Abstract:
RESUMO: Por mais de vinte anos, entre 1979 e 2000, Afrânio Pessoa Castelo Branco foi
professor da Universidade Federal do Piauí, no curso de Licenciatura Plena em
Educação Artística, substituído em 2008, pela Licenciatura em Artes Visuais. Sua
formação acadêmica, contudo, não ocorreu no campo da docência, e sim, por meio
do Bacharelado em Pintura realizado na Escola Nacional de Belas Artes, finalizado
com mérito, através do prêmio Medalha de Ouro. Apesar de parecer contraditório, um
artista atuar como professor de uma licenciatura, neste contexto, isso não é verdade,
pois Afrânio Pessoa ministrou disciplinas específicas do seu campo de formação,
como Pintura e Composição. Essa conjuntura favoreceu para que ele desenvolvesse,
simultaneamente, duas atuações profissionais: a docência e a artística. Como
professor, promoveu o ensino de pintura sob diretrizes de técnicas artísticas
inovadoras, cujas metodologias fugiam dos padrões tradicionais da época,
particularmente, para o Piauí. Como artista, não foi diferente, introduziu o
Expressionismo e as outras vanguardas no Estado, produziu diversos painéis para
edifícios públicos, sempre abordando a cultura popular piauiense, em suas variadas
expressões, e, conquistou reconhecimento da crítica, tendo participado de diversas
exposições nacionais e internacionais, individual e coletivamente. Assim, na
confluência bem-sucedida dessas duas trajetórias profissionais de Afrânio Pessoa,
temos a constituição do professor-artista, cujas práticas articulam dois importantes
campos – o dos saberes da docência e o dos saberes artísticos. Estes saberes foram
reverberados nas práticas dos seus ex-discentes. Diante deste contexto, a pesquisa
apresenta a seguinte questão: Como as circularidades de saberes se manifestam nas
práticas de ex-discentes do professor-artista Afrânio Pessoa? Tem como objetivo,
compreender como as circularidades de saberes se manifestam nas práticas de ex-
discentes do professor-artista Afrânio Pessoa. O desenho metodológico é
fundamentado na abordagem qualitativa, sob o viés da pesquisa narrativa. O estudo
foi desenvolvido através da combinação de três instrumentos: entrevista narrativa, que
resultou nas narrativas orais; obras pictóricas, que originaram as narrativas visuais; e,
documentos. Os procedimentos de análise das narrativas orais e visuais ocorreram
com base na hermenêutica, sendo uma adaptação aproximada da análise temática
da entrevista narrativa, sendo a categorização, decorrente das unidades temáticas e
construídas com base nos Territórios da Arte & Cultura. Os resultados apontam que
as circularidades de saberes se manifestam na prática docente, quando da adoção de
metodologias de ensino inspiradas no professor Afrânio Pessoa; na prática artística,
pela adoção estilística e estética das produções afranianas. As circularidades
promovidas pelas práticas do professor-artista Afrânio Pessoa impactaram diferentes
gerações, influenciando a constituição de professores, artistas e professores-artistas
no Piauí.
ABSTRACT: For more than twenty years, between 1979 and 2000, Afrânio Pessoa Castelo Branco
was a professor at the Federal University of Piauí, on the Full Degree in Artistic
Education course, replaced in 2008 by the Degree in Visual Arts. His academic
training, however, did not occur in the field of teaching, but rather through a Bachelor's
degree in Painting completed at the National School of Fine Arts, completed with merit,
through the Gold Medal award. Although it may seem contradictory for an artist to act
as a teacher of a degree, in this context this is not true, as Afrânio Pessoa taught
specific subjects in his field of training, such as Painting and Composition. This
situation favored him to develop, simultaneously, two professional activities: teaching
and artistic. As a teacher, he promoted the teaching of painting under the guidelines
of innovative artistic techniques, whose methodologies deviated from the traditional
standards of the time, particularly for Piauí. As an artist, he was no different, he
introduced Expressionism and other avant-gardes in the State, produced several
panels for public buildings, always addressing popular culture in Piauí, in its varied
expressions, and gained critical recognition, having participated in several national and
international, individually and collectively. Thus, in the successful confluence of these
two professional trajectories of Afrânio Pessoa, we have the constitution of the teacher-
artist, whose practices articulate two important fields – that of teaching knowledge and
that of artistic knowledge. This knowledge was reflected in the practices of his former
students. Given this context, the research presents the following question: How do
circularities of knowledge manifest themselves in the practices of former students of
professor-artist Afrânio Pessoa? Thus, it aims to understand how the circularities of
knowledge manifest themselves in the practices of former students of the artist-teacher
Afrânio Pessoa. The methodological design is based on a qualitative approach, under
the bias of narrative research. The study was developed through the combination of
three instruments: narrative interview, which resulted in oral narratives; pictorial works,
which originated visual narratives; and, documents. The procedures for analyzing oral
and visual narratives occurred based on an adaptation that is close to the thematic
analysis model of the narrative interview, with categorization resulting from thematic
units and constructed based on the Territories of Art & Culture. The results indicate
that the circularities of knowledge manifest themselves in teaching practice, when
adopting teaching methodologies inspired by professor Afrânio Pessoa; in artistic
practice, through the stylistic and aesthetic adoption of Afranian productions. The
circularities promoted by the practices of the teacher-artist Afrânio Pessoa impacted
different generations, influencing the constitution of teachers, artists and teacher-
artists in Piauí.