Abstract:
RESUMO: Apesar das plantas estarem presentes em nosso cotidiano a maioria das pessoas não
conseguem perceber as suas características e beleza, desconhecem as espécies e não sabem
seus nomes, caracterizando assim a impercepção botânica. Esse fenômeno estende-se também
a alguns cientistas da área biológica, por possuírem conhecimento limitado sobre botânica.
Dessa forma, objetivou-se investigar se os futuros educadores, dos cursos de Biologia,
Ciências da Natureza e Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, reconhecem a
presença e a importância das plantas em seu cotidiano: comparar o conhecimento dos alunos
dos anos iniciais e finais acerca da botânica; investigar como os licenciandos percebem a
importância das plantas por meio da percepção ambiental, a partir da análise de imagens;
analisar se ocorre impercepção botânica e quais os fatores que a influenciam. A amostra
mínima em cada curso foi Biologia-54, Ciências da Natureza-48 e Educação do Campo-24.
Esse trabalho foi estruturado em dois artigos, o primeiro, intitulado “Análise das concepções
dos estudantes do ensino superior sobre a percepção relacionada à botânica”, utilizando o
questionário aplicado a 83 alunos dos cursos de Biologia, Ciências da Natureza e Educação
do Campo da Universidade Federal do Piauí, sendo observado na análise mediada por
fotografia que uma parte dos alunos notaram a presença das plantas, identificando-as como
seres vivos e demonstrando um certo “interesse”, porém, desconheciam ou até mesmo não
mencionavam suas características, ou não sugeriam o nome das espécies. Quanto a análise do
interesse e convívio com a plantas, 88% dos alunos afirmaram possuir interesse, porém, ao
serem questionados quanto a sua importância, mencionaram apenas a liberação de oxigênio,
alimento e fotossíntese. Em relação ao que é impercepção botânica, 51,8% dos alunos
afirmaram saber, entretanto, apenas 10,84% citaram a dificuldade de perceber as plantas. A
partir disso, para mitigar essa problemática, é importante que o ensino sobre plantas seja
inserido desde a infância, aplicando metodologias que possam incentivar a curiosidade,
aprendizado, pensamento crítico de crianças, jovens e adultos no ambiente escolar e fora dele.
No segundo artigo, intitulado “Estudo sobre o conhecimento em botânica: uma comparação
entre os anos iniciais e finais dos cursos Biologia, Ciências da Natureza e Educação do
Campo”, utilizando questionário aplicado a 139 alunos dos três cursos da Universidade
Federal do Piauí, identificou-se que a botânica teve maior destaque em relação as outras áreas
da biologia entre os alunos dos cursos/blocos iniciais e finais. Verificou-se que uma parcela
significativa dos discentes associa corretamente a área ao estudo das plantas, os dos
anos/blocos iniciais conseguiram formular respostas mais elaboradas, isso pode ser devido a
fatores como por exemplo: um bom aprendizado durante o ensino escolar básico. Porém,
apesar de terem essa conexão com a área, apresentam dificuldades, os alunos dos anos/blocos
iniciais especialmente na identificação de espécies e na fisiologia e nomenclaturas, enquanto
os dos anos/blocos finais apresentaram maior dificuldade na nomenclatura. Diante disso, é
fundamental adotar estratégias pedagógicas que incentivem uma interação mais prática com
as plantas desde os primeiros períodos acadêmicos, tornando o aprendizado mais dinâmico e
envolvente. Ademais, o estudo destaca como a jornada acadêmica impacta o grau de
conhecimento e interesse pela botânica, ressaltando a importância dessa disciplina na
formação de futuros docentes das Ciências Biológicas e da Natureza.
ABSTRACT: Although plants are present in our daily lives, most people are unable to perceive their
characteristics and beauty, are unaware of the species and do not know their names, thus
characterizing botanical imperception. This phenomenon also extends to some scientists in the
biological field, due to their limited knowledge of botany. Thus, the objective was to
investigate whether future educators, from the Biology, Natural Sciences and Rural Education
courses at the Federal University of Piauí, recognize the presence and importance of plants in
their daily lives: to compare the knowledge of students in the initial and final years about
botany; to investigate how undergraduate students perceive the importance of plants through
environmental perception, based on image analysis; to analyze whether botanical
imperception occurs and what factors influence it. The minimum sample in each course was
Biology-54, Natural Sciences-48 and Rural Education-24. This work was structured in two
articles, the first, entitled “Analysis of the conceptions of higher education students about the
perception related to botany”, using the questionnaire applied to 83 students of the Biology,
Natural Sciences and Rural Education courses of the Federal University of Piauí, being
observed in the analysis mediated by photography that some of the students noticed the
presence of plants, identifying them as living beings and demonstrating a certain “interest”,
however, they were unaware or even did not mention their characteristics, or did not suggest
the name of the species. Regarding the analysis of interest and coexistence with plants, 88%
of the students stated that they were interested, however, when questioned about their
importance, they only mentioned the release of oxygen, food and photosynthesis. Regarding
what botanical imperception is, 51.8% of the students stated that they knew, however, only
10.84% mentioned the difficulty in perceiving plants. Therefore, to mitigate this problem, it is
important that teaching about plants be included from childhood, applying methodologies that
can encourage curiosity, learning, and critical thinking in children, young people, and adults
in the school environment and beyond. In the second article, entitled “Study on knowledge in
botany: a comparison between the initial and final years of the Biology, Natural Sciences, and
Rural Education courses”, using a questionnaire applied to 139 students from the three
courses at the Federal University of Piauí, it was identified that botany was more prominent in
relation to other areas of biology among students in the initial and final courses/blocks. It was
found that a significant portion of the students correctly associate the area with the study of
plants, those in the initial years/blocks were able to formulate more elaborate answers, this
may be due to factors such as: good learning during basic school education. However, despite
having this connection with the area, students in the initial years/blocks have difficulties,
especially in identifying species and in physiology and nomenclature, while those in the final
years/blocks had greater difficulty in nomenclature. In view of this, it is essential to adopt
pedagogical strategies that encourage more practical interaction with plants from the first
academic periods, making learning more dynamic and engaging. Furthermore, the study
highlights how the academic journey impacts the level of knowledge and interest in botany,
highlighting the importance of this discipline in the training of future teachers of Biological
and Natural Sciences.