Abstract:
RESUMO: O trabalho visa examinar o KATON Podcast tomando por base episódios de
"One Piece" que constroem uma prática transmidiática. Busca-se identificar
elementos que comprovam como o processo transmidiático chega ao podcast a
partir de uma estrutura midiática que se baseia em aspectos do gênero
jornalístico. Isto é, entender onde se encontram os comentários, especulações e
outros aspectos presentes no ambiente digital. Além disso, a partir da exploração
acerca da influência da internet e da dinâmica das plataformas midiáticas na
produção cultural, em observância a aspectos convergentes entre o ecossistema
digital disponível e os meios e formatos utilizados para distribuir tais produtos
midiáticos, no caso o podcast, o trabalho busca compreender o funcionamento
do mercado da informação, considerando novos profissionais, influenciadores
digitais e criadores de conteúdo e suas disputas por espaço e seguidores, em
contraste ao mercado jornalístico tradicional, ou seja, mesmo que sustente uma
atuação no formato jornalístico, a prática é outra. Assim, é importante destacar
como esse novo mercado, através da distribuição e circulação de conteúdo
informativo e especulativo, consolida-se. Vale destacar que o trabalho busca
entender como a produção se configura e se dirige ao público, como são
articuladas as informações com objetivo de alimentar o universo midiático com
informações travestidas em formato jornalístico, mas terminam sendo mais
especulações acerca dos elementos narrativos desse produto cultural. Autores
como Reichmann, são acionados a fim de elucidar tópicos importantes sobre
narrativa transmidiática, Marques de Melo, Soster, Filho, Seixas, por sua vez,
apresentam uma perspectiva clara sobre o gênero jornalístico. Além disso, a
categorização do podcasting pode ser percebida pelos conceitos apresentados
por Júnior acerca de podcasting e autores como Benjamin, Adorno, Bolaño,
Soares e Minhoto, envolvem a economia política da comunicação sob uma
perspectiva crítica às práticas sociais, a fim de preencher lacunas a respeito de
seu desempenho e finalidade, e auxiliando a conjectura sobre novos olhares e
diálogos sobre a temática abordada.
ABSTRACT: The study aims to examine the KATON Podcast by analyzing One Piece episodes
that construct a transmedia practice. It seeks to identify elements that demonstrate
how the transmedia process reaches the podcast through a media structure based
on aspects of the journalistic genre. That is, to understand where comments,
speculations, and other aspects present in the digital environment are located.
Furthermore, by exploring the influence of the internet and the dynamics of new
media on cultural production—while observing convergent aspects between the
available digital universe and the means and formats used to distribute such media
products (in this case, the podcast)—the study seeks to understand the functioning of
the information market, considering new professionals, digital influencers, and
content creators and their struggles for space and followers, in contrast to the
traditional journalistic market. In other words, even if it sustains a journalistic format in
performance, the practice is different. Thus, it is important to highlight how this new
market consolidates itself through the distribution and circulation of informative and
speculative content. It is worth noting that the study seeks to understand how the
production is structured and directed at the audience, how information is articulated
with the aim of feeding the media universe with information disguised in a journalistic
format, but ultimately ends up being more speculation about the narrative elements
of this cultural product. Authors such as Reichmann are referenced to elucidate
important topics on transmedia narrative, while Marques de Melo, Soster, Filho, and
Seixas provide a clear perspective on the journalistic genre. Beyond that, the
categorization of podcasting can be understood through the concepts presented by
Júnior regarding podcasting, and authors such as Benjamin, Adorno, Bolaño,
Soares, and Minhoto engage with the political economy of communication from a
critical perspective on social practices, filling gaps regarding its performance and
purpose, and aiding in conjectures about new perspectives and dialogues on the
addressed theme.