Repositório Institucional da UFPI

A cultura pedagógica do professor-tutor na formação docente a distância

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PÁDUA, Carlos Alberto Lima de Oliveira
dc.date.accessioned 2025-05-19T13:39:08Z
dc.date.available 2025-05-19T13:39:08Z
dc.date.issued 2025-05-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3861
dc.description Autor: Carlos Alberto Lima de Oliveira Pádua; Orientadora: Profa. Dra. Antonia Dalva França Carvalho Instituição: Universidade Federal do Piauí; Examinador Externo à Instituição: Prof. Dr. Bento Duarte da Silva Instituição: Universiade do Minho; Examinadora Externa à Instituição: Profa. Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares Instituição: Univesidade Federal do Rio Grande do Norte; Examinadora Interna: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Instituição: Universidade Federal do Piauí; Examinador Interno: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Instituição: Universidade Federal do Piauí. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A Educação a Distância - EaD tem sido uma possibilidade para a formação de professores principalmente em tempos de avanços tecnológicos e desafios sociais. Diante dessa contextualização, é relevante a participação de professores-tutores que colaboram a partir de uma cultura pedagógica no desenvolvimento de cidadãos profissionais. Nesse sentido, a respectiva produção apresenta um estudo sobre a cultura pedagógica do professor-tutor presencial e professor-tutor a distância do Núcleo de Educação a Distância - NEAD da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, que realizam atividade na Graduação em Licenciatura. O trabalho advém do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, em virtude das reflexões promovidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional - NIPEEPP. O objetivo geral foi caracterizar a cultura pedagógica do professor-tutor no contexto da EaD. De forma específica empreendemos esforços para descrever a atividade desenvolvida pelo professor-tutor da EaD; identificar as diferenças de atividades exercidas pelo professor-tutor presencial e professor- tutor a distância; e definir a cultura pedagógica do professor-tutor da EaD. O diálogo teórico sobre a EaD está fundamentado em apontamentos de Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2013), Mattar (2014) e diversos estudiosos. Os conhecimentos acerca do professor-tutor da EaD estão descritos com base em reflexões de Guarezi e Matos (2012), Mattar (2012), bem como outras referências. Para conceituarmos cultura pedagógica, apoiamo-nos em pensamentos de Libâneo (2001), Saviani (2011), Franco (2012) e Almeida e Pimenta (2014). A estrutura metodológica da investigação apresenta ideias da pesquisa qualitativa com alguns posicionamentos advindos tanto da netnometodologia de acordo com Cavalcanti (2020) e França-Carvalho e Cavalcanti (2021), quanto de determinados entendimentos do estudo de caso conforme Bogdan e Biklen (1994), Meksenas (2011) e Yin (2015). Os dados foram produzidos virtualmente por meio de entrevista, com a participação de 04 (quatro) professores-tutores do NEAD da UESPI. A sistematização dos dados em categorias decorre de algumas noções da análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977) e Franco (2005), e a interpretação a partir de diferentes reflexões da hermenêutica (GADAMER, 2000). Os resultados apontam que o professor-tutor da EaD, se movimenta por meio de uma racionalidade técnica, desenvolve ações pedagógicas, ora com a contribuição do professor formador que coordena o componente curricular, ora com a ajuda de outro professor-tutor, ou até mesmo no solilóquio. Apontam ainda que durante o seu fazer no processo de formação de professores tem a própria prática fragilizada devido à dinamização de atividades serem praticamente à margem das suas atribuições, ao passo de algumas ações serem restritas apenas a execução, e que sua participação no planejamento do processo e avaliação do processo se tornam vulneráveis diante da pseudo- autonomia. No entanto, percebe-se como corresponsável pela aprendizagem dos estudantes, desafiado a aprender e orientar diariamente, apesar das adversidades. Assim, a análise fomenta considerações sobre a cultura pedagógica do professor-tutor da EaD e expande o conhecimento em relação a esse campo epistemológico da prática docente. PÁDUA, Carlos Alberto Lima de Oliveira. A cultura pedagógica do professor-tutor na formação docente a distância. Tese (Doutorado em Educação). 155 f. Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação Professor Mariano da Silva Neto, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2023. ABSTRACT Distance Education - DE has been a possibility for teacher training, especially in technological advances and social challenges times. In this context, the teacher-tutors participation who collaborate from a pedagogical culture in the development of professional citizens is relevant. In this sense, the respective production presents a study on the pedagogical culture of the face- to-face teacher-tutor and the distance teacher-tutor of the Distance Education Nucleus - DEN of the State University of Piauí - SUP, which carry out activity in the Graduation in Licentiate degree. The work comes from the Graduate Program in Education, of the Federal University of Piauí - FUP, due to the reflections promoted by the Interdisciplinary Center for Research in Education and Epistemology of Professional Practice. The general objective was to characterize the pedagogical culture of the teacher-tutor in the context of DE. Specifically, we made efforts to describe the activity developed by the DE teacher-tutor; identify the differences in activities carried out by the face-to-face teacher-tutor and the distance teacher-tutor; and define the pedagogical culture of the DE teacher-tutor. The theoretical dialogue on DE is based on notes by Maia and Mattar (2007), Moore and Kearsley (2013), Mattar (2014) and several scholars. The knowledge about the DE teacher-tutor is described based on reflections by Guarezi and Matos (2012), Mattar (2012), as well as other references. To conceptualize pedagogical culture, we rely on the thoughts of Libâneo (2001), Saviani (2011), Franco (2012) and Almeida and Pimenta (2014). The methodological structure of the investigation presents ideas from qualitative research with some positions arising both from netnomethodology according to Cavalcanti (2020) and França-Carvalho and Cavalcanti (2021), and from certain understandings of the case study according to Bogdan and Biklen (1994), Meksenas (2011) and Yin (2015). The data were produced virtually through interviews, with the participation of 04 (four) professors-tutors of DEN at SUP. The data systematization into categories stems from some notions of content analysis presented by Bardin (1977) and Franco (2005), and the interpretation from different reflections of hermeneutics (GADAMER, 2000). The results indicate that the DE teacher-tutor moves through a technical rationality, develops pedagogical actions, sometimes with the contribution of the teacher trainer who coordinates the curricular component, sometimes with the help of another teacher-tutor, or even in the soliloquy. They also point out that during their work in the teacher training process, their own practice is weakened due to the dynamization of activities being practically outside their attributions, while some actions are restricted to execution only, and that their participation in the planning of the process and process evaluation become vulnerable in the face of pseudo-autonomy. However, he sees himself as co-responsible for student learning, challenged to learn and guide daily, despite adversity. Thus, the analysis encourages considerations about the pedagogical culture of the DE teacher-tutor and expands knowledge in relation to this epistemological field of teaching practice.RESUMEN La Educación a Distancia - EaD ha sido una posibilidad para la formación de docentes, especialmente en tiempos de avances tecnológicos y desafíos sociales. Ante este contexto, es relevante la participación de docentes-tutores que colaboren desde una cultura pedagógica en la formación de ciudadanos profesionales. En ese sentido, la respectiva producción presenta un estudio sobre la cultura pedagógica del profesor-tutor presencial y profesor-tutor a distancia del Núcleo de Educación a Distancia - NEAD de la Universidad Estadual de Piauí - UESPI, que ejercen actividad en la Graduación en Licenciatura. El trabajo proviene del Programa de Posgrado en Educación - PPGEd, de la Universidad Federal de Piauí - UFPI, en razón de las reflexiones promovidas por el Centro Interdisciplinario de Investigación en Educación y Epistemología de la Práctica Profesional - NIPEEPP. El objetivo general fue caracterizar la cultura pedagógica del docente-tutor en el contexto de la EaD. En concreto, nos esforzamos en describir la actividad desarrollada por el profesor-tutor de la EaD; identificar las diferencias en las actividades realizadas por el profesor-tutor presencial y el profesor-tutor a distancia; y definir la cultura pedagógica del profesor-tutor de la EaD. El diálogo teórico sobre EaD se basa en notas de Maia y Mattar (2007), Moore y Kearsley (2013), Mattar (2014) y varios académicos. Se describe el conocimiento sobre el docente-tutor de la EaD a partir de las reflexiones de Guarezi y Matos (2012), Mattar (2012), entre otras referencias. Para conceptualizar la cultura pedagógica, nos apoyamos en los pensamientos de Libâneo (2001), Saviani (2011), Franco (2012) y Almeida y Pimenta (2014). La estructura metodológica de la investigación presenta ideas de la investigación cualitativa con algunas posiciones provenientes tanto de la netnometodología según Cavalcanti (2020) y França- Carvalho y Cavalcanti (2021), como de ciertas comprensiones del estudio de caso según Bogdan y Biklen (1994), Meksenas (2011) y Yin (2015). Los datos fueron producidos virtualmente a través de entrevistas, con la participación de 04 (cuatro) profesores-tutores del NEAD de la UESPI. La sistematización de datos en categorías parte de algunas nociones de análisis de contenido presentadas por Bardin (1977) y Franco (2005), y la interpretación a partir de diferentes reflexiones de la hermenéutica (GADAMER, 2000). Los resultados indican que el docente-tutor de la EaD transita por una racionalidad técnica, desarrolla acciones pedagógicas, a veces con el aporte del formador de docentes que coordina el componente curricular, a veces con la ayuda de otro docente-tutor, o incluso en el soliloquio. También señalan que, durante su trabajo en el proceso de formación docente, su propia práctica se debilita debido a que la dinamización de actividades queda prácticamente fuera de sus atribuciones, mientras que algunas acciones se restringen a la ejecución solamente, y que su participación en la planificación del proceso y la evaluación de procesos se vuelven vulnerables frente a la pseudo-autonomía. Sin embargo, se ve a sí mismo como corresponsable del aprendizaje de los estudiantes, desafiado a aprender y orientar diariamente, a pesar de las adversidades. Así, el análisis invita a reflexionar sobre la cultura pedagógica del profesor- tutor de la EaD y amplía el conocimiento en relación a este campo epistemológico de la práctica docente. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Professor-tutor pt_BR
dc.subject Cultura pedagógica pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.subject Teacher-tutor pt_BR
dc.subject Pedagogical culture pt_BR
dc.subject Teacher training. pt_BR
dc.subject Educación a Distancia pt_BR
dc.subject Profesor-tutor pt_BR
dc.subject Cultura pedagógica pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.title A cultura pedagógica do professor-tutor na formação docente a distância pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account