conceptual elements referenced from the contributions of Freire (1996), Houssaye (2004), Franco (2016), Garcia (1999), Tardiff (2002), Pimenta and Anastasiou (2010) and Vaillant (2003). Its relevance is presented in the meanings of and in teaching, constituted in the formative processes and practices of the teacher educator in different times and spaces. The exercise of reflexivity gives new meaning to the theoretical-practical knowledge inherent to the teaching education and performance in teaching degree courses in the institutional context where teaching is multifaceted, in which the epistemological bases are continuously constituted in the formative practices and imply the teaching education and performance of teacher educators. Among other findings, it is concluded that the research contributes to deepen the discussions about the formative practices of the teacher educator. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Professor Formador pt_BR
dc.subject Práticas Formativas pt_BR
dc.subject Entrevista Compreensiva pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Teacher Educator pt_BR
dc.subject Formative Practices pt_BR
dc.subject Comprehensive Interview pt_BR
dc.title AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA DOCÊNCIA E A PRÁTICA FORMATIVA DOS PROFESSORES NAS LICENCIATURAS NO IFPI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account