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CIRCULARIDADE DE SABERES NAS PRÁTICAS DO PROFESSOR - ARTISTA AFRÂNIO PESSOA

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dc.contributor.author SAMPAIO, Núbia Suely Canejo
dc.date.accessioned 2025-07-22T14:56:46Z
dc.date.available 2025-07-22T14:56:46Z
dc.date.issued 2025-07-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3966
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Antonia Dalva França Carvalho Examinadora interna: Profª. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinador interno: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Examinador externo: Prof. Dr. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado - Universidade de Coimbra Examinadora externa: Profª. Dra. Andressa Maria Batista do Nascimento Tavares - IFRN pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Por mais de vinte anos, entre 1979 e 2000, Afrânio Pessoa Castelo Branco foi professor da Universidade Federal do Piauí, no curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, substituído em 2008, pela Licenciatura em Artes Visuais. Sua formação acadêmica, contudo, não ocorreu no campo da docência, e sim, por meio do Bacharelado em Pintura realizado na Escola Nacional de Belas Artes, finalizado com mérito, através do prêmio Medalha de Ouro. Apesar de parecer contraditório, um artista atuar como professor de uma licenciatura, neste contexto, isso não é verdade, pois Afrânio Pessoa ministrou disciplinas específicas do seu campo de formação, como Pintura e Composição. Essa conjuntura favoreceu para que ele desenvolvesse, simultaneamente, duas atuações profissionais: a docência e a artística. Como professor, promoveu o ensino de pintura sob diretrizes de técnicas artísticas inovadoras, cujas metodologias fugiam dos padrões tradicionais da época, particularmente, para o Piauí. Como artista, não foi diferente, introduziu o Expressionismo e as outras vanguardas no Estado, produziu diversos painéis para edifícios públicos, sempre abordando a cultura popular piauiense, em suas variadas expressões, e, conquistou reconhecimento da crítica, tendo participado de diversas exposições nacionais e internacionais, individual e coletivamente. Assim, na confluência bem-sucedida dessas duas trajetórias profissionais de Afrânio Pessoa, temos a constituição do professor-artista, cujas práticas articulam dois importantes campos – o dos saberes da docência e o dos saberes artísticos. Estes saberes foram reverberados nas práticas dos seus ex-discentes. Diante deste contexto, a pesquisa apresenta a seguinte questão: Como as circularidades de saberes se manifestam nas práticas de ex-discentes do professor-artista Afrânio Pessoa? Tem como objetivo, compreender como as circularidades de saberes se manifestam nas práticas de ex- discentes do professor-artista Afrânio Pessoa. O desenho metodológico é fundamentado na abordagem qualitativa, sob o viés da pesquisa narrativa. O estudo foi desenvolvido através da combinação de três instrumentos: entrevista narrativa, que resultou nas narrativas orais; obras pictóricas, que originaram as narrativas visuais; e, documentos. Os procedimentos de análise das narrativas orais e visuais ocorreram com base na hermenêutica, sendo uma adaptação aproximada da análise temática da entrevista narrativa, sendo a categorização, decorrente das unidades temáticas e construídas com base nos Territórios da Arte & Cultura. Os resultados apontam que as circularidades de saberes se manifestam na prática docente, quando da adoção de metodologias de ensino inspiradas no professor Afrânio Pessoa; na prática artística, pela adoção estilística e estética das produções afranianas. As circularidades promovidas pelas práticas do professor-artista Afrânio Pessoa impactaram diferentes gerações, influenciando a constituição de professores, artistas e professores-artistas no Piauí. ABSTRACT: For more than twenty years, between 1979 and 2000, Afrânio Pessoa Castelo Branco was a professor at the Federal University of Piauí, on the Full Degree in Artistic Education course, replaced in 2008 by the Degree in Visual Arts. His academic training, however, did not occur in the field of teaching, but rather through a Bachelor's degree in Painting completed at the National School of Fine Arts, completed with merit, through the Gold Medal award. Although it may seem contradictory for an artist to act as a teacher of a degree, in this context this is not true, as Afrânio Pessoa taught specific subjects in his field of training, such as Painting and Composition. This situation favored him to develop, simultaneously, two professional activities: teaching and artistic. As a teacher, he promoted the teaching of painting under the guidelines of innovative artistic techniques, whose methodologies deviated from the traditional standards of the time, particularly for Piauí. As an artist, he was no different, he introduced Expressionism and other avant-gardes in the State, produced several panels for public buildings, always addressing popular culture in Piauí, in its varied expressions, and gained critical recognition, having participated in several national and international, individually and collectively. Thus, in the successful confluence of these two professional trajectories of Afrânio Pessoa, we have the constitution of the teacher- artist, whose practices articulate two important fields – that of teaching knowledge and that of artistic knowledge. This knowledge was reflected in the practices of his former students. Given this context, the research presents the following question: How do circularities of knowledge manifest themselves in the practices of former students of professor-artist Afrânio Pessoa? Thus, it aims to understand how the circularities of knowledge manifest themselves in the practices of former students of the artist-teacher Afrânio Pessoa. The methodological design is based on a qualitative approach, under the bias of narrative research. The study was developed through the combination of three instruments: narrative interview, which resulted in oral narratives; pictorial works, which originated visual narratives; and, documents. The procedures for analyzing oral and visual narratives occurred based on an adaptation that is close to the thematic analysis model of the narrative interview, with categorization resulting from thematic units and constructed based on the Territories of Art & Culture. The results indicate that the circularities of knowledge manifest themselves in teaching practice, when adopting teaching methodologies inspired by professor Afrânio Pessoa; in artistic practice, through the stylistic and aesthetic adoption of Afranian productions. The circularities promoted by the practices of the teacher-artist Afrânio Pessoa impacted different generations, influencing the constitution of teachers, artists and teacher- artists in Piauí. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Circularidade de Saberes pt_BR
dc.subject Professor-Artista pt_BR
dc.subject Práticas do Professor- Artista pt_BR
dc.subject Afrânio Pessoa pt_BR
dc.subject Circularity of Knowledge pt_BR
dc.subject Teacher-Artist pt_BR
dc.subject Teacher-Artist Practices pt_BR
dc.title CIRCULARIDADE DE SABERES NAS PRÁTICAS DO PROFESSOR - ARTISTA AFRÂNIO PESSOA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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