Abstract:
RESUMO: A presente dissertação analisa o desenho das políticas de bonificação do magistério na Rede
Pública Municipal de Ensino de Teresina, de 2001 a 2019, que, ao longo de sua história de mais
de 60 anos, adota ações que visam colaborar com os resultados da rede de ensino, a partir da
melhoria do desempenho escolar dos alunos. Essas ações têm sido cada vez mais constantes no
âmbito da Rede. Neste estudo, analisamos as seguintes políticas: Ranking, Prêmio Professor
Alfabetizador e Programa de Valorização do Mérito (educação infantil e ensino fundamental),
tendo como objetivo geral descrever e analisar o desenho das políticas de bonificação por
desempenho na Secretaria Municipal de Educação de Teresina. De forma específica,
caracterizar historicamente as políticas de bonificação por desempenho na Rede Pública
Municipal de Ensino de Teresina e realizar análise documental da legislação que fundamentam
essas políticas na Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). Em termos
referenciais, fundamenta-se em Favarim (2001), Lustosa (2013), Serafim (2012), Shiroma
(2004), Picarelli Filho (1999), Young (1958), entre outros. A pesquisa utilizou a abordagem
qualitativa, com análise documental das fontes, dentre elas: leis, decretos, portarias,
regulamentos, planilhas e materiais diversos que pudessem contribuir para a pesquisa. Em
relação às políticas de bonificação por desempenho, a literatura aponta pontos negativos e
pontos positivos, não havendo ainda um consenso em relação à sua eficácia. Pode-se concluir
que a Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina implantou várias versões de políticas de
bonificação por desempenho, com desenhos diferenciados. Apesar das críticas, os gestores não
abandonaram essas políticas, ao contrário, procuram aperfeiçoá-las, fazendo alterações no seu
desenho, para minimizar os pontos negativos identificados nas primeiras versões de tais
políticas que duram mais de 20 anos.
ABSTRACT: This thesis analyzes the diagram of bonus policies for teaching in the public municipal
education network of Teresina, from 2001 to 2019, which, during its more than 60 years, adopts
actions that aim to collaborate with the results of the education network, through the
amelioration of students‟ performance. These actions have been each time more constant in the
network. In this study, we analyze the following politics: Ranking, Literacy Teacher Prize, and
Merit Appreciation Program (kindergarten and elementary school), the study‟s general
objective is to describe and to analyze the diagram of bonus policies for teachers‟ performance
in the Municipal Education Secretary of Teresina. Specifically, to characterize the bonus
policies for teaching in the public municipal education network of Teresina historically and
carry out documentary analysis of the legislation that underlies these policies in the Municipal
Education Secretary of Teresina (Semec). About its references, this research is underpinned by
Shiroma (2004), Lustosa (2013), Favarim (2001), Young (1958), Serafim (2012), Wood and
Picarelli Filho (1999), among others. This research has a qualitative approach, using a
documental analysis of sources, among them: laws, decrees, ordinances, regulations,
spreadsheets and various materials that could contribute to the research. About bonus policies
for performance, literature points out positive and negative points, there is still not a consensus
about its effectiveness. It can be concluded that the public municipal education network of
Teresina implanted various versions of bonus policies for performance, with diverse diagrams.
Despite the critics, managers have not abandoned these policies; they have actually tried to
refine it, changing its diagram in order to minimize the negative points identified in the previous
versions of those policies which last for more than 20 years.