Repositório Institucional da UFPI

O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FERREIRA, Maria Nubia da Silva
dc.date.accessioned 2025-06-04T13:39:56Z
dc.date.available 2025-06-04T13:39:56Z
dc.date.issued 2025-06-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3889
dc.description Autora: Maria Núbia da Silva Ferreira; Orientadora: Professora Doutora Neide Cavalcante Guedes (UFPI); Avaliadora Externa: Profa Doutora Lélia Cristina Silveira de Moraes (UFMA); Avaliadora Interna: Profa. Doutora Josania Lima Portela Carvalhêdo (UFPI); Avaliadora Externa: Profa Doutora Emanoela Moreira Maciel (IFPI); Avaliadora Interna: Profa Doutora Antonia Edna Brito (UFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O objeto de investigação do estudo são os desafios dos professores do Ensino Médio da rede estadual do Piauí na implementação da BNCC e o cotidiano da prática docente. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI), na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas da Docência e ao Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC). Partimos da seguinte questão: Quais os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na implementação do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola? Tem como objetivo compreender os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na implementação do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola pública e, de forma específica: Descrever como os professores do Ensino Médio compreendem o currículo no cotidiano escolar, a partir do que estabelece a Base Nacional Comum Curricular; Analisar como os docentes da formação geral básica implementam o currículo nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, considerando as aprendizagens essenciais definidas na BNCC do Ensino Médio; Identificar os desafios presentes na prática dos professores do Ensino Médio quanto à implementação do currículo conforme prescreve o documento curricular; Partimos do pressuposto de que a participação dos professores é fundamental tanto no processo de produção e implantação da BNCC quanto do currículo no Ensino Médio, considerando os desafios que se manifestam no cotidiano escolar. Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do social, e na Teoria da Atuação como bases metodológicas para, a partir dos dispositivos observação participante, memorial de formação e prática e rodas de conversa construir e analisar os dados. O campo empírico constitui-se de duas escolas públicas do estado do Piauí (sendo uma na zona rural e a outra na zona urbana), situadas no município de Piripiri-PI e quatro (04) professores da formação geral básica, que ministram aulas nas turmas de 1ª a 3ª séries do ensino médio. Os dados revelam inúmeros desafios que atravessam o cotidiano docente dificultando e fragilizando as relações no processo de ensinar e aprender. As conclusões se encaminham no sentido de que os professores revelam a importância de conhecer melhor esses documentos e reafirmam a necessidade de orientações e estudos mais sistematizados, considerando que tanto o texto da BNCC como o do Novo Currículo do Ensino Médio ainda são complexos, principalmente quando se manifestam em suas práticas. Por fim reafirmamos a importância de se entender que tanto a BNCC como o currículo se configuram para além do ato de dominar o que a legislação e os reguladores educacionais ordenam, ou orientam diante das políticas educacionais curriculares para a prática de ensino, considerando que o professor precisa compreender a relevância do currículo e sua implementação diante do sistema escolar, para repensar e construir sua própria prática como sujeitos atuantes dessa política. ABSTRACT The object of investigation of the study are the challenges of teachers from the Piauí state network who work in high school and are linked to the Postgraduate Program in Education (UFPI), in the Research Line: Teacher Training and Teaching Practices and the Center for Studies on Training, Assessment, Management and Curriculum (NUFAGEC). We start with the following question: What are the challenges faced by teachers from the state network of Piauí, who work in high school, in implementing the curriculum based on the BNCC, considering the daily teaching practice within the school? and aims to understand the challenges of teachers from the state network of Piauí, who work in high school, in implementing the curriculum based on the BNCC, considering the daily teaching practice within the public school and, specifically: Describe how the High school teachers understand the curriculum in their daily school life, based on what is established by the National Common Curricular Base; Analyze how basic general education teachers implement the curriculum in pedagogical practices in everyday school life, considering the essential learning defined in the BNCC for Secondary Education; Identify the challenges present in the practice of high school teachers regarding the implementation of the curriculum as prescribed in the curriculum document; We start from the assumption that the participation of teachers is fundamental both in the production and implementation process of the BNCC and the curriculum in high school, considering the challenges that manifest themselves in everyday school life. This research is based on the principles of Ethnomethodology as a theory of the social, and on the Theory of Action as methodological bases for, using participant observation devices, training and practice memorials and conversation circles to construct and analyze the data. The empirical field consists of two public schools in the state of Piauí (one in the rural area and the other in the urban area), located in the municipality of Piripiri-PI and four (04) basic general education teachers, who teach classes in the classes from 1st to 3rd grades of high school. The data reveal numerous challenges that permeate daily teaching, making relationships difficult and fragile in the process of teaching and learning. The conclusions are in the sense that teachers reveal the importance of knowing these documents better and reaffirm the need for more systematic guidance and studies, considering that both the BNCC text and the New High School Curriculum are still complex, especially when manifest themselves in their practices. Finally, we reaffirm the importance of understanding that both the BNCC and the curriculum are configured beyond the act of mastering what legislation and educational regulators order, or guide in the face of curricular educational policies for teaching practice, considering that the teacher needs to understand the relevance of the curriculum and its implementation in the school system, to rethink and build their own practice as active subjects of this policy. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.title O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account