dc.description.abstract |
RESUMO: A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal do Piauí - UFPI, na linha de pesquisa Educação, Diversidade/Diferença e Inclusão e
no Núcleo de Estudos e Pesquisas em “Educação, Gênero e Cidadania” - NEPEGECI e no
Observatório das Juventudes e Violências na Escola - OBJUVE. O tema-gerador é: a
permanência de jovens cotistas. Temos como objetivo geral: Analisar os modos de
permanência de jovens cotistas do Curso de Pedagogia, UFPI, Campus de Teresina/PI e os
seguintes objetivos específicos: Identificar os conceitos de permanência produzidos por
jovens cotistas do Curso de Pedagogia, UFPI, Campus de Teresina/PI e Elencar os problemas
e as táticas criadas por jovens cotistas do Curso de Pedagogia, UFPI, campus de Teresina/PI
para sua permanência. As leituras para construção do trabalho são: Adad (2014), Gauthier
(2010, 2012), Petit (2014, 2019) para compreendermos a Sociopoética; Carneiro (2023),
Evaristo (2020), Gomes (2017), Kilomba (2019) nos estudos de racialidade/negritude; Jesus
(2021), Vaz (2022) a respeito da Lei de Cotas e Martins (2021) na perspetiva do corpo como
episteme, entre outras/os. Na pesquisa, o diário de itinerância foi utilizado pelo
grupo-pesquisador de forma coletiva como escrita-viva a partir das experiências do
grupo-pesquisador nas oficinas e para produção de dados foi utilizada a técnica artística
“Mutante”. No estudo dos dados do grupo-pesquisador a partir da técnica artística “Mutante”,
identificamos os seguintes confetos na relação com a permanência de jovens-cotistas do
Curso de Pedagogia: efeito-manada, que são jovens-cotistas que têm a necessidade de
aprovação e, por não saber lidar bem com a solidão, abrem mão de sua personalidade para
pertencer a um grupo. Em movimento contrário, temos jovens-cotistas que não abrem mão de
sua identidade para ir no efeito-manada e, como consequência, enfrentam
efeito-deixado-de-lado e, por não seguirem os padrões estabelecidos, são alvos de chacota;
também evidenciado a turma-bolha, que são pessoas tão envolvidas com os seus que
esquecem as outras pessoas. Nessa junção, jovens-cotistas fazem uma crítica à prática dos
professores/as que estimulam isto, pois começam a dar preferência a um grupinho que gostam
e jovens-cotistas que não fazem parte do grupo acabam no efeito-deixado-de-lado. Na
dimensão do “corre”, temos corre-parado-da-permanência, que são os “corres” que as/os
despotencializam, fazendo-se sentir incapazes, poucas/os e pequenas/os; em oposição a este
pensamento, as/os jovens-cotistas apresentam o confeto corre-movimento-da-permanência,
que potencializa jovens-cotistas em um devir-água, as/os tornando maleáveis para enfrentar
os desafios para permanecer. Ocorre-movimento-da-permanência possibilita a
jovens-cotistas viver a universidade. Outro ponto foi o acolhimento na universidade em duas
dimensões: o acolhimento-institucional e o acolhimento-com-entre-nós; o primeiro é de
caráter institucional, acontecendo na Semana dos Calouros, tem como finalidade a introdução
ao Curso de Pedagogia e às funcionalidades da universidade e é promovido pela Coordenação
do Curso. O segundo é fomentado pelo Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia,
promovendo (palestras, rodas de conversa, tutoriais, tour pela universidade e o trote); e o
outro ponto de destaque é a compreensão de que ser jovem-cotista não é uma diminuição, é
um direito conquistado e as cotas não são um favor. Desse modo, a pesquisa analisou os
modos de permanência de jovens-cotistas do Curso de Pedagogia, identificando os confetos
na relação com a permanência e os problemas e táticas, enquanto “corres” para permanecer.
ABSTRACT: The research is part of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of
Piauí - UFPI, in the research line Education, Diversity/Difference and Inclusion and in the
Center for Studies and Research in “Education, Gender and Citizenship” - NEPEGECI and in
the Observatory of Youth and Violence in Schools - OBJUVE. The generating theme is: the
permanence of young quota students. Our general objective is: To analyze the ways in which
young quota students of the Pedagogy Course, UFPI, Teresina/PI Campus, remain in the
school and the following specific objectives: To identify the concepts of permanence
produced by young quota students of the Pedagogy Course, UFPI, Teresina/PI Campus and to
list the problems and tactics created by young quota students of the Pedagogy Course, UFPI,
Teresina/PI Campus for their permanence. The readings for the construction of the work are:
Adad (2014), Gauthier (2010, 2012), Petit (2014, 2019) to understand Sociopoetics; Carneiro
(2023), Evaristo (2020), Gomes (2017), Kilomba (2019) in the studies of raciality/blackness;
Jesus (2021), Vaz (2022) regarding the Quota Law and Martins (2021) from the perspective
of the body as an episteme, among others. In the research, the itinerant diary was used by the
research group collectively as living writing based on the experiences of the research group in
the workshops and for data production the artistic technique “Mutante” was used. In the study
of the data from the research group using the “Mutant” artistic technique, we identified the
following effects in relation to the retention of young quota students in the Pedagogy Course:
the herd effect, which is when young quota students need approval and, because they do not
know how to deal well with loneliness, give up their personality to belong to a group. In the
opposite direction, we have young quota students who do not give up their identity to follow
the herd effect and, as a consequence, face the left-out effect and, because they do not follow
the established standards, are the target of ridicule; also highlighting the bubble class, which
is when people are so involved with their own people that they forget about other people. In
this connection, young quota students criticize the practice of teachers who encourage this,
because they start to give preference to a small group that they like and young quota students
who are not part of the group end up in the left-out effect. In the dimension of “running”, we
have running-stopped-of-permanence, which are the “runnings” that de-empower them,
making them feel incapable, few and small; in opposition to this thought, the young quota
students present the confection running-movement-of-permanence, which empowers the
young quota students in a becoming-water, making them malleable to face the challenges to
remain. The running-movement-of-permanence allows the young quota students to
experience university. Another point was the welcoming at the university in two dimensions:
institutional welcoming and welcoming-among-us; the first is of an institutional nature,
taking place during Freshers' Week, and its purpose is to introduce students to the Pedagogy
Course and the university's functionalities, and is promoted by the Course Coordination. The
second is promoted by the Academic Center of the Pedagogy Course, promoting (lectures,
discussion groups, tutorials, tours of the university and hazing); and the other highlight is the
understanding that being a young quota student is not a reduction, it is a right that has been
earned, and quotas are not a favor. Thus, the research analyzed the ways in which young
quota students in the Pedagogy Course remain, identifying the conflicts in relation to
remaining and the problems and tactics, while “running” to remain. |
pt_BR |