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RESUMO: O objeto de investigação do estudo são os processos constitutivos da docência: trilhas formativas, saberes e práticas no Ensino Superior no Amazonas (AM). É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI), na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas da Docência e ao Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC). Tem como questão-problema: Como são constituídos os processos constitutivos da docência revelados nas trilhas formativas, nos saberes e nas práticas de professores que atuam no Ensino Superior, no Amazonas-AM? O objetivo geral é compreender os processos constitutivos da docência, considerando as trilhas formativas, os saberes e as práticas de professores que atuam no Ensino Superior, no Amazonas-AM. E, de maneira específica: identificar os processos que constituem e fundamentam a docência, mobilizados pelas histórias de vida, formação e experiências da profissão universitária; descrever os modos de Ser professor constituídos pelos participantes da pesquisa a partir de seus percursos na docência; e, analisar a partir da narrativa de professores como os saberes e a prática docente contribuem no processo de constituição da docência no Ensino superior. Tem como pressuposto que os processos constitutivos da docência ocorrem na unidade teoria-prática, na trajetória formativa de professores, desenvolvidos nos diferentes espaços de interações sociais, seja em seu processo de escolarização na Educação Básica, na sua formação profissional ou na profissão que exercem, favorecendo a construção de saberes e práticas que determinam o ser professor. Defendemos a tese de que a análise etnometodológica interpretativa-compreensiva das experiências vividas potencializa a compreensão de que os processos constitutivos da docência no Ensino Superior no Amazonas são formados nos percursos da vida pessoal, formativa e da profissional a partir dos sentidos e significados da prática cotidiana educativa universitária refletida, experienciada e (re)significada no contexto do desenvolvimento da profissionalidade docente. É uma pesquisa de natureza qualitativa (Triviños, 2008), de abordagem Etnometodológica (Coulon, 2005), da teoria do social acrescentado às nuances epistemológicas da fenomenologia de Schutz (2012; 2018), da teoria da ação (Parsons, 1974), do interacionismo simbólico da Escola de Chicago (Coulon, 2005), da multirreferencialidade de Ardoino (1998), da escuta sensível de Barbier (1998), da concepção de pesquisador como artesão intelectual de Wright Mills (1986) e dos cinco conceitos-chave de Coulon (2005). O campus de pesquisa é o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia-ICET, localizado na cidade de Itacoatiara (AM). Os dispositivos de produção de dados são as rodas de conversas (Warschauer, 2001; 2002), memorial de formação e da prática docente (Moura, Lima, 2014; Prado, Soligo, 2007; Abraão, 2011) e a observação participante (Angrosino, Flick, 2009). Participam deste estudo cinco professoras que atuam em diferentes áreas do campo de pesquisa, com no mínimo 10 (dez) anos de docência no ensino público. A análise de dados é a interpretativa-compreensiva, elaborada no percurso da pesquisa que orienta esse processo em cinco fases: a análise preliminar (1), descrição dos dados (2), sistematização e/ou organização dos dados (3), Interpretação dos dados (4) e a compreensão dos dados (5). Os resultados deste estudo evidenciam que a experiência vivida nos percursos de vida, formação e profissão são elementos subjacentes à constituição da docência fundamentados nas reflexões das ações cotidianas do tempo cultural vivido, sejam da trajetória pessoal, da formação inicial e do exercício da profissão no contexto educativo promovem a (trans)formação do saber-fazer universitário. Revelam que as atividades de ensino, pesquisa e extensão experienciadas na formação inicial pelas professoras, garantiram a construção de conhecimentos que favorecem o desenvolvimento de suas práticas da docência a partir da experiência (re)significada, colocam em realce as rodas de conversa com modelo (auto)formativo de professores no Ensino Superior, considerando as intencionalidades da práxis pedagógica.
ABSTRACT: The object of investigation in this study is the constitutive processes of professorship: formative pathways, knowledge, and practices in Higher Education in Amazonas (AM). It is linked to the Graduate Program in Edcuation (UFPI), within the Research Line: Teacher Education and Teaching Practices, and to the Study Group on Training, Evaluation, Management, and Curriculum (NUFAGEC in portuguese). The research question is: How are the constitutive processes of teaching formed as revealed in the formative pathways, knowledge, and practices of teachers working in Higher Education in Amazonas-AM? The general objective is to understand the constitutive processes of professorship, considering the formative pathways, knowledge, and practices of teachers working in Higher Education in Amazonas-AM. Also, specifically: identify the processes that constitute and underpin professorship, mobilized by life histories, education, and professional experiences in academia; describe the ways of Being a teacher constituted by the research participants based on their teaching trajectories; and analyze, through teachers' narratives, how knowledge and teaching practices contribute to the process of constituting professorship in Higher Education. The study assumes that the constitutive processes of professorship occur in the unity of theory and practice, in the formative trajectory of teachers, developed in different spaces of social interaction, whether in their schooling process in Basic Education, during their professional training, or in their careers, facilitating the construction of knowledge and practices that define the role of being a teacher. In this study, it is argued that the interpretative-comprehensive ethnomethodological analysis of lived experiences enhances the understanding that the constitutive processes of professorship in Higher Education in Amazonas are shaped by personal, educational, and professional life paths, based on the meanings and significances of daily university educational practices that are reflected upon, experienced, and (re)signified in the context of the development of teaching professionalism. This is a qualitative research (Triviños, 2008), with an Ethnomethodological approach (Coulon, 2005), to social theory, enriched by the epistemological nuances of Schutz's phenomenology, (2012; 2018), of theory of action (Parsons,1974), of the symbolic interactionism of the Chicago School (Coulon, 2005), of Ardoino's multireferentiality (1998), of Barbier's sensitive listening (1998), of the conception of the researcher as an intellectual artisan by Wright Mills (1986), and Coulon's five key concepts (2005). The research campus is the Institute of Exact Sciences and Technology (ICET), located in the city of Itacoatiara (AM). The data production tools are discussion circles (Warschauer, 2001; 2002), formation and teaching practice memorials (Moura, Lima, 2014; Prado, Soligo, 2007; Abraão, 2011), and participant observation (Angrosino, Flick, 2009). Five female teachers, who have been teaching in different areas of the research field for at least 10 years in public education, participate in this study. Data analysis is interpretative-comprehensive, conducted throughout the research process, which guides this process in five phases: preliminary analysis (1), data description (2), data systematization and/or organization (3), data interpretation (4), and data understanding (5). The results of this study show that lived experiences in the pathways of life, education, and profession are underlying elements in the constitution of teaching, rooted in reflections on the daily actions of the lived cultural context, whether from personal trajectories, initial education, or the practice of the profession in the educational setting, promoting the (trans)formation of university know-how. They reveals that the teaching, research, and extension activities experienced during the initial training of the professors ensured the construction of knowledge that supports the development of their professorship practices based on (re)signified experiences, highlighting discussion circles as a (self)formative model for professors in Higher Education, considering the intentionalities of pedagogical praxis.