dc.description.abstract |
RESUMO: A Educação em Direitos Humanos pode ser compreendida como um meio de
afirmação da identidade cultural, existência e instrumento de luta contra o processo
de colonialidade dos povos indígenas, de modo a corroborar com outros modos de
educar. Assim, esta pesquisa de mestrado objetiva, analisar os saberes experienciais
de docentes indígenas, tendo-os como dispositivos para pensar/construir uma
Educação em Direitos Humanos a partir da cultura indígena. Nos objetivos
específicos, busca-se, mapear saberes de docentes indígenas que potencializam
modos de Educar em Direitos Humanos, identificando nos relatos experienciais de
docentes indígenas, saberes sobre o que é Educar em Direitos Humanos trazidos da
cultura indígena, e perceber dispositivos pedagógicos sobre Educação em Direitos
Humanos trazidos dos saberes experienciais de docentes indígenas. As bases
teóricas deste trabalho sustentam-se nos estudos epistemológicos atuais das relações
étnico-raciais realizados por Krenak (2022), Kambeba (2020), Munduruku (2017),
Baniwa (2022), Kopenawa (2015), Silva (2022), Candau (2012), Deleuze e Guattari
(1995; 2010), Panikkar (2004), Gauthier (2012), Silva e Adad (2021), Boakari (2022)
dentre outros teóricos indígenas e que atravessam o campo da Educação em Direitos
Humanos. De abordagem metodológica qualitativa, faz uso da cartografia de Deleuze
e Guatarri (1995, 2010) e (Kastrup, 2014), com realização do mapeamento das
experiências envolvendo 08 docentes indígenas que trabalham na Unidade Integrada
de Educação Escolar Indígena Wazayw’yzara, no território denominado: Terra
Indígena Cana Brava, na Aldeia Indígena Santa Maria, no Maranhão. Para a criação
dos dados, a pesquisa foi desenvolvida em três momentos, denominados de “Círculos
de Cultura”, com inspiração em Paulo Freire (2019), voltados à produção coletiva de
conhecimentos dialogando com a circularidade indígena e, a perspectiva do Educar
em Direitos Humanos, utilizando-se das potencialidades da cultura e dos saberes
indígenas. No processo de criação dos dados da pesquisa, destacam-se: o canto na
língua indígena, o maracá, o arco e a flecha, a pintura corporal indígena e o conto
indígena como dispositivos, para pensar a Educação em Direitos Humanos a partir
dos saberes experienciais de docentes indígenas. Os saberes experienciais dos
docentes indígenas são advindos de seus ancestrais trazendo a história de resistência
dos povos originários, que desde a infância aprendem a conviver com as diferenças,
diversidades e, a valorizar a dimensão comunitária do viver comum. Nos relatos
experienciais de docentes indígenas identificou-se dispositivos para pensar uma
educação de caráter celebrativo, que proporciona alegria valorizando a vida e, que se
baseia na ancestralidade, na circularidade da natureza e na oralidade por meio dos
seus cantos e contos. Uma educação maracá, arco e flecha que além de serem
instrumentos de lutas e resistência, trabalham a circularidade potencializando as
tradições e saberes indígenas, a transcendência, a sonoridade, e a defesa do
território, ativando a memória dos ancestrais. E o grafismo que fixando-se na pele traz
sinais de pertencimento, identidade, memórias de territorialização além de ser símbolo
de proteção do corpo e equilíbrio do espírito.
ABSTRACT: Human rights education can be understood as a means of affirming cultural identity,
existence and an instrument of struggle against the process of coloniality of indigenous
peoples, in order to corroborate other ways of educating. Thus, this master's research
aims to analyze the experiential knowledge of indigenous teachers, using them as
devices to think/build human rights education based on indigenous culture. In specific
objectives, we seek to map indigenous teaching knowledge that enhances ways of
educating in human rights, identifying in the experiential reports of indigenous
teachers, knowledge about what it means to educate in human rights brought from
indigenous culture, and understanding pedagogical devices on rights education
humanities brought from the experiential knowledge of indigenous teachers. The
theoretical bases of this work are based on current epistemological studies of ethnic-
racial relations carried out by Ailton Krenak (2022), Márcia Kambeba (2020),
Munduruku (2017), Baniwa (2022), Davi Kopenawa (2015), Silva (2022), Candau
(2012), Deleuze and Guattari (1995; 2010), Panikkar (2004), Gauthier (2012), Silva e
Adad (2021), ( Boakari (2022) among other Indigenous theorists who cross the field of
Human Rights Education. With a qualitative methodological approach, it uses
cartography (Kastrup, 2014), mapping the experiences involving 08 indigenous
teachers who work at the Wazayw'yzara Integrated Indigenous School Education Unit,
in the territory called Cana Brava Indigenous Land, in the Santa Indigenous Village
Maria, in Maranhão. To create the data, the research was developed in three moments,
called “culture circles”, inspired by Paulo Freire (2019), aimed at the collective
production of knowledge in dialogue with indigenous circularity and the perspective of
educating in human rights , using the potential of indigenous culture and knowledge.
In the process of creating research data, the following stand out: singing in the
indigenous language, the maraca, the bow and arrow, indigenous body painting and
the story as devices to think about human rights education based on experiential
knowledge of indigenous teachers. The experiential knowledge of the original teachers
comes from their ancestors, bringing the history of resistance of indigenous peoples,
who from childhood learn to live with differences, diversities and to value the
community dimension of common living. Regarding the results, observing the
experiential reports of indigenous teachers, we identified in the devices an education
of a celebratory nature, which provides joy, valuing life and which is based on ancestry,
the circularity of nature and orality through its songs and stories. A maraca, bow and
arrow education that, in addition to being instruments of struggle and resistance, works
on circularity, expanding each time it returns and rescues indigenous traditions and
knowledge, transcendence, sound, and the defense of the territory, activating the
memory of ancestors. And finally, the graphics that stick to the skin bring signs of
belonging, identity, memories of territorialization in addition to being a symbol of
protection of the body and balance of the spirit. |
pt_BR |