dc.description.abstract |
RESUMO: A educação na sociedade capitalista é atravessada por políticas neoliberais que condicionam
a preparação dos sujeitos para responder as demandas do mercado. Como projeto contra-
hegemônico, a Pedagogia da Alternância mobiliza processos de formação dos camponeses
com vistas a transformação social. O Plano de Formação, instrumental responsável pela
organização da proposta curricular das Escolas Famílias Agrícolas (EFAS), possibilita a
inserção da realidade dos alternantes no ambiente escolar a fim de problematizar e fomentar
expectativas de intervenção qualitativa no meio social, comunitário e profissional. No entanto,
a partir da promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio,
em 2018, a proposta pedagógica e curricular das EFAs passou a sofrer transformações
significativas, com redução na carga horária de algumas disciplinas e a supressão de
determinados componentes curriculares. A centralidade da formação dos sujeitos na BNCC é
através da pedagogia das competências cujas habilidades se encontram previamente prescritas
e pré-organizadas. Em virtude disso, há indícios de que a implementação da BNCC promoveu
mudanças na forma que o Plano de Formação dinamiza os processos educativos nas EFAs.
Por essa óptica, esta pesquisa se debruça sobre as possíveis implicações decorrentes deste
encontro entre Plano de Formação e as normas e diretrizes operacionais, BNCC no interior
das EFAs. A inquietação no Movimento da EFAs piauienses acerca dessa realidade que
desencadeou a seguinte questão problematizadora nesse trabalho: Em que medida as diretrizes
políticas e operacionais que a BNCC propõe às EFAs impactam nos princípios e orientações
do Plano de Formação da Pedagogia da Alternância? O lócus da pesquisa foi a Escola Família
Agrícola Santa Ângela (EFASA), situada no município de Pedro II, Piauí. O processo de
investigação foi desenvolvido com base no Materialismo Histórico-Dialético. Com relação ao
referencial teórico metodológico, nos apoiamos nas contribuições da Investigação Ação
Participante (IAP), tendo como base teórica Freire (1987) e Fals Borda (1991). Com base
nisso, foram realizados quatro Círculos dialógicos presenciais com educadores/as da EFASA.
Os debates e aprofundamentos durante os Círculos dialógicos visibilizaram os impactos que
o Plano de Formação da Pedagogia da Alternância vem sofrendo no cenário de convivência
com as diretrizes da BNCC, inclusive perspectivando riscos para a manutenção da natureza
educativa das EFAs e de sua pedagogia.
ABSTRACT: Education in capitalist society is permeated by neoliberal policies that condition the preparation
of individuals to respond to market demands. As a counter-hegemonic project, the Pedagogy of
Alternation mobilizes peasant training processes with a view to social transformation. The
Training Plan, an instrument responsible for organizing the curricular proposal of the
Agricultural Family Schools (EFAS), allows the insertion of the reality of the alternates in the
school environment in order to problematize and foster expectations of qualitative intervention
in the social, community and professional environment. However, since the promulgation of
the National Common Curricular Base (BNCC) for High School, in 2018, the pedagogical and
curricular proposal of the EFAs began to undergo significant transformations, with a reduction
in the workload of some subjects and the elimination of certain curricular components. The
centrality of the training of subjects in the BNCC is through the pedagogy of competencies
whose skills are previously prescribed and pre-organized. As a result, there are indications that
the implementation of the BNCC promoted changes in the way the Training Plan dynamizes
the educational processes in the EFAs. From this perspective, this research focuses on the
possible implications arising from this encounter between the Training Plan and the operational
standards and guidelines, BNCC within the EFAs. The concern in the Piauí EFAs Movement
about this reality triggered the following problematizing question in this work: To what extent
do the political and operational guidelines that the BNCC proposes to the EFAs impact the
principles and orientations of the Training Plan of the Pedagogy of Alternation? The locus of
the research was the Santa Ângela Agricultural Family School (EFASA), located in the
municipality of Pedro II, Piauí. The research process was developed based on Historical-
Dialectical Materialism. Regarding the theoretical-methodological framework, we relied on the
contributions of Participatory Action Research (IAP), based on the theoretical framework of
Freire (1987) and Fals Borda (1991). Based on this, four face-to-face dialogue circles were held
with EFASA educators. The debates and in-depth discussions during the dialogue circles made
visible the impacts that the Alternation Pedagogy Training Plan has been suffering in the
context of coexistence with the BNCC guidelines, including foreseeing risks to the maintenance
of the educational nature of the EFAs and their pedagogy. |
pt_BR |