Abstract:
RESUMO
Esta pesquisa de doutorado versa sobre as condições de trabalho docente e a produção de
significações sobre "ser professor” em escolas de ensino médio do município de São Raimundo
Nonato-PI. Vincula-se à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Parte do seguinte
problema: como se constituem o "ser professor" em SRN mediante as condições objetivas e
subjetivas de realizar o trabalho docente? O objetivo geral da investigação foi: analisar o
processo de constituição do "ser professor" em SRN mediante as condições objetivas e
subjetivas de realizar o trabalho docente. A pesquisa caracteriza-se como histórico-crítica e foi
realizada com a participação de 4 (quatro) professores(as) que atuam na rede estadual do ensino
médio do município de São Raimundo Nonato-PI tendo como fundamento teórico e
metodológico o Materialismo Histórico-dialético, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia
Histórico-Crítica. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas reflexivas e analisados a
partir dos Núcleos de Significação, elaborados por Aguiar e Ozella (2013, 2015). O movimento
analítico levou à constituição de três núcleos de significação. No primeiro núcleo, destacam-se
as significações que medeiam os modos de ser, pensar, sentir e agir dos professores do ensino
médio que trabalham em condições precárias. O segundo núcleo evidencia as significações
relacionadas aos impactos da pandemia no trabalho docente e nas condições de estudo dos
alunos. Já no terceiro núcleo, as significações com maior ênfase são aquelas que abordam as
condições de ensino e aprendizagem no contexto do novo ensino médio. As zonas de sentidos
apreendidas foram explicadas principalmente por meio das categorias significado e sentido,
atividade, consciência e objetividade/subjetividade revelando que os docentes vivenciam à
docência em condições precárias de trabalho, reverberando em adoecimento. A tese, que se
confirma a partir dos resultados da investigação, é a de que, quando as condições objetivas de
trabalho são desfavoráveis, os docentes tendem a produzir uma consciência sobre ser professor
que limita a capacidade de realizar a docência dirigida para a formação humana, uma vez que
estão submetidos a uma realidade de trabalho desumanizadora. A conclusão da pesquisa aponta
que a política neoliberal tem reverberado na educação básica no município de São Raimundo
Nonato-PI, provocando a desvalorização da profissão docente, adoecimento, excesso de
trabalho, insegurança e perda de identidade dos profissionais da educação. A pesquisa revelou
ainda que dois elementos se destacam nesse processo: a vivência da docência durante a
pandemia por Covid-19 e a implementação da BNCC. Ambos os processos reúnem elementos
da realidade objetiva que têm contribuído para a produção de significações que medeiam a
degradação das subjetividades dos profissionais do ensino médio em São Raimundo Nonato-
PI. ABSTRACT
This doctoral research focuses on the working conditions of teachers and the production of
meanings about "being a teacher" in high schools in the municipality of São Raimundo Nonato,
Piauí. It is linked to the research line of Human Formation and Educational Processes of the
Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí. It is based on the following
problem: How is "being a teacher" in SRN constituted through the objective and subjective
conditions of carrying out teaching work? The general objective of the investigation was: To
analyze the process of constitution of "being a teacher" in SRN through the objective and
subjective conditions of carrying out teaching work. This research is characterized as historical-
critical and was conducted with the participation of four teachers working in the state high
school network of São Raimundo Nonato, Piauí. It is theoretically and methodologically
grounded in Historical-Dialectical Materialism, Historical-Cultural Psychology, and Historical-
Critical Pedagogy. The data were produced through reflective interviews and analyzed based
on the Meaning Nuclei developed by Aguiar and Ozella (2013; 2015). The analytical movement
led to the constitution of three nuclei of meaning. In the first nucleus, the significations that
mediate the ways of being, thinking, feeling, and acting of high school teachers working under
precarious conditions stand out. The second nucleus highlights the significations related to the
impacts of the pandemic on teaching work and on students' study conditions. In the third
nucleus, the significations that are emphasized are those that address the teaching and learning
conditions in the context of the new high school curriculum. The zones of meaning identified
were explained primarily through the categories of meaning and sense, activity, consciousness,
and objectivity/subjectivity, revealing that teachers experience their profession under
precarious working conditions, which reverberates in health issues. The thesis confirmed by the
investigation's results is that when the objective working conditions are unfavorable, teachers
tend to develop a consciousness about being a teacher that limits their ability to engage in
teaching aimed at human formation, as they are subjected to a dehumanizing work reality. The
conclusion of the research indicates that neoliberal policies have reverberated in basic education
in the municipality of São Raimundo Nonato (PI), leading to the devaluation of the teaching
profession, health issues, excessive workloads, insecurity, and loss of identity. The research
also revealed that two elements stand out in this process: the experience of teaching during the
Covid-19 pandemic and the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC).
Both processes encompass elements of the objective reality that have contributed to the
production of significations mediating the degradation of the subjectivities of high school
professionals in São Raimundo Nonato (PI).
Description:
Autor: Dirno Vilanova da Costa; Orientadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques - Universidade Federal do Piauí - UFPI; Examinadora Interna: Profª. Drª. Maria Escolástica de Moura Santos – Universidade Federal do Piauí - UFPI; Examinadora Interna: Profª. Drª. Maria Vilani Cosme de Carvalho – Universidade Federal do Piauí - UFPI; Examinador Externo: Prof. Dr. Júlio Ribeiro Soares – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN; Examinador Externo: Prof. Dr. Raimundo Nonato Moura Oliveira – Universidade Federal do Maranhão - UEMA.