Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas formativas de professores que atuam nos
cursos de licenciatura no IFPI – Campus Teresina Central, partindo do problema: como as bases
epistemológicas da docência subjacentes às práticas formativas de professores formadores
interferem em sua formação e atuação docente promovendo movimentos de sentidos e
significados na docência? Constitui como pressuposto da investigação a tese de que as bases
epistemológicas da docência, subjacentes às práticas formativas de professores, implicam
sentidos e significados na docência e interferem no processo de formação e atuação docente no
contexto dos cursos de licenciatura. Como objetivo geral se propõe a analisar as bases
epistemológicas da docência subjacentes às práticas formativas de professores no contexto dos
cursos de licenciatura. Considerando a complexidade do objeto de estudo, a pesquisa encontra-
se delineada e desenvolvida a partir da constituição de um mosaico teórico-metodológico, de
natureza qualitativa em educação com uma abordagem subjetivista na perspectiva
fenomenológico-hermenêutica, fundamentado na multirreferencialidade proposta por Ardoino
(1998). Na tessitura dos fundamentos teóricos, os estudos de Mizukami (2005-2006), Morosini
(2006), Franco (2008), Gatti (2019) ratificam a necessidade de investigações sobre os
professores formadores, a partir de suas concepções e como ressignificam suas práticas
rompendo com os modelos reducionistas de formação e atuação docente. Utiliza como
metodologia a Entrevista Compreensiva proposta por Kaufmann (2013). Os pressupostos da
entrevista compreensiva são sistematizados de forma multirreferencial, articulando a escuta
sensível (Barbier, 1998), o artesanato intelectual (Mills, 1982, 2009), realizado dados da
pesquisa, as entrevistas com 08 professores dos cursos de licenciatura ofertados no IFPI –
Campus Teresina Central. Os principais dispositivos metodológicos utilizados foram: roteiro
guia da entrevista, entrevistas, gravações das entrevistas, fichas de interpretação e planos
evolutivos. A construção teórica fundamenta-se em elementos conceituais referenciados a partir
das contribuições de Freire (1996), Houssaye (2004), Franco (2016), García (1999), Tardif
(2002), Pimenta e Anastasiou (2010) e Vaillant (2003). Sua relevância se apresenta nos sentidos
da e na docência constituídos nos processos e práticas formativas do professor formador, em
diversos tempo e espaços. O exercício da reflexividade ressignifica os conhecimentos teórico-
práticos inerentes à formação e atuação docente em cursos de licenciatura, no contexto
institucional em que a docência se configura multifacetada, no qual as bases epistemológicas
são continuamente constituídas nas práticas formativas e implicam na formação e atuação
docente dos professores formadores. Dentre outras constatações, conclui que a pesquisa
contribui para aprofundar as discussões acerca das práticas formativas do professor formador.
ABSTRACT: This research has as the object of study the formative practices of professors who work in the
teaching degree courses at IFPI – Teresina Central Campus, starting from the following
problem: how do the epistemological bases of teaching underlying the formative practices of
teacher educators interfere in their teaching education and performance promoting movements
of senses and meanings in teaching? The assumption for the investigation is the thesis that the
epistemological bases of teaching, underlying the formative practices of professors, imply
senses and meanings in teaching and interfere in the teaching education and performance
process in the context of teaching degree courses. The overall goal is to analyze the
epistemological bases of teaching underlying the formative practices of professors in the
context of teaching degree courses. Considering the complexity of the object of study, the
research is delineated and developed from the constitution of a theoretical-methodological
framework of qualitative nature in education with a subjectivist approach in the
phenomenological-hermeneutic perspective, based on the multi-referentiality proposed by
Ardoino (1998). In the texture of theoretical fundaments, the studies of Mizukami (2005-2006),
Morosini (2006), Franco (2008), Gatti (2019), ratify the need for investigations on teacher
educators, as of their conceptions and how they give new meaning to their practices breaking
off the reductionist models of teaching education and performance. The method being used in
this research is the Comprehensive Interview proposed by Kaufman (2013). The assumptions
of the comprehensive interview are systematized in a multi-referential way, articulating
sensitive listening (BARBIER, 1998), intellectual craftsmanship (MILLS, 1982, 2009) and
research data, the interviews with 08 professors of the teaching degree courses offered at IFPI
– Teresina Central Campus. The main methodological devices used were: interview guide
script, interviews, interview recordings, interpretation sheets and evolutionary plans. The
theoretical construction is based on the conceptual elements referenced from the contributions
of Freire (1996), Houssaye (2004), Franco (2016), Garcia (1999), Tardiff (2002), Pimenta and
Anastasiou (2010) and Vaillant (2003). Its relevance is presented in the meanings of and in
teaching, constituted in the formative processes and practices of the teacher educator in different
times and spaces. The exercise of reflexivity gives new meaning to the theoretical-practical
knowledge inherent to the teaching education and performance in teaching degree courses in
the institutional context where teaching is multifaceted, in which the epistemological bases are
continuously constituted in the formative practices and imply the teaching education and
performance of teacher educators. Among other findings, it is concluded that the research
contributes to deepen the discussions about the formative practices of the teacher educator.