dc.description.abstract |
RESUMO:
A qualidade do trabalho docente no ensino superior no Brasil tem recebido maior atenção nos últimos anos, sobretudo a partir das primeiras avaliações educacionais, em larga escala, implementadas pelo Ministério da Educação, no final de 1980. A definição do termo qualidade não é consensual, incorporando um sentido complexo e abrangente. Com base neste entendimento, realizamos esta pesquisa de natureza qualitativa, tendo como objetivo analisar as representações sociais da qualidade do trabalho docente no ensino superior partilhadas por alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí em Teresina. Recorremos, para tanto, à Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978) para apreendermos os sentidos presentes no senso comum relacionados à qualidade do trabalho docente. Buscamos na História da Educação elementos que fundamentassem o processo de construção do objeto de estudo, bem como na Didática subsídios para relacionarmos as representações elaboradas pelos alunos à compreensão científica do que se traduz a prática docente. Foram sujeitos da pesquisa 30 alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí em Teresina, investigados a partir de entrevista semiestruturada com roteiro de oito questões. Já para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo por meio da técnica de Análise Categorial, conforme Bardin (1977). Os resultados alcançados revelam que as representações sociais da qualidade do trabalho docente no ensino superior para os sujeitos desta pesquisa estão associadas a fatores relacionados à metodologia, qualificação, domínio de conteúdo, compromisso, relacionamento, motivação e avaliação, dentre outros. Os resultados revelaram ainda, a partir das representações sociais apreendidas, que o trabalho docente de qualidade ruim gera um comprometimento no rendimento acadêmico dos sujeitos, ocasiona desmotivação e demanda maior esforço e mais estudo por parte dos sujeitos. ABSTRACT:
The quality of teaching in higher education in Brazil has received increased attention in recent years, especially from the first educational assessments, large-scale, implemented by the Ministry of Education, at the end of 1980. The definition of quality is not consensual, incorporating a complex and comprehensive sense. Based on this understanding, we conducted this qualitative research, and to analyze the social representations of quality of teaching in higher education shared by undergraduate students of the Federal University of Piauí in Teresina. We use, therefore, the Theory of Social Representations of Serge Moscovici (1978) to apprehend the senses present in common sense related to the quality of teaching. We seek in the history of education elements to substantiate the construction process of the object of study, as well as in didactics subsidies to relate the representations made by the students to the scientific understanding of what translates teaching practice. Research subjects were 30 undergraduate students of the Federal University of Piaui in Teresina, investigated from semistructured interviews with eight questions script. As for data analysis, we used the content analysis by categorical analysis, according to Bardin (1977). The achieved results show that the social representations of quality of teaching in higher education for the subjects of this research are associated with factors related to methodology, qualification, content domain, commitment, relationship, motivation and evaluation, among others. The results revealed yet, from the social representations apprehended, that the poor quality of teaching work generates a commitment in the academic performance of individuals, causing demotivation and demanding more effort and more study by the applicants. |
pt_BR |