Abstract:
RESUMO
A Educação a Distância - EaD tem sido uma possibilidade para a formação de professores
principalmente em tempos de avanços tecnológicos e desafios sociais. Diante dessa
contextualização, é relevante a participação de professores-tutores que colaboram a partir de
uma cultura pedagógica no desenvolvimento de cidadãos profissionais. Nesse sentido, a
respectiva produção apresenta um estudo sobre a cultura pedagógica do professor-tutor
presencial e professor-tutor a distância do Núcleo de Educação a Distância - NEAD da
Universidade Estadual do Piauí - UESPI, que realizam atividade na Graduação em Licenciatura.
O trabalho advém do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade
Federal do Piauí - UFPI, em virtude das reflexões promovidas pelo Núcleo Interdisciplinar de
Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional - NIPEEPP. O objetivo geral foi
caracterizar a cultura pedagógica do professor-tutor no contexto da EaD. De forma específica
empreendemos esforços para descrever a atividade desenvolvida pelo professor-tutor da EaD;
identificar as diferenças de atividades exercidas pelo professor-tutor presencial e professor-
tutor a distância; e definir a cultura pedagógica do professor-tutor da EaD. O diálogo teórico
sobre a EaD está fundamentado em apontamentos de Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley
(2013), Mattar (2014) e diversos estudiosos. Os conhecimentos acerca do professor-tutor da
EaD estão descritos com base em reflexões de Guarezi e Matos (2012), Mattar (2012), bem
como outras referências. Para conceituarmos cultura pedagógica, apoiamo-nos em pensamentos
de Libâneo (2001), Saviani (2011), Franco (2012) e Almeida e Pimenta (2014). A estrutura
metodológica da investigação apresenta ideias da pesquisa qualitativa com alguns
posicionamentos advindos tanto da netnometodologia de acordo com Cavalcanti (2020) e
França-Carvalho e Cavalcanti (2021), quanto de determinados entendimentos do estudo de caso
conforme Bogdan e Biklen (1994), Meksenas (2011) e Yin (2015). Os dados foram produzidos
virtualmente por meio de entrevista, com a participação de 04 (quatro) professores-tutores do
NEAD da UESPI. A sistematização dos dados em categorias decorre de algumas noções da
análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977) e Franco (2005), e a interpretação a partir
de diferentes reflexões da hermenêutica (GADAMER, 2000). Os resultados apontam que o
professor-tutor da EaD, se movimenta por meio de uma racionalidade técnica, desenvolve ações
pedagógicas, ora com a contribuição do professor formador que coordena o componente
curricular, ora com a ajuda de outro professor-tutor, ou até mesmo no solilóquio. Apontam
ainda que durante o seu fazer no processo de formação de professores tem a própria prática
fragilizada devido à dinamização de atividades serem praticamente à margem das suas
atribuições, ao passo de algumas ações serem restritas apenas a execução, e que sua participação
no planejamento do processo e avaliação do processo se tornam vulneráveis diante da pseudo-
autonomia. No entanto, percebe-se como corresponsável pela aprendizagem dos estudantes,
desafiado a aprender e orientar diariamente, apesar das adversidades. Assim, a análise fomenta
considerações sobre a cultura pedagógica do professor-tutor da EaD e expande o conhecimento
em relação a esse campo epistemológico da prática docente. PÁDUA, Carlos Alberto Lima de Oliveira. A cultura pedagógica do professor-tutor na
formação docente a distância. Tese (Doutorado em Educação). 155 f. Programa de Pós-
Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação Professor Mariano da Silva Neto,
Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2023.
ABSTRACT
Distance Education - DE has been a possibility for teacher training, especially in technological
advances and social challenges times. In this context, the teacher-tutors participation who
collaborate from a pedagogical culture in the development of professional citizens is relevant.
In this sense, the respective production presents a study on the pedagogical culture of the face-
to-face teacher-tutor and the distance teacher-tutor of the Distance Education Nucleus - DEN
of the State University of Piauí - SUP, which carry out activity in the Graduation in Licentiate
degree. The work comes from the Graduate Program in Education, of the Federal University
of Piauí - FUP, due to the reflections promoted by the Interdisciplinary Center for Research in
Education and Epistemology of Professional Practice. The general objective was to
characterize the pedagogical culture of the teacher-tutor in the context of DE. Specifically, we
made efforts to describe the activity developed by the DE teacher-tutor; identify the differences
in activities carried out by the face-to-face teacher-tutor and the distance teacher-tutor; and
define the pedagogical culture of the DE teacher-tutor. The theoretical dialogue on DE is based
on notes by Maia and Mattar (2007), Moore and Kearsley (2013), Mattar (2014) and several
scholars. The knowledge about the DE teacher-tutor is described based on reflections by
Guarezi and Matos (2012), Mattar (2012), as well as other references. To conceptualize
pedagogical culture, we rely on the thoughts of Libâneo (2001), Saviani (2011), Franco (2012)
and Almeida and Pimenta (2014). The methodological structure of the investigation presents
ideas from qualitative research with some positions arising both from netnomethodology
according to Cavalcanti (2020) and França-Carvalho and Cavalcanti (2021), and from certain
understandings of the case study according to Bogdan and Biklen (1994), Meksenas (2011) and
Yin (2015). The data were produced virtually through interviews, with the participation of 04
(four) professors-tutors of DEN at SUP. The data systematization into categories stems from
some notions of content analysis presented by Bardin (1977) and Franco (2005), and the
interpretation from different reflections of hermeneutics (GADAMER, 2000). The results
indicate that the DE teacher-tutor moves through a technical rationality, develops pedagogical
actions, sometimes with the contribution of the teacher trainer who coordinates the curricular
component, sometimes with the help of another teacher-tutor, or even in the soliloquy. They
also point out that during their work in the teacher training process, their own practice is
weakened due to the dynamization of activities being practically outside their attributions,
while some actions are restricted to execution only, and that their participation in the planning
of the process and process evaluation become vulnerable in the face of pseudo-autonomy.
However, he sees himself as co-responsible for student learning, challenged to learn and guide
daily, despite adversity. Thus, the analysis encourages considerations about the pedagogical
culture of the DE teacher-tutor and expands knowledge in relation to this epistemological field
of teaching practice.RESUMEN
La Educación a Distancia - EaD ha sido una posibilidad para la formación de docentes,
especialmente en tiempos de avances tecnológicos y desafíos sociales. Ante este contexto, es
relevante la participación de docentes-tutores que colaboren desde una cultura pedagógica en
la formación de ciudadanos profesionales. En ese sentido, la respectiva producción presenta
un estudio sobre la cultura pedagógica del profesor-tutor presencial y profesor-tutor a
distancia del Núcleo de Educación a Distancia - NEAD de la Universidad Estadual de Piauí -
UESPI, que ejercen actividad en la Graduación en Licenciatura. El trabajo proviene del
Programa de Posgrado en Educación - PPGEd, de la Universidad Federal de Piauí - UFPI,
en razón de las reflexiones promovidas por el Centro Interdisciplinario de Investigación en
Educación y Epistemología de la Práctica Profesional - NIPEEPP. El objetivo general fue
caracterizar la cultura pedagógica del docente-tutor en el contexto de la EaD. En concreto,
nos esforzamos en describir la actividad desarrollada por el profesor-tutor de la EaD;
identificar las diferencias en las actividades realizadas por el profesor-tutor presencial y el
profesor-tutor a distancia; y definir la cultura pedagógica del profesor-tutor de la EaD. El
diálogo teórico sobre EaD se basa en notas de Maia y Mattar (2007), Moore y Kearsley (2013),
Mattar (2014) y varios académicos. Se describe el conocimiento sobre el docente-tutor de la
EaD a partir de las reflexiones de Guarezi y Matos (2012), Mattar (2012), entre otras
referencias. Para conceptualizar la cultura pedagógica, nos apoyamos en los pensamientos de
Libâneo (2001), Saviani (2011), Franco (2012) y Almeida y Pimenta (2014). La estructura
metodológica de la investigación presenta ideas de la investigación cualitativa con algunas
posiciones provenientes tanto de la netnometodología según Cavalcanti (2020) y França-
Carvalho y Cavalcanti (2021), como de ciertas comprensiones del estudio de caso según
Bogdan y Biklen (1994), Meksenas (2011) y Yin (2015). Los datos fueron producidos
virtualmente a través de entrevistas, con la participación de 04 (cuatro) profesores-tutores del
NEAD de la UESPI. La sistematización de datos en categorías parte de algunas nociones de
análisis de contenido presentadas por Bardin (1977) y Franco (2005), y la interpretación a
partir de diferentes reflexiones de la hermenéutica (GADAMER, 2000). Los resultados indican
que el docente-tutor de la EaD transita por una racionalidad técnica, desarrolla acciones
pedagógicas, a veces con el aporte del formador de docentes que coordina el componente
curricular, a veces con la ayuda de otro docente-tutor, o incluso en el soliloquio. También
señalan que, durante su trabajo en el proceso de formación docente, su propia práctica se
debilita debido a que la dinamización de actividades queda prácticamente fuera de sus
atribuciones, mientras que algunas acciones se restringen a la ejecución solamente, y que su
participación en la planificación del proceso y la evaluación de procesos se vuelven
vulnerables frente a la pseudo-autonomía. Sin embargo, se ve a sí mismo como corresponsable
del aprendizaje de los estudiantes, desafiado a aprender y orientar diariamente, a pesar de las
adversidades. Así, el análisis invita a reflexionar sobre la cultura pedagógica del profesor-
tutor de la EaD y amplía el conocimiento en relación a este campo epistemológico de la
práctica docente.