Repositório Institucional da UFPI

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE "SER PROFESSOR” DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE SRN-PI.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Dirno Vilanova da
dc.date.accessioned 2025-05-28T14:32:00Z
dc.date.available 2025-05-28T14:32:00Z
dc.date.issued 2025-05-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3878
dc.description Autor: Dirno Vilanova da Costa; Orientadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques - Universidade Federal do Piauí - UFPI; Examinadora Interna: Profª. Drª. Maria Escolástica de Moura Santos – Universidade Federal do Piauí - UFPI; Examinadora Interna: Profª. Drª. Maria Vilani Cosme de Carvalho – Universidade Federal do Piauí - UFPI; Examinador Externo: Prof. Dr. Júlio Ribeiro Soares – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN; Examinador Externo: Prof. Dr. Raimundo Nonato Moura Oliveira – Universidade Federal do Maranhão - UEMA. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esta pesquisa de doutorado versa sobre as condições de trabalho docente e a produção de significações sobre "ser professor” em escolas de ensino médio do município de São Raimundo Nonato-PI. Vincula-se à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Parte do seguinte problema: como se constituem o "ser professor" em SRN mediante as condições objetivas e subjetivas de realizar o trabalho docente? O objetivo geral da investigação foi: analisar o processo de constituição do "ser professor" em SRN mediante as condições objetivas e subjetivas de realizar o trabalho docente. A pesquisa caracteriza-se como histórico-crítica e foi realizada com a participação de 4 (quatro) professores(as) que atuam na rede estadual do ensino médio do município de São Raimundo Nonato-PI tendo como fundamento teórico e metodológico o Materialismo Histórico-dialético, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas reflexivas e analisados a partir dos Núcleos de Significação, elaborados por Aguiar e Ozella (2013, 2015). O movimento analítico levou à constituição de três núcleos de significação. No primeiro núcleo, destacam-se as significações que medeiam os modos de ser, pensar, sentir e agir dos professores do ensino médio que trabalham em condições precárias. O segundo núcleo evidencia as significações relacionadas aos impactos da pandemia no trabalho docente e nas condições de estudo dos alunos. Já no terceiro núcleo, as significações com maior ênfase são aquelas que abordam as condições de ensino e aprendizagem no contexto do novo ensino médio. As zonas de sentidos apreendidas foram explicadas principalmente por meio das categorias significado e sentido, atividade, consciência e objetividade/subjetividade revelando que os docentes vivenciam à docência em condições precárias de trabalho, reverberando em adoecimento. A tese, que se confirma a partir dos resultados da investigação, é a de que, quando as condições objetivas de trabalho são desfavoráveis, os docentes tendem a produzir uma consciência sobre ser professor que limita a capacidade de realizar a docência dirigida para a formação humana, uma vez que estão submetidos a uma realidade de trabalho desumanizadora. A conclusão da pesquisa aponta que a política neoliberal tem reverberado na educação básica no município de São Raimundo Nonato-PI, provocando a desvalorização da profissão docente, adoecimento, excesso de trabalho, insegurança e perda de identidade dos profissionais da educação. A pesquisa revelou ainda que dois elementos se destacam nesse processo: a vivência da docência durante a pandemia por Covid-19 e a implementação da BNCC. Ambos os processos reúnem elementos da realidade objetiva que têm contribuído para a produção de significações que medeiam a degradação das subjetividades dos profissionais do ensino médio em São Raimundo Nonato- PI. ABSTRACT This doctoral research focuses on the working conditions of teachers and the production of meanings about "being a teacher" in high schools in the municipality of São Raimundo Nonato, Piauí. It is linked to the research line of Human Formation and Educational Processes of the Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí. It is based on the following problem: How is "being a teacher" in SRN constituted through the objective and subjective conditions of carrying out teaching work? The general objective of the investigation was: To analyze the process of constitution of "being a teacher" in SRN through the objective and subjective conditions of carrying out teaching work. This research is characterized as historical- critical and was conducted with the participation of four teachers working in the state high school network of São Raimundo Nonato, Piauí. It is theoretically and methodologically grounded in Historical-Dialectical Materialism, Historical-Cultural Psychology, and Historical- Critical Pedagogy. The data were produced through reflective interviews and analyzed based on the Meaning Nuclei developed by Aguiar and Ozella (2013; 2015). The analytical movement led to the constitution of three nuclei of meaning. In the first nucleus, the significations that mediate the ways of being, thinking, feeling, and acting of high school teachers working under precarious conditions stand out. The second nucleus highlights the significations related to the impacts of the pandemic on teaching work and on students' study conditions. In the third nucleus, the significations that are emphasized are those that address the teaching and learning conditions in the context of the new high school curriculum. The zones of meaning identified were explained primarily through the categories of meaning and sense, activity, consciousness, and objectivity/subjectivity, revealing that teachers experience their profession under precarious working conditions, which reverberates in health issues. The thesis confirmed by the investigation's results is that when the objective working conditions are unfavorable, teachers tend to develop a consciousness about being a teacher that limits their ability to engage in teaching aimed at human formation, as they are subjected to a dehumanizing work reality. The conclusion of the research indicates that neoliberal policies have reverberated in basic education in the municipality of São Raimundo Nonato (PI), leading to the devaluation of the teaching profession, health issues, excessive workloads, insecurity, and loss of identity. The research also revealed that two elements stand out in this process: the experience of teaching during the Covid-19 pandemic and the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC). Both processes encompass elements of the objective reality that have contributed to the production of significations mediating the degradation of the subjectivities of high school professionals in São Raimundo Nonato (PI). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Condições objetivas de trabalho pt_BR
dc.subject Condições subjetivas de trabalho pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Formação humana pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.subject Objective/subjective working conditions pt_BR
dc.subject Human formation pt_BR
dc.title CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE "SER PROFESSOR” DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE SRN-PI. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account