Abstract:
Resumo:
O Instituto Federal do Piauí — responsável por um ensino público, gratuito e orientado
para qualificação profissional — é o objeto de estudo deste trabalho de pesquisa. A
Estatística tornou-se um componente essencial para análise de informações nas diversas
áreas do conhecimento, dada sua natureza de significado e o uso de dados. Essa ciência
tem mostrado um rápido avanço tecnológico impulsionado por calculadoras e softwares
cada vez mais modernos, facilitando seu uso e interpretação nos mais variados conjunto
de dados. Entretanto, apesar de sua importância, existe no meio científico carência de
estudos voltados para caracterização do perfil de cursos e docentes responsáveis pelo
ensino dessa ciência no Brasil. Neste contexto, apresentamos um levantamento descritivo
sobre a presença da Estatística nos Cursos Técnico Integrado e de Graduação no
âmbito do IFPI, com ênfase em sua estrutura curricular, como também dos profissionais
encarregados pelo seu ensino, focando na sua maior titulação acadêmica, além de outras
variáveis direcionadas para suas atividades de ensino-pesquisa. O levamento deu-se com a
consulta dos componentes curriculares dos cursos de cada campus e seguiu com a pesquisa
do currículo lattes desses docentes. As demais informações foram obtidas através de um
questionário específico com informações sobre faixa etária, formação acadêmica, número
de filhos, área de pesquisa, sexo, entre outros. Os resultados a respeito do perfil destes
docentes foram detalhados no corpo deste trabalho. Abstract:
Federal Institute of Piauí — responsible for a public, free and oriented education qualification
— is the object of study of this research. The statistics has become an essential
component for analysis of information in different areas of knowledge, given the nature of
meaning and use of data. This science has shown rapid technological advances driven by
calculators and increasingly modern software, facilitating their use and interpretation in
various data set. However, despite its importance, it exists in the scientific lack of studies
aimed to characterize the profile of courses and teachers responsible for the teaching
of science in Brazil. We present a descriptive survey on the presence of statistics in
courses Integrated Technical and graduation within the IFPI, with emphasis on their
curriculum, as well as the professionals responsible for their education, focusing on your
highest academic degree, as well as other variables directed to their teaching and research
activities. The search engine gave the consultation of curriculum components of each
campus courses and continued to research the lattes curriculum of these teachers. Other
information was obtained through a specific questionnaire with information on age,
educational background, number of children, research area, gender, among others. The
results regarding the profile of these teachers were detailed in the body of this work.