Abstract:
RESUMO:
A temática desta tese trata da formação de professores, visando apreender as representações sociais de diretores sobre o processo formativo de professores. Dessa forma, a presente tese tem como objetivo analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do ensino fundamental sobre formação de professores. E especificamente, objetiva identificar a importância da formação, para os diretores escolares, para se ter bons professores nos anos iniciais do ensino fundamental e investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores. Para alcançar os objetivos, adota-se como base teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais, fundamentada em Moscovici (1978) e Jodelet (2001). Os achados desta pesquisa foram analisados à luz dos pressupostos teóricos que o fundamentam, especialmente a partir das contribuições de Demailly (1992), García (1999), Gatti (2002, 2008, 2009), Marin (1995), Maués (2003), Nóvoa (1992); Perrenoud (1993, 2002) , Imbernón (2010). A coleta de dados da pesquisa que originou esta tese deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. A análise de dados foi realizada a partir de procedimento qualiquantitativos e na análise categorial de Bardin (1977). Segundo os entrevistados, a formação de professores efetiva-se com a formação continuada. Os diretores quando sugeridos a falar sobre a Formação Continuada, afirmam que colaboram com o processo de Formação Continuada e a nomearam como Momento de Atualização. A característica principal do bom professor é o Compromisso e que o professor deve, na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ter Afetividade, ter Identidade com a Profissão e Habiliadade para Planejar. A característica principal das respostas é a de que os diretores valorizam mais o Compromisso do professor que sua titulação. Do ponto de vista da gestão escolar, ter um professor corresponde a ter um professor que cumpre o planejamento acordado para sua escola. ABSTRACT:
The theme of this thesis deals with the formation of teachers, aiming to apprehend the social representations of directors of public schools in Teresina in the early years of elementary school on the formation process of teachers. Thus, this thesis aims to analyze the social representations of school directors in the early years of elementary school on teacher training. And specifically, aims to identify the importance of training for school directors, to have good teachers in the early elementary school years and investigate the characteristics that directors value most in teachers. To achieve the objectives, it is adopted as a theoretical and methodological basis of the Theory of Social Representations, based on Moscovici (1978) and Jodelet (2001). The findings of this survey were analyzed in the light of theoretical assumptions that underlie, especially from the contributions of Demailly (1992), Garcia (1999), Gatti (2002, 2008, 2009), Marin (1995), Maués (2003) Nóvoa (1992); Perrenoud (1993, 2002), Imbernon (2010). The collection of research data that originated this thesis took place through semi-structured interviews conducted individually with 30 school principals. Data analysis was carried out from quali quantitative procedure and categorical analysis of Bardin (1977). According to respondents, the training is effective teachers with continued formation. The directors suggested when talking about the Continued Formation, claim that collaborate with the process of Continued Formation and named as Update moment. The main feature of a good teacher is the commitment and the teacher must, in the teaching of the Early Years of Primary Education, the main feature of the answers is that directors value most the teacher's commitment to its degree. From the perspective of school management, have a teacher corresponds to have a teacher who meets the agreed planning for your school.