Repositório Institucional da UFPI

"NÃO É SÓ SABER LER": SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORAS ACERCA DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author RODRIGUES, Hellen Karla da Silva Paes
dc.date.accessioned 2025-07-11T20:59:18Z
dc.date.available 2025-07-11T20:59:18Z
dc.date.issued 2025-07-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3947
dc.description Orientador: Profa Dra Cristiane de Sousa Moura Teixeira Examinadora interna: Profa Dra Maria Vilani Cosme de Carvalho Examinador externo: Prof Dr Júlio Ribeiro Soares pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta dissertação de mestrado versa sobre a prática alfabetizadora de professoras da rede municipal de Teresina-Pi. Assim, temos como objetivo geral analisar a prática alfabetizadora de professoras da rede municipal de Teresina (PI) e as possibilidades de promover a formação humana dos alunos. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo nas contribuições de Vigotski (2004; 2007; 2009) e em alguns pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético. Os dados empíricos foram produzidos junto a duas professoras alfabetizadoras da rede municipal de Teresina-Pi. Como instrumentos para produção de dados, foram utilizadas uma entrevista individual e uma entrevista coletiva, conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020). Os dados foram analisados e interpretados por meio do procedimento dos Núcleos de Significação, elaborado por Aguiar e Ozella (2013; 2015; 2021). Da análise, resultaram dois núcleos de significação: o social e o afetivo, determinando significações sobre ser professora alfabetizadora; prática alfabetizadora: do real ao possível. A discussão das zonas de sentido articuladas nos núcleos de significação revela que a prática alfabetizadora das professoras é constituída pelos processos formativos vivenciados na rede municipal de Teresina e pelas experiências em sala de aula. Além disso, o reconhecimento pelas professoras de que, no processo de alfabetização, o que dá resultados são os métodos tradicionais, alternando entre o método sintético e o analítico. Além disso, as significações produzidas durante a realização da entrevista coletiva criaram condições para as professoras refletirem sobre sua prática educativa. A pesquisa ainda evidenciou o letramento como processo que deve ser desenvolvido simultaneamente com a alfabetização, além de ser uma possibilidade para desenvolver a formação humana das crianças. ABSTRACT: This master's dissertation is about the literacy practice of teachers of the Teresina-Pi municipal network. Thus, we aim to analyze the literacy practice of teachers of the municipal network of Teresina (PI) and the possibilities to promote the human formation of students.. The theoretical-methodological foundation is anchored in the Historical-Cultural Psychology, especially in the contributions of Vigotski (2004; 2007; 2009) and in some assumptions of Historical-Dialectical Materialism. The empirical data were produced together with two literate teachers of the municipal network of Teresina-Pi. As instruments for data production, an individual interview and a collective interview were used, as discussed by Araújo and Carvalho (2020). The data were analyzed and interpreted through the Nucleus of Significance procedure, prepared by Aguiar and Ozella (2013; 2015; 2021). Two kernels of significance resulted from the analysis: social and affective, determining meanings about being a literate teacher; literate practice: from real to possible. The discussion of the areas of meaning articulated in the nucleus of meaning reveals that the literacy practice of the teachers is constituted by the formative processes experienced in the municipal network of Teresina and the experiences in the classroom. Moreover, teacher recognition that in the literacy process, what gives results are traditional methods, alternating between synthetic and analytical methods. In addition, the meanings produced during the collective interview created conditions for teachers to reflect on their educational practice. The research also highlighted reading as a process that must be developed simultaneously with literacy, as well as being a possibility to develop the human formation of children. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática Alfabetizadora pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Formação Humana pt_BR
dc.subject Literate Practice pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Human Formation pt_BR
dc.title "NÃO É SÓ SABER LER": SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORAS ACERCA DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account