Repositório Institucional da UFPI

EFEITOS DA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS (PROBLEM BASED LEARNING-PBL) NO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM AULAS REMOTAS DE QUÍMICA: um estudo de caso no ensino superior

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Edilson de Miranda
dc.date.accessioned 2025-07-23T15:21:14Z
dc.date.available 2025-07-23T15:21:14Z
dc.date.issued 2025-07-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3971
dc.description Orientador: Prof. Dr. Everson Thiago Santos Gerôncio da Silva Co-orientador: Prof. Dr. Roberto Alves de Sousa Luz Examinadora interna: Prof. Dr. Luciana Nobre de Abreu Ferreira Examinadora externa: Prof. Dra. Patrícia Maria Azevedo Xavier - IFBA pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O fechamento das instituições de ensino em decorrência da pandemia do COVID-19 impactou diretamente a oferta das aulas presenciais. Desse modo, o ensino emergencial remoto ganhou força e espaço para que fosse garantida a continuidade das aulas. Juntamente com ele surgiram diversas dificuldades que impactaram o processo de ensino aprendizagem, tais como: falta de acesso à internet, formação específica do professor para lidar com essa modalidade de ensino, domínio das ferramentas tecnológicas, falta de dispositivos e, por fim, uso apropriado de metodologias capazes de manter e aprofundar o engajamento dos alunos nas atividades propostas. O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da metodologia PBL como estratégia de aprendizagem na promoção do engajamento estudantil em aulas de química em ambiente virtual. Para isso, problemas simples foram desenvolvidos e apresentados e, com auxílio de relatórios de progressão parcial e final, além das gravações das aulas virtuais, avaliações escritas, foi possível identificar e avaliar os aspectos que caracterizam os indicadores de engajamento comportamental, emocional e cognitivo, desempenho acadêmico e aceitação da turma em relação às atividades propostas. A análise dos resultados evidenciou que no primeiro ciclo de aprendizagem, embora os alunos tenham apresentado dificuldades de natureza conceitual, falta de conhecimento da metodologia, adaptabilidade, fatores que limitam o ensino remoto emergencial, verificou-se que os aspectos que caracterizam engajamento foram superiores àqueles que caracterizam o desengajamento. Observou-se nos segundo e terceiro ciclos que os discentes demonstraram maior interesse, envolvimento, participação, interação com o professor, capacidade de análise e síntese. Em outras palavras, aumentou o nível de engajamento dos grupos nas atividades propostas. Além disso, os resultados das avalições indicaram que 100% dos pesquisados obtiveram rendimento acadêmico acima da média (>7,0). Assim, com base nesses resultados é possível afirmar que a aplicação de metodologias ativas pode ser uma estratégia efetiva para gerar e manter o engajamento em aulas de química. ABSTRACT: The closure of educational institutions as a result of the COVID-19 pandemic directly impacted the provision of in-person classes. In this way, remote emergency teaching gained strength and space to ensure the continuity of classes. Along with this, several difficulties arose that impacted the teaching-learning process, such as: lack of internet access, specific teacher training to deal with this teaching modality, mastery of technological tools, lack of devices and, finally, appropriate use of methodologies capable of maintaining and deepening student engagement in the proposed activities. The present work aims to investigate the influence of the PBL methodology as a learning strategy in promoting student engagement in chemistry classes in a virtual environment. For this, simple problems were developed and presented and, with the help of partial and final progression reports, in addition to recordings of virtual classes and written assessments, it was possible to identify and evaluate the aspects that characterize indicators of behavioral, emotional and cognitive engagement, academic performance and class acceptance of the proposed activities. The analysis of the results showed that in the first learning cycle, although the students presented difficulties of a conceptual nature, lack of knowledge of the methodology, adaptability, factors that limit emergency remote teaching, it was found that the aspects that characterize engagement were superior to those that characterize disengagement. It was observed in the second and third cycles that students demonstrated greater interest, involvement, participation, interaction with the teacher, ability to analyze and synthesize. In other words, the level of engagement of the groups in the proposed activities increased. Furthermore, the results of the assessments indicated that 100% of those surveyed achieved academic performance above average (>7.0). Thus, based on these results, it is possible to affirm that the application of active methodologies can be an effective strategy for generating and maintaining engagement in chemistry classes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem Baseada em Problemas (-PBL) pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas pt_BR
dc.subject Engajamento Estudantil pt_BR
dc.subject Problem-Based Learning (-PBL) pt_BR
dc.subject Chemistry Teaching pt_BR
dc.subject Active Methodologies pt_BR
dc.subject Student Engagement pt_BR
dc.title EFEITOS DA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS (PROBLEM BASED LEARNING-PBL) NO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM AULAS REMOTAS DE QUÍMICA: um estudo de caso no ensino superior pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account