Repositório Institucional da UFPI

IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA E EDUCAÇÃO: estudos com alunos do ensino superior

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Ana Caroline Ribeiro
dc.date.accessioned 2025-07-23T16:52:12Z
dc.date.available 2025-07-23T16:52:12Z
dc.date.issued 2025-07-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3973
dc.description Orientadora: Profª. Dr. Denis Barros de Carvalho Examinadora interna: Profª. Dra. Clarissa Gomes Reis Lopes Examinadora externa: Profª. Dra. Ana Keuly Luz Bezerra pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Apesar das plantas estarem presentes em nosso cotidiano a maioria das pessoas não conseguem perceber as suas características e beleza, desconhecem as espécies e não sabem seus nomes, caracterizando assim a impercepção botânica. Esse fenômeno estende-se também a alguns cientistas da área biológica, por possuírem conhecimento limitado sobre botânica. Dessa forma, objetivou-se investigar se os futuros educadores, dos cursos de Biologia, Ciências da Natureza e Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, reconhecem a presença e a importância das plantas em seu cotidiano: comparar o conhecimento dos alunos dos anos iniciais e finais acerca da botânica; investigar como os licenciandos percebem a importância das plantas por meio da percepção ambiental, a partir da análise de imagens; analisar se ocorre impercepção botânica e quais os fatores que a influenciam. A amostra mínima em cada curso foi Biologia-54, Ciências da Natureza-48 e Educação do Campo-24. Esse trabalho foi estruturado em dois artigos, o primeiro, intitulado “Análise das concepções dos estudantes do ensino superior sobre a percepção relacionada à botânica”, utilizando o questionário aplicado a 83 alunos dos cursos de Biologia, Ciências da Natureza e Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, sendo observado na análise mediada por fotografia que uma parte dos alunos notaram a presença das plantas, identificando-as como seres vivos e demonstrando um certo “interesse”, porém, desconheciam ou até mesmo não mencionavam suas características, ou não sugeriam o nome das espécies. Quanto a análise do interesse e convívio com a plantas, 88% dos alunos afirmaram possuir interesse, porém, ao serem questionados quanto a sua importância, mencionaram apenas a liberação de oxigênio, alimento e fotossíntese. Em relação ao que é impercepção botânica, 51,8% dos alunos afirmaram saber, entretanto, apenas 10,84% citaram a dificuldade de perceber as plantas. A partir disso, para mitigar essa problemática, é importante que o ensino sobre plantas seja inserido desde a infância, aplicando metodologias que possam incentivar a curiosidade, aprendizado, pensamento crítico de crianças, jovens e adultos no ambiente escolar e fora dele. No segundo artigo, intitulado “Estudo sobre o conhecimento em botânica: uma comparação entre os anos iniciais e finais dos cursos Biologia, Ciências da Natureza e Educação do Campo”, utilizando questionário aplicado a 139 alunos dos três cursos da Universidade Federal do Piauí, identificou-se que a botânica teve maior destaque em relação as outras áreas da biologia entre os alunos dos cursos/blocos iniciais e finais. Verificou-se que uma parcela significativa dos discentes associa corretamente a área ao estudo das plantas, os dos anos/blocos iniciais conseguiram formular respostas mais elaboradas, isso pode ser devido a fatores como por exemplo: um bom aprendizado durante o ensino escolar básico. Porém, apesar de terem essa conexão com a área, apresentam dificuldades, os alunos dos anos/blocos iniciais especialmente na identificação de espécies e na fisiologia e nomenclaturas, enquanto os dos anos/blocos finais apresentaram maior dificuldade na nomenclatura. Diante disso, é fundamental adotar estratégias pedagógicas que incentivem uma interação mais prática com as plantas desde os primeiros períodos acadêmicos, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Ademais, o estudo destaca como a jornada acadêmica impacta o grau de conhecimento e interesse pela botânica, ressaltando a importância dessa disciplina na formação de futuros docentes das Ciências Biológicas e da Natureza. ABSTRACT: Although plants are present in our daily lives, most people are unable to perceive their characteristics and beauty, are unaware of the species and do not know their names, thus characterizing botanical imperception. This phenomenon also extends to some scientists in the biological field, due to their limited knowledge of botany. Thus, the objective was to investigate whether future educators, from the Biology, Natural Sciences and Rural Education courses at the Federal University of Piauí, recognize the presence and importance of plants in their daily lives: to compare the knowledge of students in the initial and final years about botany; to investigate how undergraduate students perceive the importance of plants through environmental perception, based on image analysis; to analyze whether botanical imperception occurs and what factors influence it. The minimum sample in each course was Biology-54, Natural Sciences-48 and Rural Education-24. This work was structured in two articles, the first, entitled “Analysis of the conceptions of higher education students about the perception related to botany”, using the questionnaire applied to 83 students of the Biology, Natural Sciences and Rural Education courses of the Federal University of Piauí, being observed in the analysis mediated by photography that some of the students noticed the presence of plants, identifying them as living beings and demonstrating a certain “interest”, however, they were unaware or even did not mention their characteristics, or did not suggest the name of the species. Regarding the analysis of interest and coexistence with plants, 88% of the students stated that they were interested, however, when questioned about their importance, they only mentioned the release of oxygen, food and photosynthesis. Regarding what botanical imperception is, 51.8% of the students stated that they knew, however, only 10.84% mentioned the difficulty in perceiving plants. Therefore, to mitigate this problem, it is important that teaching about plants be included from childhood, applying methodologies that can encourage curiosity, learning, and critical thinking in children, young people, and adults in the school environment and beyond. In the second article, entitled “Study on knowledge in botany: a comparison between the initial and final years of the Biology, Natural Sciences, and Rural Education courses”, using a questionnaire applied to 139 students from the three courses at the Federal University of Piauí, it was identified that botany was more prominent in relation to other areas of biology among students in the initial and final courses/blocks. It was found that a significant portion of the students correctly associate the area with the study of plants, those in the initial years/blocks were able to formulate more elaborate answers, this may be due to factors such as: good learning during basic school education. However, despite having this connection with the area, students in the initial years/blocks have difficulties, especially in identifying species and in physiology and nomenclature, while those in the final years/blocks had greater difficulty in nomenclature. In view of this, it is essential to adopt pedagogical strategies that encourage more practical interaction with plants from the first academic periods, making learning more dynamic and engaging. Furthermore, the study highlights how the academic journey impacts the level of knowledge and interest in botany, highlighting the importance of this discipline in the training of future teachers of Biological and Natural Sciences. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Biodiversidade pt_BR
dc.subject Biologia pt_BR
dc.subject Ensino de Botânica pt_BR
dc.subject Percepção pt_BR
dc.subject Plantas pt_BR
dc.subject Biodiversity pt_BR
dc.subject Biology pt_BR
dc.subject Botany Teaching pt_BR
dc.subject Perception pt_BR
dc.subject Plants pt_BR
dc.title IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA E EDUCAÇÃO: estudos com alunos do ensino superior pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account