Abstract:
RESUMO: O fechamento das instituições de ensino em decorrência da pandemia do COVID-19
impactou diretamente a oferta das aulas presenciais. Desse modo, o ensino
emergencial remoto ganhou força e espaço para que fosse garantida a continuidade
das aulas. Juntamente com ele surgiram diversas dificuldades que impactaram o
processo de ensino aprendizagem, tais como: falta de acesso à internet, formação
específica do professor para lidar com essa modalidade de ensino, domínio das
ferramentas tecnológicas, falta de dispositivos e, por fim, uso apropriado de
metodologias capazes de manter e aprofundar o engajamento dos alunos nas
atividades propostas. O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da
metodologia PBL como estratégia de aprendizagem na promoção do engajamento
estudantil em aulas de química em ambiente virtual. Para isso, problemas simples
foram desenvolvidos e apresentados e, com auxílio de relatórios de progressão parcial
e final, além das gravações das aulas virtuais, avaliações escritas, foi possível
identificar e avaliar os aspectos que caracterizam os indicadores de engajamento
comportamental, emocional e cognitivo, desempenho acadêmico e aceitação da turma
em relação às atividades propostas. A análise dos resultados evidenciou que no
primeiro ciclo de aprendizagem, embora os alunos tenham apresentado dificuldades
de natureza conceitual, falta de conhecimento da metodologia, adaptabilidade, fatores
que limitam o ensino remoto emergencial, verificou-se que os aspectos que
caracterizam engajamento foram superiores àqueles que caracterizam o
desengajamento. Observou-se nos segundo e terceiro ciclos que os discentes
demonstraram maior interesse, envolvimento, participação, interação com o professor,
capacidade de análise e síntese. Em outras palavras, aumentou o nível de
engajamento dos grupos nas atividades propostas. Além disso, os resultados das
avalições indicaram que 100% dos pesquisados obtiveram rendimento acadêmico
acima da média (>7,0). Assim, com base nesses resultados é possível afirmar que a
aplicação de metodologias ativas pode ser uma estratégia efetiva para gerar e manter
o engajamento em aulas de química.
ABSTRACT: The closure of educational institutions as a result of the COVID-19 pandemic directly
impacted the provision of in-person classes. In this way, remote emergency teaching
gained strength and space to ensure the continuity of classes. Along with this, several
difficulties arose that impacted the teaching-learning process, such as: lack of internet
access, specific teacher training to deal with this teaching modality, mastery of
technological tools, lack of devices and, finally, appropriate use of methodologies
capable of maintaining and deepening student engagement in the proposed activities.
The present work aims to investigate the influence of the PBL methodology as a
learning strategy in promoting student engagement in chemistry classes in a virtual
environment. For this, simple problems were developed and presented and, with the
help of partial and final progression reports, in addition to recordings of virtual classes
and written assessments, it was possible to identify and evaluate the aspects that
characterize indicators of behavioral, emotional and cognitive engagement, academic
performance and class acceptance of the proposed activities. The analysis of the
results showed that in the first learning cycle, although the students presented
difficulties of a conceptual nature, lack of knowledge of the methodology, adaptability,
factors that limit emergency remote teaching, it was found that the aspects that
characterize engagement were superior to those that characterize disengagement. It
was observed in the second and third cycles that students demonstrated greater
interest, involvement, participation, interaction with the teacher, ability to analyze and
synthesize. In other words, the level of engagement of the groups in the proposed
activities increased. Furthermore, the results of the assessments indicated that 100%
of those surveyed achieved academic performance above average (>7.0). Thus,
based on these results, it is possible to affirm that the application of active
methodologies can be an effective strategy for generating and maintaining
engagement in chemistry classes.